Minha mãe toma grifage, mas agora não consegue engolir, posso amassar?

2 respostas
Minha mãe toma glifage, mas agora não consegue engolir, posso amassar?
A apresentação XR não é recomendado justamente pela tecnologis de absorcao lenta. Se ela não engole sugiro outros tipos de medicaçôes de aplicações subcutâneas. Sugiro nunca fazer nada por conta própria, a ideia é sempre buscar um endocrinologista para te auxiliar a fazer uso de qualquer medicação de forma segura e com extremo controle! Fico a disposição, grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400

A dificuldade em engolir comprimidos é uma preocupação comum, especialmente em idosos ou em pessoas com certas condições médicas. O Glifage, um medicamento comumente prescrito para o tratamento do diabetes tipo 2, contém o princípio ativo metformina, que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. A forma como um medicamento é administrado pode afetar sua eficácia, absorção e, potencialmente, a ocorrência de efeitos colaterais.

É importante não alterar a forma do medicamento sem antes consultar um profissional de saúde. Alguns comprimidos, como os de liberação prolongada ou controlada (o que pode ser o caso de algumas formulações de Glifage), são projetados para liberar o medicamento lentamente no corpo ao longo do tempo. Amassar, partir ou mastigar esses tipos de comprimidos pode interferir nesse mecanismo de liberação, resultando em uma liberação mais rápida do medicamento do que o pretendido. Isso pode não apenas diminuir a eficácia do tratamento, mas também aumentar o risco de efeitos colaterais.

Se sua mãe está tendo dificuldades para engolir comprimidos, é recomendável discutir essa questão com o médico dela. O médico pode ser capaz de sugerir alternativas, como uma formulação diferente do medicamento que seja mais fácil de engolir, uma versão líquida do medicamento, se disponível, ou outras estratégias para facilitar a administração do medicamento sem comprometer a eficácia do tratamento.

Além disso, a medicina integrativa pode oferecer abordagens complementares para apoiar o manejo do diabetes, incluindo ajustes na dieta, atividade física, e técnicas de redução de estresse. Essas estratégias podem ajudar a melhorar o controle glicêmico e o bem-estar geral, potencialmente reduzindo a dependência de medicamentos.

Antes de fazer qualquer alteração na forma como um medicamento é administrado, é crucial obter orientação de um profissional de saúde. Eles podem fornecer conselhos específicos baseados na condição de saúde de sua mãe, no medicamento prescrito e nas necessidades individuais dela.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.