Minha memória tem falhado e isso me prejudica. Esqueço lugares, palavras, pagar contas, nomes. Esqueço

9 respostas
Minha memória tem falhado e isso me prejudica. Esqueço lugares, palavras, pagar contas, nomes. Esqueço coisas que faço diariamente. Leio e ñ assimilo nada (sempre gostei de ler). Já usei Clonazepan. O neuro disse que não vai receitar nada. Devo procurar outro neurologista ou um psiquiatra? Tenho 33. Que posso fazer?
Olá, sugiro que procure um neuropsicólogo em sua cidade, ele fará testes para verificar a possibilidade de alguma alteração na memória ou em outra capacidade cognitiva que pode desencadear tudo isso, e a partir daí vai traçar um plano para deixar sua vida mais adequada com estratégias para evitar esquecimentos e também estimular áreas que podem estar alteradas!

Olá! O neurologista que você consultou lhe passou exames como eletroencefalograma e mapeamento cerebral? além de exames clínicos? Caso não tenha pedido seria interessante buscar um outro profissional da área. Mas se tudo isso já foi percorrido uma bia Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia, irá ajudar. Paz e Bem!
Não ficou claro se o uso do clonazepam foi por indicação médica. Seria importante entender quando se iniciou o uso desta medicação e por quais motivos. Além disso, também não entendi se o neurologista que lhe atendeu pediu exames para analisar seus sintomas.
Se você já fez exames e no entendimento do médico não há necessidade de uso de medicações, talvez a questão esteja relacionada à estresse ou ansiedade.
Seria interessante uma avaliação de um neuropsicólogo para entender quais seriam os caminhos possíveis.
Da mesma forma, iniciar um processo terapêutico seria interessante para te ajudar a cuidar de seus incômodos.
Cuide-se para viver melhor!
Olá, procure outro profissional para realização de exames complementares para exclusão de causas orgânicas, e um(a) psicólogo(a) para avaliação mais detalhada, pois questões emocionais podem causar esses esquecimentos também.
Olá,

Acredito que você deva fazer uma avaliação neuropsicológica para entender quais são as funções cognitivas que estão prejudicadas em você. Concomitante à isso fazer um acompanhamento junto à um neurologista.
Alguns artigos científicos apontam que o Clonazepan tem impacto negativo na memória se utilizado por longos períodos, ainda sim, é importante sermos cautelosos com as relações de causa e consequência.
Existem muitos motivos para dificuldade na memória.
Procure um neuropsicólogo.
Prezado(a),
Às vezes subestimamos nossas capacidades por diversos motivos. O uso de clonazepam não é bom e parece que você já entendeu isso.
Uma testagem neuropsicológica é de muito valia quando há possibilidade de realizá-la.
Vivemos em uma sociedade de hiper consumo e curtos prazos.
Cuidado para não confundir a doença da sociedade com a sua.
De qualquer maneira, seria bom ter um acompanhamento regular.
Boa sorte!
Fique bem.
Olá!

Você pode procurar outros médicos para realizar exames, mas, pode também investigar se não está passando por um momento de estresse. Estresse emocional, no trabalho ou algum outro problema que possa estar influenciando na sua atenção e memória. Se você não dorme bem, se não está bem emocionalmente, se não se alimenta bem, tudo isso pode interferir na sua memória. Você pode estar desatento e por isso acaba esquecendo as coisas. Sugiro que você converse com um psicólogo, veja se há necessidade de procurar um Neuropsicólogo para fazer uma avaliação neuropsicológica para investigar se está com algum déficit cognitivo.

Boa sorte.
Olá!
A memória e outros aspectos cognitivos que estão associados a memória são afetados quando algumas coisas não vão bem na nossa vida, como por exemplo: estresse, ansiedade, fatores emocionais, qualidade de vida ruim, má qualidade do sono, má alimentação, enfim, uma série de fatores do cotidiano podem interferir diretamente na memória, na atenção, na concentração, na percepção e na linguagem. Talvez você não esteja atenta a esses fatores e como eles podem influenciar o resultado final. Procure colocar um pouco de consciência e olhe para você nesse momento da sua vida e perceba se isso faz sentido.
Além disso, o quanto esses esquecimentos podem ser uma forma de boicote de algo que seria importante para você? Difícil avaliar por aqui, sem conhecer detalhes do caso, mas o esquecimento também pode ser algo do seu inconsciente, ou seja, algo do seu emocional que precisa ser cuidado.
Sugiro que procure um psicólogo que se sinta à vontade e investigue as causas dos seus sintomas! Boa sorte!
Olá! Espero te ajudar sugerindo que busques uma psicóloga ou psicólogo que faça avaliação neuropsicológica. Desta forma irás, de antemão, evitar utilizar medicação, muitas vezes desnecessária. Caso haja necessidade de intervenção medicamentosa o próprio profissional da psicologia irá te orientar quem procurar. Impossível acertar diagnóstico a distância, mas só para constar muitas vezes a dificuldade de se presentificar, o excesso de ansiedade podem interferir na memória recente.
Abraço!