Minha nora está com 21 anos, troca calo por galo . E algumas outras consoantes parecidas. O que será
7
respostas
Minha nora está com 21 anos, troca calo por galo . E algumas outras consoantes parecidas. O que será isso?
Olá, distúrbio articulatório dos fonemas surdos e sonoros. Sugira a ela procurar uma fonoaudióloga para terapia.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem? Provavelmente uma alteração de fala que ela carrega desde a infância, as causas podem ser desde apenas um "erro" na aquisição de linguagem até uma alteração na audição que não deixe ela diferenciar sons parecidos, como é o caso do "k" para o "g". O ideal é que ela procure um fonoaudióloga para avaliar, uma vez que mesmo com 21 anos é possível realizar o tratamento e esta alteração pode afetar gravemente a forma como ela será vista profissionalmente. A forma de falar gera percepção nas pessoas, fator que impacta diretamente a carreira.
O fonoaudiólogo irá indicar alguns exames para avaliação: audiometria tonal limiar, teste de processamento auditivo central, teste de consciência fonológica. E programar a terapia conforme os resultados
Oi, tudo bem?
Sua nora percebe que ao falar, troca alguns sons na palavra falada? E se percebe ela se incomoda com esse fato? Caso positivo, sugira que ela marque uma consulta com um(a) fonoaudiólogo(a).
Durante a consulta o(a) profissional saberá identificar o motivo das trocas de letras/sons/fonemas e se necessário, poderá pedir exame auditivo para checar possíveis falhas relacionadas na discriminação auditiva.
Espero ter ajudado.
DENISE PUPPIN
Fonoaudióloga - Prof de Oratória - Trainer de Apresentações, Discursos, Treinamentos - Gestão Emocional e Estratégica nas Exibições
Sua nora percebe que ao falar, troca alguns sons na palavra falada? E se percebe ela se incomoda com esse fato? Caso positivo, sugira que ela marque uma consulta com um(a) fonoaudiólogo(a).
Durante a consulta o(a) profissional saberá identificar o motivo das trocas de letras/sons/fonemas e se necessário, poderá pedir exame auditivo para checar possíveis falhas relacionadas na discriminação auditiva.
Espero ter ajudado.
DENISE PUPPIN
Fonoaudióloga - Prof de Oratória - Trainer de Apresentações, Discursos, Treinamentos - Gestão Emocional e Estratégica nas Exibições
É conveniente uma avaliação com a fonoaudióloga
Olá. É uma Dislalia. Sugiro que procure um Fonoaudiólogo para uma avaliação e iniciar possível terapia de fala.
Trata-se de uma alteração na discriminação auditiva que pode ser avaliada e tratada por um fonoaudiólogo, em muitos casos pode acarretar em problemas na leitura e na escrita.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- "Travada" na fala e voz embolada. O que pode ser??
- Meu filho tem 3 anos e tem dificuldade em falar palavras com a letra L e R. Será que é normal? Ele começou a falar frases com 1 ano e 10 meses. Ei tirei a chupeta faz 3 meses.
- Minha filha tem 1 ano e 10 meses,só fala dada, mamã e papai,sabe imitar tanto som como ritmos e normal , ela só não tá falando tudo,eu deve se preocupar.
- Por quais os motivos que eu devo me consultar com um fonoaudiólogo ?
- Adulto que tem dificuldade em falar palavras com x e som de ks, como táxi, complexo, anexo entre outras.
- Meu filho tem 1ano e 9meses e as únicas palavras que ele fala é Bi mam papa....mais ele se comunica nem tudo a gnt entende...tem hora q ele pega na nossa mão pra mostrar o q quer qnd ele tinha 1mes ele teve q dar um pique na língua pois era colada ...acha q devo procurar ajuda.....com especialista...
- minha filha tem 4 anos e tem dificuldade de pronunciar a letra L ,(por exemplo o próprio nome dela Alice ela diz aice, chinelo chineio) Devo procurar um fonoaudiólogo?
- Minha filha tem 4 anos e de três dias pra cá ela vem repetindo algumas sílabas e palavras, "mãe meu pé ta doendo-endo" "mãe eu não consi-i-go" "ela tá descendo-endo" "meu pé tá coça-ando" "quero ver você jogando-ando-ando". Parece que ela nem percebe, eu peço pra ela falar sem repetir mas parece que…
- Olá meu filho tem 1 ano e 4 meses antes ele falava mamã e papa mas agr ele não ta mais falando eu peço pra ele falar algumas palavrinhas mais ele não fala de vez em quando ele fala Lalá eh normal ou levo ele pro pediatra? Não fala mais mamã e nem papá de jeito nenhum
- Meu filho tem 3 anos e fala algumas palavras enrolas,tipo fazer ele fala tazer,coloca o T na maioria das palavras,tem vez que ele vai falar que só sai tatatata,mais ele fala papai,mamãe corretamente é normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 108 perguntas sobre Distúrbios da fala
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.