Minha sogra tem 75 anos.Tomava o AMYTRIL (amitripitilina) faz 3 anos.Mas ultimamente estava desanimada

10 respostas
Minha sogra tem 75 anos.Tomava o AMYTRIL (amitripitilina) faz 3 anos.Mas ultimamente estava desanimada e perdeu o pouco do apetite que tinha.Ela é bem magrinha. Um medico Clinico Geral do posto receitou o EXODUS oxalato de escitalopram mas piorou a falta de apetite. Qual medicamento é mais indicado?
O mais indicado seria que ela fizesse um bom acompanhamento médico e psicologico. Primeiro seria bom que fossem descartadas causas de problemas orgânicos por meio de exames, depois que um bom profissional psiquiatra avaliasse a medicação, porém a maioria delas só começa a fazer o efeito desejado após 20-30 dias de uso continuo correto. É interessante que idosos façam psicoterapia com um bom psicólogo, pois não é uma fase nada fácil da vida. Vamos pensar no bem estar da paciente sempre.

É importante relatar o que está acontecendo com ela a algum psiquiatra para que a medicação seja ajustada tanto no tipo, quanto na dose. Convém lembrar que antidepressivos são comprovadamente eficazes quando acompanhados de psicoterapia.
Sugiro que sejam solicitados exames clínicos para descartar problemas orgânicos, que talvez justifiquem essa inapetência. Pode ocorrer de os medicamentos não serem exatamente a causa dessa hipofagia (falta de apetite). Sabemos que nos idosos o efeito das medicações é mais intenso do que nos adultos jovens.
O psiquiatra pode fazer essas sondagens e definir os rumos do tratamento. E se houver outras causas, fará o encaminhamento, inclusive para psicoterapia para tratar o psicológico.
Forte abraço
boa tarde! Ambos são medicamentos antidepressivos, mas é importante o ajuste da medicação, ouço relatos que o primeiro tem como efeito colateral o ganho de peso, quanto ao segundo a bula menciona como efeito colateral a falta de apetite, lembrando que qualquer remédio é melhor aderido após 15 dias de uso contínuo. Mas um fato importante é que nenhum medicamento deverá ser ajustado sem ajuda de um médico, não é seguro fazer ajustes sem o aconselhamento médico.
Contudo a depressão é uma doença que a inapetência (falta de apetite) é presente, sugiro acompanhamento psicológico em conjunto com ação medicamentosa, para efeito melhor e mais depressa! Boa sorte!
Olá , os medicamentos às vezes causam efeitos colaterais indesejáveis. É importante relatar ao médico para que ele possa alterar a medicação. Não existe apenas um remédio para depressão e é preciso ajustar. Além disso, seria bastante interessante um acompanhamento psicológico, pois nos idosos a depressão se apresenta como um fator agravante para outras enfermidades. Procure um centro de referência na sua cidade para ajudar a minimizar o sofrimento de sua sogra. O apoio da família assim como o engajamento em atividades sociais (grupos , igreja, etc.) também são importantíssimos no tratamento da depressão. Espero ter ajudado.
Gostaria de acrescentar, a importância de atividades para o idoso, pois auxilia na qualidade física e psíquica .Pois nesta fase, o idoso por vezes sente-se fragilizado físico e emocionalmente.Abraços
Ambas medicações podem gerar diminuição da libido. Sugiro que procure um psiquiatra, para que esse avalie sua situação e prescreva uma medicação que se adeque melhor às suas necessidades.
Olá, o Amytril é um antidepressivo usado normalmente para controle de dores crônicas, era esse o motivo pelo qual ela usava? Caso sim, acredito que uma boa opção de substituição disse o Velija (cloridrato de duoloxetina), que dá bons resultados nas dores e poucos efeitos colaterais! Converse com o psiquiatra ou geriatra dela sobre a possibilidade de mudar de substância.
Importante também: pessoa em qualquer idade merece ser escutada. Depressão não se trata apenas com medicação.
Ola,
Até aqui vejo o quanto foram significativas as falas dos colegas profissionais da área.

No mais, é entender todo o conjunto de sintomas nessa fase de vida, saber da singularidade do idoso e ter uma postura amorosa, de acolhida, separando um tempo para ouvi-lo e não trata-lo como um incapaz, pode ajudar muito.

Abraços