Muitas pessoas estão temorosas quanto a troca de abturaçoes de amálgamas, pois alguns afirmam que
5
respostas
Muitas pessoas estão temorosas quanto a troca de abturaçoes de amálgamas, pois alguns afirmam que esse material ao retirá-lo são altamente tóxicos e pode contaminar o pasciente com mercúrio. Existe realmente risco a saúde?
Não existe risco nenhum com as restaurações de amálgama. Isso é uma lenda que tem sido difundida mas não corresponde à realidade. A quantidade de mercúrio utilizada no amálgama é muito pequena e fica totalmente incorporada no metal. Você não está ingerindo o mercúrio por ter uma restauração de amálgama ou por removê-la. Pode ficar tranquilo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,não há prejuízo a saúde,mesmo sendo um material tóxico. A quantidade usada de mercúrio no amalgama e bastante pequena,e por ser um material com baixo custo,e fácil incorporação da substancia em boca,foi muito utilizada antigamente. Caso queira fazer a troca desse material,sugiro procurar um cirurgião dentista,e somente ele poderá avaliar a necessidade de troca por outro material.
O material não é altamente tóxico, caso contrário, não teria sido usado na odontologia durante tanto tempo, inclusive hoje.
Há a toxicidade como em diversos materiais, alimentos que você consome, entre diversas outras coisas que você está suscetível diariamente.
Se existe um risco a sua saúde com a retirada, é menor do que a realização de um exame de rx completo, por exemplo.
Há a toxicidade como em diversos materiais, alimentos que você consome, entre diversas outras coisas que você está suscetível diariamente.
Se existe um risco a sua saúde com a retirada, é menor do que a realização de um exame de rx completo, por exemplo.
O amalgama foi mto utilizado no passado pela simplicidade da tecnica, baixo custo, resistencia e durabilidade. O mércurio realmente é tóxico, porém a quantidade usada em uma restauracao é mínima, nao sendo suficiente para causar danos.
O mercúrio está sendo cada vez menos usado, mas o maior risco é para o profissional , se tiver um contato diário, no caso do paciente a exposição é muito pequena, controlada com isolamento e sugador!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O pino de meu dente implantado, quebrou,e o dentista não conseguiu retira lo,com ultrassom,tem outra maneira ou ferramenta para retirar este pino quebrado,pois quebrou muito encima,
- Perdir os dentes 36 e 46 e os sisos que nasceram posteriormente ocuparam o vazio que esses dentes deixaram, atualmente uso aparelho, 5 meses de uso , gostaria de saber que terei que rancar esses sisos que estão ocupando o lugar desses dentes que tive que rancar
- Boa noite o dente da minha filha de 6 anos caiu e no lugar ficou uma massinha de carne mole vermelha, é normal?
- Tenho uma consulta com dentista para restauração simples as 09h da manhã e um tratamento de canal as 16h, posso tomar anestesia 2x por dia? Ou teria que remarcar a restauração?
- Tenho uma restauração de muitos anos no 1 molar do lado direito no maxilar inferior (penso ser o nr. 46). Acontece que ele em Novembro partiu um pouco e agora em Janeiro partiu mais um bocado (já partiu metade na totalidade). Em Agosto disseram que era necessário desvitalizar. Será que ainda vai dar…
- Há alguns dias, fiz uma restauração em um dente e, pouco tempo depois, percebi que ela ficou um pouco alta. Infelizmente, não consegui voltar ao dentista imediatamente para ajustar. Com o passar dos dias, comecei a sentir um leve incômodo ao mastigar, algo parecido com uma dor ou sensibilidade leve,…
- Há alguns dias, fiz uma restauração em um dente e comecei a sentir sensibilidade ao quente e ao gelado, principalmente ao quente. Retornei ao dentista, e ele identificou uma cárie infiltrada sob uma restauração antiga. Ele removeu a restauração, limpou a cárie e colocou um curativo provisório. Também…
- Quem fez capeamento pode fazer uma restauração por cima ?
- Fiz a restauração de uma cárie e com uns 4 meses ainda estava com muita sensibilidade geralmente a noite eu sentia, voltei a uma consulta e estava tudo normal após o raio x, mas tem um ano e ocasionalmente senti sensibilidade/dor nesse dente, a pergunta é; quão exato é o exame de raio x, será possível…
- A resina composta tem uma boa durabilidade? Por que muitos dizem que ela não dura e desgasta rápido? Vale a pena trocar as restaurações de amálgama por resina?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Restauração dental
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.