Mulher com.TAG pode engravidar ou traz riscos à sua saúde e do bebê.? Crises durante a gravidez são

11 respostas
Mulher com.TAG pode engravidar ou traz riscos à sua saúde e do bebê.?
Crises durante a gravidez são prejudiciais?
Qual opinião dos doutores?
Toda mulher com vida sexual ativa, sem método contraceptivo pode engravidar, mesmo estando com alguma doença. Tive muitas pacientes com TAG que ficaram gravidas, com sintomas controlados durante a gravides. Não existe nenhum estudo com evidencias cientificas que deixa claro o prejuízo ao bebe.Fazer um planejamento com assistência médica é o primeiro passo.

Sem dúvidas! É importante que tenha acompanhamento médico e psicológico neste período, pois é natural que se aumente o nível de ansiedade, ainda mais quando é TAG, aí precisa de toda uma assessoria para que te ajude a manter-se estável.
Olá! Como já foi falado antes, o fato de ter TAG não a impede de engravidar. Já atendi algumas pacientes que relataram que o maior medo era de que o medicamento afetasse o desenvolvimento do bebê, ao mesmo tempo que não conseguiam "aceitar" ficar sem a medicação durante a gestação. Viviam a augústia de não ter "saída". Em um caso específico, fomos trabalhando os fatores ambientais que aumentavam seu estresse e ansiedade (com algumas modificações inclusive), ao mesmo tempo que a paciente começou a fazer atividade física regular, aprendeu a lidar melhor com suas emoções ("estando mais no presente"/uso de técnicas de relaxamento). O resultado é que ela engravidou, suspendeu a medicação e esteve bem durante todo esse tempo.
Olá, se a parte orgânica esta tudo tranquilo não há "problemas", mesmo assim, fazer psicoterapia no intuito de descobrir e tratar a ansiedade é um fator positivo.
O Transtono de Ansiedade Generalizada não impede nenhuma mulher com vida sexual ativa de engravidar.
Atendo e ja atendi algumas mulheres com TAG e o que acaba acarretando algumas preocupaçoes para as pacientes é no caso o uso de alguns ansiolíticos, (o que indico sempre uma avaliação médica quanto ao uso de medicação durante a gestação), mas também ja atendi pacientes que fizeram o uso de ansioliticos com acompanhamentos psiquiatricos sem maiores problemas ao feto ou na gestação.
Sim, nesse caso avaliamos o que cause menos impactos a gestação e saúde do bebê. É claro que uma gestação mais calma, e com um controle maior de ansiedade é sempre mais saudavel para ambos. Nesses casos é indicado Terapia, uma avaliação psiquiatrica e o acompamento de um Ginicogista Obstétrico de confiança. Hoje umas das abordagens mais indicadas para tratar os Transtornos de Ansiedade é a Terapia Cognitiva Comportamental, que visa diminuir os sintomas, atraves de Técnicas específicas e diretivas.
Toda a situação emocional crítica contínua, persistente, irá com certeza afetar a criança de alguma forma após o nascimento. Quanto ao parto e gestação o que se torna prejudicial são os medicamentos ansiolíticos, mas deverão ser regulados pelo médico ou até suspensos. Uma maneira de lidar com esta situação é a orientação psicológica, pois a escuta e acolhimento tende a tranquilizar a futura mãe até a chegada do bebê, sendo que esse evento por si só acalentará novas esperanças e desejos após o nascimento de seu filho.
Não existe qualquer impedimento para uma mulher com TAG engravidar e não existe evidências de prejuízo ao feto.Durante o curso da gravidez pode ser necessário acompanhamento psiquiatrico e/ou psicológico. Abraços Dr Marcos Piovan
Muitas vezes queremos uma garantia para questões da vida que estão além de qualquer controle. O desejo de ter um filho pode ser sustentado de diversas maneiras e a concretização desse desejo sempre é algo da ordem do particular. Cada um vive esse desafio de um modo. Uma mulher com TAG é um desses modos. O auxílio de profissionais (psiquiatra e psicólogo / psicanalista) é essencial para o manejo das crises. Sua questão soa quase como se tivesse pedindo por uma autorização... cada um é responsável por suas escolhas. É neste ponto que a análise é fundamental, para colocar o sujeito diante de seu desejo e de sua vida.
Não existem impedimentos a uma mulher com TAG engravidar, porém a saúde fisiológica e mental da mãe tem influência na saúde do feto e, mais adiante, do bebê. Estudos demonstram que condições como estresse, ansiedade, entre outras, podem influenciar no peso do recém-nascido e inclusive aumentar as chances de nascimentos prematuros dependendo da severidade do sintoma. No caso da mãe, estudos também apontam que mães com sintomas mais evidenciados de ansiedade tendem a ter uma alimentação com menor qualidade, entre outros fatores. Recomendo acompanhamento com psicólogo e psiquiatra para que os sintomas não afetem nem a mãe nem o feto.
O transtorno de ansiedade não causa danos ao bebê. É necessário acompanhamento psiquiátrico e obstétrica, que caso use alguma medicação para ansiedade pode ser necessário suspender ou trocar.
A psicoterapia pode te ajudar nas ansiedades que surgem na gestação, os medo reais ou desproporcionais, até uma compreensão maior do seu medo de fazer algo que faça mal ao seu bebê.
A TAG traz ao paciente uma ansiedade, preocupação e sintomas físicos que causam muito sofrimento. Todos esses sintomas precisam ser avaliados, pois trazem um prejuízo no funcionamento social e emocional. Nada impede um mulher engravidar, no entanto é primordial lembrar que, paciente diagnosticada com TAG muito provavelmente faz uso de medicamento, gravidez e remédio muitas vezes não é uma combinação legal, o mais adequado é sempre procurar e conversar com o médico.
Sugiro que antes de engravidar procure um psicólogo, a psicoterapia só lhe trará benefícios. A gravidez é um momento de muita ansiedade por natureza, precisa ser vivido de maneira plena e prazerosa. Abraço, Daniela.