N minha tomografia seu nódulo hipodenso no ovário direito com 2,2 cm e líquido livre na pelve . Isso

3 respostas
N minha tomografia seu nódulo hipodenso no ovário direito com 2,2 cm e líquido livre na pelve . Isso é grave ? Pode ser tumor ? Tem que operar ? Estou apavorada . Sinto queimação na região pélvica e fisgadas . E senti dor a apalpação dos anexos em exame ginecológico
Olá. A palpação dos anexos ao exame físico do ginecologista sempre é um pouco dolorosa.
A tomografia é um exame que visualizou o nódulo no seu ovário mas não é o melhor exame para avaliar os ovários. Para esta avaliação o ultrassom ou ressonância podem ser mais úteis pelos seguintes critérios: tamanho do nódulo, vascularização ao doppler, capsula, septo, presença de papilas, presença de ascite.
A presença de pequena quantidade de líquido na pelve é normal e presente na maior parte das mulheres, principalmente, se não estiver associada com dor pélvica, dor na relação, corrimento, dor na mobilização do útero e ovários, febre, alteração do hábito intestinal, etc.
A sua história clinica e o exame físicos também ajudam na sua avaliação, juntamente com os exames de imagem.
Pela sua descrição inicial, não é possível saber se esse nódulo no ovário é grave, ou se é um tumor ou se precisa de cirurgia. Fique tranquila. A grande chance é de ser benigno. Converse com o seu médico.

Boa noite!
A presença de nódulos ou cistos ovarianos é um motivo para uma avaliação especializada por profissionais habituados com esse tipo de sitiação. A tomografia não é um exame adequado para a avaliação do ovário. Ideal complementar com ressonância ou ultra-som endovaginal. Existem exames de sangue, chamados marcadores tumorais, que também nos ajudam a definir qual a provável natureza dessa lesão e qual seria o melhor tratamento. Nem todo cisto de ovário precisa ser operado. Ideal é que seja feita avaliação mais detalhada do caso.
Só por essa descrição não conseguimos concluir o aspecto do nódulo ovariano. Necessita de mais detalhes além de um exame de ressonância de pelve. É provável que seja um nódulo benigno contudo consulte um especialista para exame físico e investigação correta.