N minha tomografia seu nódulo hipodenso no ovário direito com 2,2 cm e líquido livre na pelve . Isso

3 respostas
N minha tomografia seu nódulo hipodenso no ovário direito com 2,2 cm e líquido livre na pelve . Isso é grave ? Pode ser tumor ? Tem que operar ? Estou apavorada . Sinto queimação na região pélvica e fisgadas . E senti dor a apalpação dos anexos em exame ginecológico
Olá. A palpação dos anexos ao exame físico do ginecologista sempre é um pouco dolorosa.
A tomografia é um exame que visualizou o nódulo no seu ovário mas não é o melhor exame para avaliar os ovários. Para esta avaliação o ultrassom ou ressonância podem ser mais úteis pelos seguintes critérios: tamanho do nódulo, vascularização ao doppler, capsula, septo, presença de papilas, presença de ascite.
A presença de pequena quantidade de líquido na pelve é normal e presente na maior parte das mulheres, principalmente, se não estiver associada com dor pélvica, dor na relação, corrimento, dor na mobilização do útero e ovários, febre, alteração do hábito intestinal, etc.
A sua história clinica e o exame físicos também ajudam na sua avaliação, juntamente com os exames de imagem.
Pela sua descrição inicial, não é possível saber se esse nódulo no ovário é grave, ou se é um tumor ou se precisa de cirurgia. Fique tranquila. A grande chance é de ser benigno. Converse com o seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite!
A presença de nódulos ou cistos ovarianos é um motivo para uma avaliação especializada por profissionais habituados com esse tipo de sitiação. A tomografia não é um exame adequado para a avaliação do ovário. Ideal complementar com ressonância ou ultra-som endovaginal. Existem exames de sangue, chamados marcadores tumorais, que também nos ajudam a definir qual a provável natureza dessa lesão e qual seria o melhor tratamento. Nem todo cisto de ovário precisa ser operado. Ideal é que seja feita avaliação mais detalhada do caso.
Só por essa descrição não conseguimos concluir o aspecto do nódulo ovariano. Necessita de mais detalhes além de um exame de ressonância de pelve. É provável que seja um nódulo benigno contudo consulte um especialista para exame físico e investigação correta.

Especialistas

Juliana Haruho Hatano Morinaka

Juliana Haruho Hatano Morinaka

Oncologista

Uberaba

Francine Luiz

Francine Luiz

Oncologista

São Paulo

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Câncer de ovário
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.