Na minha cirurgia foi retirado útero, colo do útero, um ovário e uma trompa. Quais exames devo realizar
2
respostas
Na minha cirurgia foi retirado útero, colo do útero, um ovário e uma trompa. Quais exames devo realizar para prevenção de câncer de ovário e trompa e de quanto em quanto tempo? Minha mãe tinha um tumor no colon ou no reto. Ela faleceu antes de conseguirem descobrir se era maligno.
Essas questões devem ser discutidas diretamente com seu médico assistente e tem relação direta com a sua faixa etária e com o motivo que a levou a uma histerectomia com preservação ovariana unilateral, que acredito tenha sido por doença benigna! Não existe exame específico de prevenção para câncer de ovário, porem o que pode ser feito é uma ecografia transvaginal para acompanhar o aspecto e tamanho do ovário remanescente, cuja periodicidade vai depender do risco de vc apresentar um tumor maligno ovariano. Como recomendação geral, poderia fazer anualmente, ou a cada 2 anos, até entrar na menopausa, mas repito, não ha uma regra clara quanto a isso. Se, por outro lado, houver alterações de tamanho e de textura do parênquima, pela ecografia, então deverá completar a investigação com Tomografia ou Ressonância.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Se você retirou o todo o útero por doença benigna, de acordo com as orientações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), não necessitaria mais fazer o exame preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolaou). Mas ainda assim há ginecologistas que preferem manter a coleta do preventivo a cada 2 ou 3 anos para avaliação vaginal.
Para prevenção do câncer de ovário, não temos até o momento, nenhum exame com grande acurácia para esta avaliação, mas você pode seguir com ultrassonografia transvaginal anual para avaliação do ovário restante. Gde abraço!
Para prevenção do câncer de ovário, não temos até o momento, nenhum exame com grande acurácia para esta avaliação, mas você pode seguir com ultrassonografia transvaginal anual para avaliação do ovário restante. Gde abraço!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz exterectomia total de útero e trompas a 20 dia, do lado esquerdo embaixo dos pontos tem um caroso, é normal?
- fiz histerctomia a 4 dias e ja estou em casa,oq devo comer e como lidar com as tarefas de casa?posso levantar quantas vezes ao dia?e o banho?
- Fiz histerectomia subtotal ha 35 dia estou tendo um pouco sangramento rosado e as vezes marrom isso é normal?
- Fiz histerectomia a 2 meses por conta de uma nic 3 ,e por outros fatores ,mais agora sinto que estou tendo ardência na vagina na parte externa o que pode ser ,estou com um pouco de corrimento ,
- Olá , fiz a histerectomia há 22 dias atrás , percebi que estou com a pele do rosto muito oleosa , será que isso tem relação, mesmo por que,sempre tive pele extremamente seca ?
- Tenho 61anos, tirei útero e o colo do útero, quando tinha 36 anos , e depois da cirurgia comecei a ter cisto no ovário. Como acabar com esses cistos?
- Olá, faz 8 dias que fiz histerectomia e a tres dias notei uma mancha roxa a cima da cirurgia quase perto ao umbigo isso é normal?
- Boa noite. Fiz uma histerectomia total há uma semana mais a retirada de lesões da endometriose. Minha cirurgia foi por vídeo. Mas sinto muita dor na região da bexiga. Já terminei os medicamentos, não tenho sangramento nem febre, mas a dor é insuportável e nenhum medicamento está resolvendo, nem quando…
- Fiz histerectomia total abdominal. Posso comer taioba?
- Fiz histerectomia a 22 dias e me sinto fadigada , tremores e fraqueza nas pernas sem contar que minha anestesia começou a queimar tem uns 3 dias. Isso é normal .. lembrando que tirei o útero e as trompas.. via abdominal.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 3477 perguntas sobre Histerectomia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.