Na minha cirurgia foi retirado útero, colo do útero, um ovário e uma trompa. Quais exames devo realizar
2
respostas
Na minha cirurgia foi retirado útero, colo do útero, um ovário e uma trompa. Quais exames devo realizar para prevenção de câncer de ovário e trompa e de quanto em quanto tempo? Minha mãe tinha um tumor no colon ou no reto. Ela faleceu antes de conseguirem descobrir se era maligno.
Essas questões devem ser discutidas diretamente com seu médico assistente e tem relação direta com a sua faixa etária e com o motivo que a levou a uma histerectomia com preservação ovariana unilateral, que acredito tenha sido por doença benigna! Não existe exame específico de prevenção para câncer de ovário, porem o que pode ser feito é uma ecografia transvaginal para acompanhar o aspecto e tamanho do ovário remanescente, cuja periodicidade vai depender do risco de vc apresentar um tumor maligno ovariano. Como recomendação geral, poderia fazer anualmente, ou a cada 2 anos, até entrar na menopausa, mas repito, não ha uma regra clara quanto a isso. Se, por outro lado, houver alterações de tamanho e de textura do parênquima, pela ecografia, então deverá completar a investigação com Tomografia ou Ressonância.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Se você retirou o todo o útero por doença benigna, de acordo com as orientações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), não necessitaria mais fazer o exame preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolaou). Mas ainda assim há ginecologistas que preferem manter a coleta do preventivo a cada 2 ou 3 anos para avaliação vaginal.
Para prevenção do câncer de ovário, não temos até o momento, nenhum exame com grande acurácia para esta avaliação, mas você pode seguir com ultrassonografia transvaginal anual para avaliação do ovário restante. Gde abraço!
Para prevenção do câncer de ovário, não temos até o momento, nenhum exame com grande acurácia para esta avaliação, mas você pode seguir com ultrassonografia transvaginal anual para avaliação do ovário restante. Gde abraço!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Oi boa noite vou fazer a cirurgia histerectomia vaginal pode fazer menstruada??? Me tira essa dúvida por farvo
- Eu fiz histerectomia útero/ colo / ovários e trompas faz 8 semanas. Tenho algumas pontadas nas virilhas, laterais. Normalmente ao fim do dia ou se ando mais mas faço caminhadas pequenas todos os dias 1.5 km / 1 km . Não na cicatriz. Suportável . É normal ? Por cima da cicatriz intradérmica tem um alto…
- Fiz a laparoscopia para a retirada do útero ja tem 8 meses, mas sinto uma queimação intensa abaixo do umbigo e as vezes na lateral, como se eu acabasse de ter saído da cirurgia, não posso pressinar a baixo do umbigo que dói. Não consigo fazer exercícios físicos que também queima intensamente. O que pode…
- Tou com 61 dia de hestectomia total com quanto tempo posso volta pra academia?
- Fis histerectomia e ooforectomia fez,35 dias já é ontem e hoje tive um leve sangramento meio coagulado sem dor e nenhum outro sintoma é normal??
- Eu fiz bariatrica e tenho adenomiose, ja tomei transmim e nao resolveu o que devo fazer? Estou muito preocupada pois tenho medo de baixar muito o ferro.
- Estou com 72 dias de histerectomia posso pegar quantos kilos?
- Fiz histerectomia abdominal total. Fez 15 dias ja porem na segunda semana de recuperaçäo. Comecei a sangrar ja vai fazer 8 dias e nao para . O sangramento é meio rosa e as vezes marron . Mas acontece quando ei vou urinar. Gostaria de saber se isso é normal.
- Fiz retirada do útero, agora após 4 anos tive sangramento e sinto um tremor por dentro, isso é normal?
- Fis hestectomia total tô com 60 dias posso passa o botox no cabelo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 3495 perguntas sobre Histerectomia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.