Não consigo ficar muito tempo em locais com muita agitação de pessoas e sons, sinto minhas energias

14 respostas
Não consigo ficar muito tempo em locais com muita agitação de pessoas e sons, sinto minhas energias indo embora rápido, e por isso preciso ir para um lugar mais quieto para recarregar minhas baterias. Alguns próximos a mim acreditam que tenho algum problema de saúde mental ou/e autismo tanto por isso quanto por ter uma personalidade mais quieta e isolada, mas sinto que sou apenas introvertido mesmo. Meu caso pode ser um transtorno mental?
Pode sim ser algum transtorno ou não. É um profissional poderá te ajudar a identificar ou não. Mas essa situação incomoda mais a você ou as outras pessoas? Tendo ou não um diagnóstico respeite os seus limites.

Não há como fazer diagnóstico pela Internet, mas pelo seu relato, pode ser algo relacionado a ansiedade. Importante que não se prenda a diagnóstico, mas busque o quanto antes, ajuda profissional para aos que aos poucos consiga lidar com tudo isso que está te causando desconforto. A Psicoterapia pode ser uma alternativa extremamente eficaz, então, pense nesta possibilidade.
Olá! Pelas informações que você trouxe poderíamos pensar em um caso de fobia social ou até agorafobia, que são transtornos de ansiedade. Contudo, para chegar a um diagnóstico preciso é necessário entender o contexto, a frequência dos sintomas e o histórico da pessoa. Recomendo procurar um profissional qualificado para te auxiliar nesse caso.
Olá!! Pode sim, porém, talvez o mais importante agora seja compreender o que pode estar acontecendo em um nível mais amplo. O diagnóstico pode te dar dicas de como seguir a partir daqui, o que é importante para você, mas mesmo dentro de diagnósticos há particularidade e atuações mais individualizadas, que permitem você compreender mais sobre como você lida com as situações e o que pode te ajudar. Caso sinta que precise, procure ajuda. Não se prenda aos incômodos alheios. Fico à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Olá! Espero que esteja bem.
O primeiro ponto a observar é o que você acha do seu comportamento. Há sofrimento nestas ocasiões por sua parte? Te prejudica no convívio social, profissional, familiar,...? Te incomoda pelo fato de agir assim? Estas são as prinipais questões a serem respondidas. A introversão não é um problema, mas há um limite onde ela pode se tornar patológica. Sempre foi assim? aumentou apartir de um dado momento?
O melhor é marcar com Psicólogo onde ele poderá avaliar estas questões, aplicar testes se for o caso, e esclarecer estes questionantos.
Qualquer coisa estou à disposição.
Um abraço.
Algumas pessoas são mais sensíveis a excesso de barulho, excesso de pessoas, e isso não quer dizer que elas tenham um transtorno mental. Se você é mais introvertido e prefere locais mais tranquilos e silenciosos, você faz muito bem em se cuidar e buscar situações mais confortáveis pra você!
Entretanto, essa evitação de certos lugares pode começar a atrapalhar sua qualidade de vida e limitar seu convívio social, trabalhos que aceita e até mesmo passeios e viagens.
Eu sugiro que você marque uma consulta com uma psicóloga para ter uma conversa e poder explicar a sua situação. Ela vai poder entender melhor e dizer se um processo de terapia poderia ser benéfico pra você, assim você poderia aprender a lidar com esse tipo de situação sem precisar ficar evitando as mesmas.
Não é questão de ser ou não um transtorno, mas nós não precisamos ficar sofrendo quando existem tratamentos que podem nos aliviar e nos libertar de nossos medos e dificuldades. Espero ter ajudado.
Apenas esta característica não te definiria como autista. Evitar barulho e aglomeração pode ser bem saudável. Atualmente as pessoas estão classificando vários comportamentos que lhe sejam estranhos a partir do que leem na internet sem conhecimento aprofundado de como são as manifestações em um transtorno. São simplificações que mais atrapalham que ajudam. Se tua dúvida seguir, busque uma avaliação com profissional sério e habilitado.
Oi Bom dia! Pode ser sim algum transtorno. Mas pelo que você falou não dá para definir como autista. Marque uma consulta com um profissional da área de Psicologia, assim será feita uma avaliação para entender o seu caso e te ajudar neste processo. Estou à disposição.
Olá, tudo bem, pode ser que seja um traço da sua personalidade e não necessariamente um transtorno, não dar para dizer que seja autismo somente por estas descrições que mencionou. No entanto, pensando sobre a hipótese do autismo, é necessário que haja Inabilidade persistente na comunicação social e na interação social nos mais variados contextos- Déficits na reciprocidade socioemocional;
Déficits nos comportamentos não-verbais de comunicação usuais para a interação social; Déficits nos processos de desenvolver e manter relacionamentos; um outro ponto a ser investigado é: existe padrões restritos, repetitivos de comportamento, de interesses ou atividades manifestado na fala, movimentos motores ou uso de objetos de forma repetitiva ou estereotipada; adesão excessiva a rotinas, rituais verbais ou não-verbais, ou excessiva resistência à mudanças;
interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade e foco; hiper- ou hiper-reatividade para percepção sensorial de estímulos do ambiente ou interesse anormal e excessivo para estímulos senso-perceptivos?. Nesse sentido, estas são algumas das suspeitas e hipóteses que levantamos quando investigamos o autismo. Espero ter lhe ajudado esclarecendo alguns pontos. Se precisar de ajudar e quiser uma avaliação, estarei disponível com muito prazer em te auxiliar nesse processo de descobertas. Um forte abraço! @PsicologaSilmariaBandeira
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá! Tudo bem?
Então...Isso causa algum prejuízo e incomodo você?
Se a resposta for sim, seria ótimo procurar um psicólogo e investigar de forma mais adequada e assim sanar todos sua preocupações.

Abraços!
O mais importante nesse momento é você ter a oportunidade de falar sobre o que sente para um profissional. É comum termos alguns comportamentos, sentimentos e sintomas e não sabermos muito bem os motivos. Em análise você terá a oportunidade de aprofundar esses sentimentos com um profissional. Se puder, agende uma primeira consulta com alguém e veja como se sente.
Descartar a hipotése de um transtorno sem uma avaliação seria leviano, porém acredito que pode "apenas" um traço de personalidade também. É preciso avaliar outros fatores, portanto, minha orientação é agendar consulta com psicólogo caso tenha vontade de entender melhor.
Oi, como você está?
Antes de pensar em um possível diagnóstico, me responda, essas questões te incomodam? te impedem de fazer coisas importantes na sua vida? você já deixou de viver momentos significativos por conta disso?
Há várias formas de sentir e de se relacionar com vários estímulos. Você sabia que, após a pandemia, muitas pessoas começaram a sentir de forma parecida com a que você relatou, quando estão em ambientes com muitas pessoas?
Em todo caso, é importante entender o que está acontecendo na sua vida, de que forma isso te afeta e o que você pode fazer a partir disso (se pensar em estratégias para ficar menos desconfortável ou não). Em todo caso, estou à disposição (:

Caso queira conhecer mais do meu trabalho, meu instagram: @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Se seu comportamento está te causando prejuízos afetivos, profissionais, econômicos e mentais significa que você não está confortável com a situação. Nesse caso, o mais recomendado é procurar ajuda de um psicólogo para realizar psicoterapia, um processo que te permitirá seu autoconhecimento e a percepção dos seus limites. Importante respeitar sua singularidade, sem ficar se comparando. Estou à disposição!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!