Não faço exercícios por estar triste, mas estou triste por detestar o meu corpo. Como me livrar dess

17 respostas
Não faço exercícios por estar triste, mas estou triste por detestar o meu corpo. Como me livrar desse loop?
Bom dia, para fazer alguma alteração funcional e eficiente aí será necessário avaliar quais outras resistências estão contribuindo para que este estado se mantenha. Vem fazer uma avaliação, vamos ver no que posso te ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 200

Olá! alguns fatores como entender porque não gosta do seu corpo, quais seriam os seus desejos para ele, o que mais te impede de buscar alcançar esse ideal, entre outros, são importantes para compreensão dessa tristeza. Acredito que uma psicoterapia seja o melhor para investigar mais essa questão, além de ajudá-lo a elaborá-la e a ter um bem-estar. Estou à disposição, se cuide!
Olá! A maioria das pessoas não gostam do corpo por se compararem a pessoas que citam regras sociais. A falta de aceitação corporal é um problema comum nos dias comuns.
Busque também atividades prazerosas como por exemplo: ler um livro, ouvir uma música, andar de bicicleta, cultivar amizades e planejar um passeio ou uma viagem. O fato de dedicar algum tempo a si mesmo, faz com que você melhore a imagem que tem do seu corpo e passe a gostar mais dele. Te indico fazer terapia para melhorar a relação com seu corpo e ter mais autoestima.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Primeiro faça exames normais de sangue para saber se não é nada físico, eliminado isso, consulte um psicólogo para uma avaliação, para voltar aos exercícios que são ótimos para liberar hormônios, stress, pq os exercícios dão adrenalina para que vc se sinta bem.
É importante considerar que isto tem razões psicológicas profundas. Devemos questionar quais são os motivos que a levaram a ver-se tão deprimida. O que aconteceu que parece viver, neste momento da sua vida, uma impossibilidade de dar andamento para propósitos que estabelece.
A psicoterapia pode auxiliá-la no caminho por desvendar tais questões e, consequentemente, uma maior aceitação de si.
Não tem como ignorar questões psicológicas mais profundas, ainda levando em conta o nosso contexto social com sua cultura de uma beleza inalcançável. Recomendo que faça uma avaliação hormonal e para saber até onde pode ter uma problemática física, mas a psicoterapia já é indicada independente do resultado. Espero ter ajudado de alguma maneira. Se desejar pode entrar em contato que marcamos uma consulta. Desejo melhoras no processo!
Olá! Em alguns momentos, a tristeza pode estar associada a questões do nosso inconsciente. Ela pode se manifestar quando recebemos estímulos externos que nos afetam sem que nosso lado racional perceba. Nesses casos, a tristeza pode acontecer por conta de sentimentos como o de saudades, raiva, sono e até fome. Reconheça seus sentimentos de tristeza mas lembre-se constantemente de seu valor, volte sua fala para sentimentos positivos, se alimente bem, movimente-se todos os dias, aprenda a amar o que esta fazendo naquele momento, saiba tudo é passageiro. Pratique a meditação encontre refúgio na natureza., não se deixe pra depois, você é agora, fico à sua disposição, forte abraço!
Olá, você está falando da "causa" da sua tristeza como se tratasse de um mecanismo de causa e efeito. Porém, a sua tristeza deve ser bem mais ampla que "causada" pelo seu não-gostar do seu corpo. Pode-se assumir que a tristeza contínua é um modo de vida que se estableceu cedo na vida da pessoa, provavelmente como medida (inconsciente) para lidar com humilhações exageradas inclusive, em muitos casos, abusos ou/e negligência, ou o abandono emocional que costuma passar despercebido por falta de reparo concreto. Tais experiências, se estão na raiz da sua tristeza, podem ser trabalhadas para perder seu veneno, em conversas com uma pessoa profissional. Dela vai lhe guiar para entender melhor a sua vida e reconstruir a sua auto-estima.
A atividade física mais eficaz quando se procura resultados estéticos é o treino de força (ex.: Musculação) essa, costuma apresentar resultados estéticos após o primeiro mês praticando com regularidade, ou seja, o resultado não é imediato. Sua "tristeza" se apresenta como desânimo que é o principal sintoma da depressão. O ideal é compreender e entender a origem desses pensamentos inconscientes que geram esse desânimo, para desenvolver técnicas de combate a esse comportamento. De início eu diria que você tem medo de falhar, de receber críticas, não conseguir aprovação,etc... Como você não vê o resultado imediato com a atividade física, você acredita estar falhando e é isso que te desanima antes de apresentar algum resultado.
Você se encontra em um processo de repetição, muito comum quando não temos consciência do "real" motivo que nos leva a tomar certas atitudes. É importante uma investigação de como está a sua auto imagem ou das funções que esse processo tem em sua vida, entre outras coisas, para que assim você consigo tomar as ações necessárias.
Através de uma sessão de Mapeamento é possível identificar qual a questão que está por trás dessa dificuldade.
Olá, entendo você se sentir angustiada por não conseguir resolver esta questão da forma mais rápida possível. No entanto, eu sugiro dar alguns passos para trás para pensar com mais profundidade sobre a questão de detestar o próprio corpo e depois entender se algo precisa mesmo ser feito a respeito, como por exemplo os exercícios. Ai sim, se este for o caso, pensar em quais exercícios seriam mais adequados para você poder começar e se manter em seu objetivo. Um percurso na psicanálise pode te ajudar a compreender a sua relação com o seu corpo, quais as questões que te impedem a começar, por que da dificuldade de se manter focada, como lidar com esta tristeza e daí por diante.
Pode mudar a emoção (tristeza). e também, fazer atividade, apesar da tristeza. É possível estar triste E não fazer exercícios, mas uma coisa não precisa estar atrelada a outra. Só que pode ajudar é um especialista que verifique de perto o que está acontecendo. Busque um em quem confie para auxiliar você nesta jornada.
O sentimento de insatisfação com o próprio corpo e a falta de motivação para se exercitar são problemas comuns que podem se alimentar mutuamente. A insatisfação com o corpo pode levar a um estado de tristeza e baixa autoestima, o que pode dificultar a motivação para se exercitar e cuidar da saúde. Por sua vez, a falta de atividade física pode contribuir para o aumento do peso e a flacidez muscular, o que pode aumentar a insatisfação com o corpo.

Segundo estudos, a atividade física tem efeitos positivos na saúde mental e pode ajudar a melhorar a autoestima e o bem-estar emocional. Um estudo de 2016 publicado na revista "JAMA Psychiatry" descobriu que a atividade física regular está associada a um menor risco de depressão. Outro estudo publicado na revista "JAMA Network Open" em 2019 encontrou que a atividade física regular está associada a um menor risco de transtorno de ansiedade.

Para quebrar esse loop negativo, é importante encontrar formas de tornar a atividade física mais agradável e acessível. Aqui vão algumas sugestões:

Escolha uma atividade física que você goste: Experimente diferentes tipos de exercícios até encontrar algo que você realmente goste e se sinta animado para fazer.

Faça exercícios com amigos ou familiares: Faça exercícios com amigos ou familiares para tornar a atividade mais divertida e social.

Faça exercícios em um ambiente agradável: Escolha um ambiente que você goste, seja na natureza ou em um espaço de ginástica que você se sinta confortável.

Comece devagar: Não se sinta pressionado a fazer uma quantidade exagerada de exercícios logo de cara. Comece com pequenas quantidades e aumente gradualmente.

Estabeleça metas realistas: Não se sinta desanimado se não conseguir atingir uma meta de exercícios exagerada. Estabeleça metas realistas e alcançáveis e celebra quando as alcançar.

Busque ajuda profissional: Se você estiver tendo dificuldades para se motivar para se exercitar, considere buscar ajuda de um profissional de saúde mental ou físico para obter orientação e apoio.
Olá, Fazer exercícios físicos nem sempre é uma coisa fácil para algumas pessoas. Às vezes precisamos enfrentar o nosso desânimo para sairmos da condição insuportável que nos encontramos. Só assim, abrimos caminhos para novas possibilidades. Você faz relação do seu seu desânimo à tristeza, tristeza essa, que sente por não gostar do seu corpo.
Infelizmente vivemos numa sociedade que impõe um padrão de beleza inatingível, e as mulheres são as mais afetadas por esse fenômeno socioeconômico. Seria importante você procurar um médico para tratar as questões físicas ou hormonais. Procurar uma atividade física que agregue uma “consciência corporal”, ou seja, uma aceitação do seu próprio corpo. Buscar um psicanalista ou psicólogo para melhor compreender essa tristeza. Certamente, sozinha fica muito mais difícil.

Estou à disposição…
Entendo como pode ser um ciclo difícil de enfrentar. Lidar com sentimentos de tristeza em relação ao corpo e a falta de motivação para se exercitar pode ser desafiador, mas existem maneiras de quebrar esse loop negativo. Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a lidar com essa situação:

1. Aceitação e autocompaixão: É importante lembrar que todos têm diferentes formas e tamanhos corporais. A aceitação de si mesmo e o cultivo da autocompaixão são fundamentais para superar a negatividade em relação ao corpo. Em vez de se criticar, tente se tratar com gentileza e aceitação.

2. Reflita sobre a perspectiva: Em vez de se concentrar apenas na aparência física, tente mudar o foco para o bem-estar geral e a saúde. Concentre-se nos benefícios do exercício para a sua saúde mental e física, em vez de se preocupar apenas com a aparência.

3. Defina metas realistas: Estabeleça metas realistas e alcançáveis relacionadas ao exercício e ao seu bem-estar. Comece com pequenos passos e vá aumentando gradualmente. Isso pode ajudar a criar um senso de progresso e motivação.

4. Encontre uma atividade que você goste: Experimente diferentes tipos de exercícios e atividades físicas para descobrir o que você realmente gosta. Encontrar algo que seja prazeroso pode ajudar a superar a resistência em relação ao exercício.

5. Busque apoio: Compartilhe seus sentimentos com pessoas de confiança, como amigos, familiares ou com um Psicanalista. Ele pode oferecer suporte emocional e ajudá-lo a lidar com os desafios emocionais relacionados à imagem corporal.

6. Pratique a atenção plena: A atenção plena pode ajudar a trazer mais consciência para seus pensamentos e sentimentos em relação ao corpo. Isso pode ajudar a reduzir a negatividade e aumentar a aceitação. Considere a prática de meditação ou ioga para incorporar a atenção plena em sua rotina.

7. Busque ajuda profissional: Se a tristeza e a negatividade em relação ao seu corpo estão afetando significativamente sua qualidade de vida, considerar buscar a orientação de um profissional Psicanalista, pode ser benéfico. Eles podem ajudar a explorar essas questões em um ambiente de apoio e fornecer estratégias adicionais para superar esse loop negativo.

Lembre-se de que a jornada para se sentir bem consigo mesmo e com o corpo é única para cada pessoa. Seja gentil consigo mesmo durante esse processo e procure ajuda quando necessário.
Entendo que você está presa em um ciclo difícil de lidar, onde a tristeza está ligada ao descontentamento com seu próprio corpo, e essa insatisfação pode impedi-la de se exercitar. É um desafio, mas existem maneiras de começar a quebrar esse ciclo. Vou oferecer algumas sugestões a partir da minha formação multidisciplinar.
Autocompaixão: Pratique a autocompaixão, que envolve tratar a si mesma com gentileza e compaixão, da mesma maneira que trataria um amigo que estivesse passando por dificuldades. Lembre-se de que todos têm imperfeições e que a autocrítica excessiva só amplia os sentimentos de tristeza e insatisfação.
Terapia: Considerar a terapia com um psicólogo ou psicoterapeuta pode ser muito benéfico. Um profissional pode ajudá-la a explorar suas emoções em relação ao seu corpo e trabalhar nas causas subjacentes da insatisfação.
Mudança de Perspectiva: Tente mudar a maneira como você vê seu corpo. Em vez de focar nas imperfeições, concentre-se nas coisas que seu corpo faz por você. Praticar a gratidão pelo seu corpo pode ajudar a cultivar uma atitude mais positiva.
Atividade Física Acessível: Em vez de pensar em exercícios como uma obrigação para mudar seu corpo, veja-os como uma maneira de cuidar de sua saúde mental e física. Comece com atividades físicas que você gosta e que sejam acessíveis, como caminhadas leves, dança em casa ou ioga. A prática regular de atividade física pode melhorar o seu ânimo.
Acolhimento Emocional: Quando estiver se sentindo triste, permita-se sentir e expressar essas emoções de forma saudável, seja por meio da escrita, arte ou conversas com alguém de confiança.
Construa um Sistema de Apoio: Compartilhe seus sentimentos com amigos ou familiares em quem confia. Eles podem oferecer apoio emocional e incentivo.
Acompanhamento Médico: Se sentir que sua insatisfação com o corpo está afetando seriamente sua saúde mental, é importante procurar um médico para discutir suas preocupações e discutir possíveis intervenções.
Lembre-se de que a jornada para melhorar sua relação com seu corpo e superar a tristeza pode ser gradual. Seja paciente consigo mesma e esteja aberta a buscar ajuda profissional quando necessário. Você merece amor e cuidado, inclusive de si mesma.
Te convidamos para uma consulta: Aconselhamento psicológico - R$ 230
Talvez, não seja um loop.
Fazer exercícios não vai obrigatoriamente fazer você deixar de detestar o seu corpo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!