Não me adaptei com o Diu de cobre. Posso usar o implanom como plano b ? Já tive trombose, tenho uma

2 respostas
Não me adaptei com o Diu de cobre. Posso usar o implanom como plano b
? Já tive trombose, tenho uma deficiente discreta de antitrombina III. Sigo anticoagulada
Não. Se você tem trombofilia , não pode fazer uso de métodos com hormônio estrogênio. Vc deve consultar um hematologista para lhe indicar o melhor método contraceptivo. Em muitos casos, pode fazer uso do DIU hormonal, já que a absorção é apenas local.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, vou tentar te ajudar esclarecendo um pouco e contextualizando sua dúvida.... quando existe um histórico de trombose e uma deficiência de antitrombina III — mesmo que discreta — a escolha do método contraceptivo realmente precisa ser muito cuidadosa. A boa notícia é que o Implanon® (etonogestrel) é considerado um método seguro para mulheres com trombofilia ou que usam anticoagulante, porque ele não contém estrogênio, que é o hormônio responsável pelo aumento significativo do risco de trombose. Os contraceptivos que você deve evitar são justamente os que têm estrogênio. Esses, sim, poderiam aumentar o risco trombótico. Já os métodos exclusivamente com progesterona, como o implante subdérmico, o DIU de levonorgestrel (Mirena/Kyleena) e a minipílula, são normalmente opções adequadas para pacientes com história de trombose. Como você não se adaptou ao DIU de cobre, o Implanon pode ser um “plano B” perfeitamente válido — desde que seu médico acompanhe a colocação e avalie outros detalhes da sua saúde, do anticoagulante que você usa e do padrão do seu ciclo menstrual. Em algumas mulheres, o implante pode causar alterações no sangramento, mas isso não traz risco adicional em relação à trombose. Portanto, na maioria das situações, sim, você pode usar o Implanon com segurança, e ele é até preferível quando existe risco trombótico, em comparação a métodos hormonais combinados. O ideal é só alinhar com o ginecologista que acompanha seu caso para ajustar o melhor momento da colocação e manter o seguimento adequado.

Especialistas

Brenda Diniz Rodrigues

Brenda Diniz Rodrigues

Ginecologista

Belém do Pará

Paulo Rodrigo Faria Rodrigues

Paulo Rodrigo Faria Rodrigues

Ginecologista, Especialista em diagnóstico por imagem

Campinas

Agendar uma visita
Mariana Morette Giampietro

Mariana Morette Giampietro

Ginecologista, Mastologista

Araçatuba

Agendar uma visita
Roberto Didier

Roberto Didier

Ginecologista

Sobral

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2423 perguntas sobre DIU mirena
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.