Nao sei que carreira seguir..Que tipo de profissional poderia me ajudar a encontrar uma saída? Gostaria

12 respostas
Nao sei que carreira seguir..Que tipo de profissional poderia me ajudar a encontrar uma saída? Gostaria de saber se todo psicólogo faz orientação vocacional...?
Nem todo Psicólogo trabalha com orientação profissional, mas o processo da psicoterapia pode ser um caminho eficiente para descobrir suas habilidades e então escolher uma profissão.
Digo isso pois a psicoterapia tem como objetivo o auto conhecimento, reconhecimento e desenvolvimento de habilidades que podem estar inativas, a busca pela autonomia em tomar decisões, lidar com as consequências das mesmas e reger sua vida de forma mais equilibrada e saudável.

É verdade que nem todo psicólogo realiza orientação vocacional, mas nem sempre a pessoa tem tempo para realizar uma psicoterapia para descobrir sua vocação, pois muitas vezes está sobre pressão do vestibular, ou já tentou várias faculdades e cursos e desistiu. Por isso recomendo que procure um Psicólogo que realiza Orientação Vocacional e de preferência com especialização em Psicodiagnóstico. A Orientação Vocacional é uma técnica baseada em Anamnese e Testes Psicológicos para avaliar as competências e áreas de interesse do sujeito, logo, não é um processo demorado como a psicoterapia e pode dar um direcionamento mais científico ao problema do paciente em escolher sua profissão.
A carreira profissional faz parte parte da sua vida como um todo e não há como separar pessoal de profissional.
Imagine trabalhar com algo que não gosta? Representa ficar mais da metade do dia insatisfeito.
Busque um profissional habilitado para lhe ajudar a escolher a melhor a sua carreira profissional e lembre-se sempre o mais importante é o que te faz feliz.
Tanto o processo psicodiagnóstico, quanto o psicoterápico podem ajudar alguém com as suas questões profissionais, de forma que vários psicólogos podem ajudar quem está passando por tais dificuldades. Contudo, um psicólogo que tem essa especialidade, um orientador profissional, terá mais recursos e experiência para ajudar quem está passando por tal dificuldade, uma vez que fez uma formação focada nisso, atende mais esses casos, e está atendo as peculiaridades e constantes mudanças da formação profissional e do mercado de trabalho, algo imprescindível a um bom orientador nos nossos dias.
Olá!
Como os colegas mencionaram busque ajuda de um psicólogo que trabalhe com a OVP - Orientação Vocacional Profissional como é chamada. Após o processo de orientação, que varia de 8 a 10 encontros, você pode dar continuidade com a psicoterapia, se assim achar necessário. Atualmente, realizo o processo tanto individualmente como em grupo. Um forte abc!
Olá! Existem psicólogos especializados em Carreira, Orientação Profissional e Vocacional. É diferente de terapia, na medida em que é um processo breve (no geral de 12 a 20 sessões, dependendo da complexidade), tem início, desenvolvimento e término e trabalha com foco na resolução da dúvida profissional. Geralmente está estruturado em três etapas, autoconhecimento, conhecimento das profissões e mercado de trabalho e Síntese/Conclusões. O profissional especializado utiliza instrumentos específicos reconhecidos pelo Conselho de Psicologia, de uso exclusivo do profissional psicólogo, testados, validados e voltados para clarificação de habilidades e aptidões profissionais. É uma área que exige um profissional habilitado e especializado no uso de tais instrumentos. Antes de consultar um psicólogo verifique sempre sua qualificação e se é um profissional preocupado com a constante atualização. E, antes de tudo, o sucesso de um processo depende da confiança que você terá no profissional.
Procure um psicólogo que faça Orientação Profissional, pois como os colegas acima mencionaram, nem todos trabalham com isso. A Orientação tem um prazo para finalizar (em média, dez encontros), portanto nesse momento irá te servir mais do que a terapia (para a questão específica). Alguns resultados da Orientação podem, inclusive, indicar uma psicoterapia.
Espero ter ajudado.
Boa sorte.
Realmente o momento da escolha é muito difícil em vista de um futuro tão imenso e incerto. O acompanhamento psicológico e a Orientação Profissional podem lhe ajudar a conhecer mais sobre você, não somente ao que quer ser, mas ao como ser, o que ser e ao ser... É muito mais que vocacional, pois engloba o ocupacional e a busca da sua identidade profissional. As pessoas podem ter uma visão equivocada, de que somente quem tem dúvidas sobre a profissão é que deve buscar ajuda. Enquanto, na realidade, a Orientação Profissional é uma medida preventiva, que visa apoiar o processo de maturação em relação à escolha. No processo de Orientação Profissional será possível trabalharmos o autoconhecimento, as características e personalidade, aptidão e habilidade, planejamento, a escolha profissional e o mercado de trabalho. Caso precise de acompanhamento ou para maiores esclarecimentos estou à disposição. Atenciosamente, Danielle Almeida.
Olá, sugiro realmente que procure um Psicólogo que trabalhe com orientação Profissional. Gostaria de ressaltar que hoje em dia, há diversos estudos específicos realizados e instrumentos científicos de avaliação psicológica (entrevistas e testes) nesta área, que auxiliam o profissional de Psicologia a atingir os resultados almejados.

Abraço!

Psicólogo Derek
Nem todo psicólogo faz Orientação Vocaciona/Profissional. Se desejar um trabalho focado nessa área procure um especialista.
Uma outra opção é buscar por um processo de Coaching de Carreira, mas nem todo Coach é psicólogo e os instrumentos e testes psicológicos validados só podem ser aplicados por um.
A psicoterapia é um caminho e pode ser efetiva para este fim, mas não tem o foco único na questão de Carreira.
Você tem várias opções, pesquise e escolha o que mais é compatível com o que está buscando.
Nem todo terapeuta trabalha com Orientação Profissional, interessante é buscar um que seja especializado nessa área. O processo terapêutico é um caminho que pode auxiliar bastante neste momento da escolha profissional, além da possibilidade de trabalhar o seu autoconhecimento e outro fatores emocionais que envolvem este tema.
A Orientação Profissional é uma das áreas contempladas pela Psicologia, mas nem todo psicólogo é especialista nela. É interessante que você dê uma pesquisada pra encontrar profissionais mais voltados pra essa área.