Nas depressões "comprovadamente" endógenas, a introdução de IMAO, ADT, ISRS, ISRN ou duals tem realmente
9
respostas
Nas depressões "comprovadamente" endógenas, a introdução de IMAO, ADT, ISRS, ISRN ou duals tem realmente se provado eficaz na remissão dos sintomas e na melhora da qualidade de vida do paciente? Sou portador dessa doença e depois de 22 anos frustrado com tantas tentativas e erros, penso em partir.
Quando o psiquiatra descreve antidepressivos, não é incomum que haja uma busca pelo medicamento ideal específico para cada paciente. O ganho pela amenização dos sintomas depressivos, muitas vezes vem com a perda em outros aspectos, causada pelos efeitos colaterais. Há que se buscar o remédio que menos afete o paciente nesses outros aspectos, e que diminua consideravelmente sua angústia. Importamente que seja feito um acompanhamento psicoterápico/psicanalítimo junto com o tratamento medicamentoso. Não se isole e não desista! Busque profissionais que te escutem e fale sobre sua dor. O não-dito é o que mais adoece.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sabemos que depressão não é quadro fácil e que é realmente frustrante essas tentativas e erros, mas infelizmente não existe um exame de indique qual o melhor antidepressivo a ser usado (como existe pra antibióticos, por exemplo), por isso essas trocas de medicação. Se você sente que o tratamento está sendo ineficaz, busque auxílio de outros profissionais pra ter uma segunda opinião mas não desista!
A sintomatologia da depressão é similar independente da classificação. A intensidade e frequência dos sintomas variam em cada paciente e a medicação prescrita por psiquiatra é, na maioria dos casos, eficaz trazendo bons resultados. A ineficácia do tratamento medicamentoso surge a partir de alguns pontos a serem observados atentamente pelo médico e também pelo paciente. Interrupções voluntárias do medicamento, informações relevantes que são encobertas e ausência de acompanhamento psicológico são alguns exemplos. A classificação da endogenia não exclui o tratamento psicológico tendo em vista que fatores externos podem estar servindo como coadjuvantes para a depressão. Na conjugação de tratamento psiquiátrico e psicológico o índice de êxito é muito elevado.
Não desista! Depressão tem cura e os medicamentos atuais são, de fato, muito modernos e eficazes. Porém, é importante a associação destes com o acompanhamento psicológico é imprescindível. Por mais que se trate de um quadro endógeno, a sua história de vida e o ambiente no qual você está inserido têm participação importante na forma como você está se sentindo. Procure ajuda de um bom profissional e você certamente verá uma luz no fim do túnel.
A associação da medicação e Psicoterapia é super importante para o alivio dos sintomas. Mudanças de pensamentos, sentimentos e comportamentos te ajudarão a lidar melhor com as situações do cotidiano. Nunca desista de você!!!
Olá! Não desista, o que está passando parece não ser fácil. Mas é possível sim. Envolva-se com o tratamento e não desista de você. Como já falado, cada caso é um caso. Agora, é só buscar apoio psicológico e psiquiátrico de forma casada. Segundo Aaron Back, as chances de dar um bom resultado e diminuir a recaída é bem maior. Espero ter te ajudado. Grande abraço!
A depressão endógena realmente exige um tratamento medicamentoso muitas vezes para a vida, e é possível estabilizar numa medicação adequado. No entanto a medicação não irá te dar propósito de vida, apenas te deixar mais estável para buscar o mesmo. A psicoterapia te ajudará a entender questões dinâmicas que contribuem para seu caso é dar possibilidade de transformá-los. Sei que está cansado, e vejo o pensamento de morte como um desejo que esta doença acabe. Como ela está em você entendo que parece que você precise ir junto, mas isso não é verdade. Reflita que partes da sua vida você gostaria que acabassem e quais gostaria de conseguir aproveitar. Ideação suicída é um sintoma da depressão, e não necessariamente seu desejo como um todo. Depressão tem tratamento, invista em um bom processo terapêutico para aliar a sua medicação. Fico a disposição
Pensar em partir é comum quando se sente cansado e sem esperança. Sendo portador de depressão endógena e havendo lutado por 22 anos contra ela, imagino que possivelmente com ajuda medicamentosa pois mostra na pergunta um certo grau de conhecimento e aparente indignação por não ter os resultados esperados. A depressão e um quadro complexo, que envolve o organismo mas também sua psique. E uma patologia que adoece o humano, e disso nao se cura com remédios, você precisa de um bom processo analítico, com um terapeuta que tenha condição amorosa e capacidade profissional comprovada. Você precisa estar acompanhado com alguém capaz de caminhar com você por caminhos internos "angustiantes" mas importantes de serem resolvidos. Sua forca ainda esta ai, logo busque um profissional de qualidade e com ele cuide de você, seu melhor investimento e você. Because you matter!!
Olá, como sua depressão é endógena ou seja de origem biológica, é importante investigar se é por desordem da tireoide, alteração hormonal ou outros fatores, e ser tratada essa causa, paralelo a isso tratamento com psiquiatra e psicoterapia comportamental cognitiva. Espero ter ajudado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Se a depressão pode ter tantas causas (ou agravantes) genética(o)s/química(o)s/hormonais, por que não pedem exames clínicos (ou direcionam a outros profissionais) p/ obter um diagnóstico mais preciso e tratar assertivamente a causa ao invés dos sintomas? (exemplo: hipotireoidismo - no qual a depressão…
- Estou tomando paroxetina a três dias e sentindo muito efeito colateral suores,tremores vontade de chorar é assim mesmo?
- Estava tomando desvenlafaxina , porém tive alguns sintomas de efeitos colaterais ,, é normal tomar desvnelafaxina na parte da manhã depois do café, e sentir moleza e tremor no corpo o dia todo ? E por quanto tempo pode tomar a desvenlafaxina ?
- Eu me sinto suficiente para mim, mas eu SEI que eu não sou o suficiente para outras pessoas próximas (pais e namorado). Como lidar com isso?
- Meu ex me deixou pro outra, começou a namorar no mesmo dia que terminou depois disso tô muito mal comigo mesma não tenho nem vontade de viver mais. Como posso superar isso?
- Bom fui ao psiquiatra e ele aumentou minha dose de bupropiona para 300mg quando será que vou sentir efeito, desde já agradeço
- O uso de fluoxetina pode estar relacionada a queda de cabelo?
- Sou tatuadora e tenho clientes com depressão e fazem uso de certos antidepressivos.E normalmente tenho que retocar as tatuagens feitas nesses clientes. Existe algo nessas químicas que ajudem a expulsar o pigmento?
- Como diferenciar tristeza passageira de um quadro de depressão que precisa de acompanhamento especializado?
- Boa noite, tenho depresso, ansiedade e transtorno bipolar leve, estou tomando clonazepan de manhã e de noite, ácido valproico e carbonato de lítio e mesmo assim estou tendo insônia, é normal? Devo buscar um especialista?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1237 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.