Neurofeedback tem bons resultados com autistas ?

20 respostas
Neurofeedback tem bons resultados com autistas ?
 Andre Fiker
Psicólogo
Guarulhos
O tratamento recomendado para autismo é a ABA (Applied Behavior Analysis), uma especialização dentro da terapia analítico-comportamental.

Se tiver interesse em profissionais que trabalham nessa linha, me mande uma mensagem, que posso fazer algumas indicações. Em todo caso o Centro Paradigma, que fica em Perdizes, SP, conta com profissionais muito bem qualificados em ABA.

Lembrando que, no autismo, a intervenção precoce é fundamental! O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível, de forma a possibilitar os melhores resultados possíveis.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Ajurymar Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Feira de Santana
Ola! A psicoterapia, independente da linha, terá resultados de o profissional for ético, comprometido e habilitado para desempenhar a função, assim como o desejo e comprometimento do paciente. Todo tratamento eh uma parceria entre paciente e profissional! Abraço
 Roberto Souza Mendes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Nova Iguaçu
Tenho tido bons resultados no consultório com trabalhos lúdicos para estímulo do neurofeedback.
Realmente existem várias abordagens psicológicas que podem ajudar. Eu sou humanista e trabalho de forma a capacitar o que o autista tem de melhor.
 Márcia Helena Andréa
Psicólogo
Santos
Trata-se de tratamento que monitora a funcionalidade de cérebro, fornecendo informações fisiológicas assim como as atividades cerebrais.
Considerando comportamento, cognitivo e subjetivo em tempo real.
A especificidade do tratamento pode apoiar também autista.
O neurofeedback para individuos dentro do espectro Autista pode muito bem funcionar estimulando áreas sonoras e visuais com boas respostas. E sempre focando um trabalho numa equipe multidisciplinar. É dar maior neuroplasticidade ao cerebro, melhor oxigenação e irrigação sanguinea .Assim condicionando comportamentos mais adaptativos no individuo. Estima-se que exista um caso de autismo para cada 110 individuos.
 Ana Fábia Martorano
Psicólogo
Recife
Neurofeedback tem como principal objetivo o treino das funções celebrais fazendo que o cérebro funcione de forma mais eficiente, aprimorando as áreas que estão disfuncionais com exercícios cerebral gradual de auto aprendizagem e auto regulação, fazendo com que o indivíduo aprenda por si só resolver questões relacionadas com a área mental, física e emocional. Vem sendo utilizado e tendo bons resultados para o tratamento do autismo. Mesmo não trabalhando com Neurofeedback e autismo, espero ter ajudado.
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Sim sim, os pacientes autistas se beneficiam muito com o neurofeedback. Eles vão trabalhar as funções do cérebro de forma mais eficiente e assim obter melhores respostas. Lembre-se que quanto antes começar o tratamento, melhor será!
 Telma Santos
Psicólogo
Recife
Um profissional que pretende ser referência no tratamento de autismo deve, obrigatoriamente, oferecer um atendimento multidisciplinar e estar a par dos mais modernos tratamentos.
Com o neurofeedback,é possível aproveitar a neuroplasticidade do cérebro para criar e treinar novas conexões, ajudando a reverter e/ou minimizar comportamentos autistas.
Depois de identificado o problema, procure um bom profissional para acompanhamento do caso, pois diferem entre si e é necessário que este isto seja feito por especialistas.
 Luis Anunciação
Psicólogo
Rio de Janeiro
Quem atua com isso, vai falar que funciona. Quem estuda sobre o assunto, vai falar que os resultados são inconclusivos. Recentemente, em um estudo randomizado, absolutamente nenhuma evidencia trouxe esse resultado e você pode consultar em Schöneberg (2017). Neurofeedback, sham neurofeedback, and cognitive-behavioural group therapy in adults with attention-deficit hyperactivity disorder: a triple-blind, randomised, controlled trial

Não recomendo em hipótese alguma modificar um tratamento que já esteja apresentando resultados satisfatórios (por exemplo, combinação de medicamento + terapia comportamental) por isso.

Espero ter ajudado.
 Gloria Maria Da Silva Lima
Psicólogo
Rio de Janeiro
Tratamento de autismo e longo dependendo do caso. Estou com um pré adolescente tem um ano agora que eu.estou vendo efeito, surpreendente.O autismo e uma sidrome que a pessoa tem dificuldades de socializar com outras pessoas.Mais com terapia vc usando técnicas da TCC da psicopedagogia e da psicomotricidade há um ganho e um desenvolvimento incrível.
 Adriana Vazzoler Mendonça
Psicólogo
Campinas
Sim, pessoas com autismo em qualquer grau podem se beneficiar muito com o neurofeedback porque os sintomas são atenuados e as potencialidades sao desenvolvidas. Nos nao trabalhamos com doenças, com CID, DSM, diagnosticos. Trabalhamos com os fenomenos que a pessoa apresenta, seja por autismo ou por qualquer outra causa.
 Raíssa Werneck
Psicólogo
Niterói
O neurofeedback é uma das inúmeras possibilidades de tratamento para o autismo, desde que o profissional saiba compreender as necessidades específicas de cada paciente e com o manejo clínico está pode ser uma das soluções.
Dra. Juliana Zen
Psicólogo
Caxias Do Sul
Já existe pesquisas cientificas que comprovam que um tratamento focado em treino cognitivo é muito eficaz nos casos de autismo. Como neurospicologa tenho acompanhado esta temática e os resultados são promissores. O diferencial? Buscar um profissional sério e capacitado. Não existe mágica. Existe exercicio e muito trabalho. Fico a disposição. linktr.ee/jubazen
Estudos demonstram que o Neurofeedback se tornou eficaz no transtorno do Autismo bem como de outros transtornos como o TDAH (Déficit de Atenção com Hiperatividade). A técnica não é invasiva, permitindo assim, treinar diretamente o cérebro melhorando a capacidade de concentração, atenção e memória.
 Irismar De Farias
Psicólogo
Manaus
Sim, com o neurofeedback o cérebro autista pode reconfigurar sua rede de conexões, podendo recurar total ou parcialmente sua capacidade de interação social e cognitiva.
 Tatiana Lima Bacelar
Psicólogo
Belo Horizonte
DEPENDE! Cada caso um caso, cada sujeito, um sujeito.
É preciso avaliar antes, para só então precisar uma resposta mais assertiva.
Dra. Leidiane Rosa da Silva
Psicólogo, Psicopedagogo
Goiânia
Os instrumentos de intervenção psicológicos são muito variados. Não devemos nos prender apenas a uma possibilidade de tratamento. Pode ser que o neurofeedback seja um excelente tratamento para crianças com diagnóstico de autismo. Mas uma técnica como esta não produz resultados sozinha. E necessário que a criança autista receba várias terapias com intuito de estimulação global de suas habilidades.
Atualmente o tratamento recomendado para o autismo é realizado na Análise do Comportamento Aplicada, juntamente com todo um processo multidisciplinar. Estudos indicam que quanto mais precoce for realizado estímulos nessas áreas mais eficaz se torna o tratamento.
Sim, pode ser benéfico.
Dr. Paulo S. Designe
Psicólogo
Santo André, SP
Recomendo que você procure onde há um profissional devidamente habilitado para o tratamento ABA (Applied Behavior Analysis).

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 13 perguntas sobre Neurofeedback
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.