O Alprazolam faz dar perda da memória com o passar dos anos?

3 respostas
O Alprazolam faz dar perda da memória com o passar dos anos?
Existem estudos que mostram que sim , mas ainda há controvérsias...

Os efeitos colaterais de Alprazolam mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento são depressão sedação, sonolência, ataxia, alterações de memória, dificuldade para articular as palavras, tontura, dor de cabeça, prisão de ventre boca seca, fadiga e irritabilidade.
Sugiro que vc faça Psicoterapia, juntamente com o tratamento medicamentoso
Seria interessante, caso sinta prejuízos na sua memória, que faça uma Avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico. Através de entrevistas, questionários, testes, escalas, observação clinica é possível averiguar se há prejuízos na sua cognição nesse "passar dos anos". São avaliadas: Atenção, Memória (imediata, longa, de curto-prazo, visual); Linguagem (escrita e falada), Processamento visual, Funções Executivas (tomada de decisão, flexibilidade), Habilidades sociais, comportamento, Personalidade, Coordenação motora...Com o laudo em mãos pode-se pensar em um plano de Reabilitação cognitiva (caso necessário) pensando em melhorar sua qualidade de vida. Se há dificuldades nas Atividades básicas de vida Diária (ABVD'S) pode ser um sinal de alerta. Exemplo: perder objetos, esquecer compromissos, precisar de ajuda para terminar tarefas, etc. É preciso avaliar o grau de desses esquecimentos, pois situações de estresse, ansiedade, o nosso humor, pode influenciar. Você pode tirar suas dúvidas com um Neurologista e juntos vocês verem a necessidade de uma Avalição mais profunda. Em relação ao tratamento medicamentoso é fundamental associar com terapia. Espero ter ajudado, abraço!