Tomo escitalopram de 10 mg há 4 anos e desde então estava com a ansiedade estabilizada. Porém, no mo

3 respostas
Tomo escitalopram de 10 mg há 4 anos e desde então estava com a ansiedade estabilizada. Porém, no momento estou passando por uma fase de vida muito difícil e as crises de ansiedade voltaram. Meu médico alterou a dose de 10 para 15 mg. Estou há 7 dias tomando 15 mg e tenho muita náusea , além de não conseguir comer nada na parte da manhã e da tarde… só consigo jantar e bem pouquinho.. isso tem me deixado um pouco ansiosa tb, passo a manhã um pouco nervosa. É normal esses sintomas no aumento de dose? Com quanto tempo tende a passar?
Dra. Marcela Amancio
Psiquiatra
São Paulo
Sim, é super normal os sintomas com o ajuste da dose. Tendem a melhorar com até 15 dias, porém se houver persistência dos sintomas seria necessário uma nova avaliação para ver a real necessidade do ajuste ou a melhor medicação pra o seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Como você teve uma boa resposta prévia ao Escitalopram e ainda estava em dose inicial, realmente ajustar a dose é uma tentativa inicial bem válida.
Podem ocorrer sintomas como náusea nas primeiras semanas após um ajuste, em especial se também tiver tido mudança do laboratório que você já estava habituado a comprar. Se necessário, não tem problema fazer uso de sintomáticos como Ondansetrona 4mg pra alívio nesse período. Contudo se o sintoma seguir muito intenso após duas semanas, procure o seu médico e se necessário retorne à dose de 10mg (evite suspender completamente sem conversar com ele antes).
Boa tarde, tudo bom?

Sim, é normal que você sinta náuseas, falta de apetite e um pouco de ansiedade no início do aumento da dose de escitalopram. Esses efeitos colaterais podem ser passageiros e geralmente tendem a melhorar dentro de uma ou duas semanas, conforme seu corpo vai se ajustando à nova dosagem.

É importante que você continue monitorando esses sintomas e, caso persistam ou se tornem mais intensos, é válido conversar com seu médico para ajustar o tratamento. Se você achar necessário, podemos rever o plano terapêutico juntos e buscar outras alternativas.

Estou à disposição! Um ótimo dia!

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1114 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.