O Alprazolam pode causar lapsos/perdas de memória ao longo do tempo? Exstem substitutos que não caus

4 respostas
O Alprazolam pode causar lapsos/perdas de memória ao longo do tempo? Exstem substitutos que não causam esse problema?
O alprazolam, assim como as outras medicações deste grupo, os benzodiazepínicos, pode levar a problemas de memória, desde esquecimento do que se fez logo após a tomada até dificuldades de rememorar episódios e de aprendizado. O tempo de uso e a dose estão relacionados a estas dificuldades, de modo que, na maioria dos casos, o uso deve ser breve. De modo geral, para tratamentos em longo prazo, há medicações mais seguras.

Boa tarde. Os benzodiazepínicos, a exemplo do alprazolam, agem nos receptores GABA do sistema nervoso central. São em geral utilizados como ansiolíticos, porém também têm propriedades hipnóticas, anti convulsivantes, miorrelaxantes e anti depressiva. Se ligam a vários receptores Gaba, dentre os quais o alfa 5, que tem função amnésica, por isso os lapsos de memória. Existe agentes hipnóticos não benzodiazepínico, como o zolpiden e a eszopiclona que não causam esse efeito colateral sobre a memória. Alguns anti depressivos também têm propriedade sedativa e podem ser utilizados. Porém em muitos casos apenas a mudança de hábitos e uma "higiene do sono" são suficientes para tratar a insônia, sem a necessidade de medicação alguma. Em outros, uma polissonografia pode ser necessário para avaliar a qualidade do sono e indicar um tratamento, por exemplo, para problemas respiratórios que estejam causando a insônia. O ideal é procurar um especialista para analisar o caso individualmente.
Sim, existem evidencias de que o uso dos benzodiazepinicos podem ocasionar perda de memória ao longo do tempo além de dependencia. No caso de ansiedade deve ser utilizado por curto periodo de tempo e o paciente deve passar por uma terapia de orientação cognitivo comportamental para aprender a controlar os sintomas de ansiedade sem necessitar de medicação. Os benzodiazepinicos nao tratam ansiedade, apenas tiram os sintomas. O tratamento padrao ouro da ansiedade/panico é feito com os antidepressivos e psicoterapia de orientação cognitiva. No caso da insonia o procedimento é semelhante, também com terapia e medicação (descartadas outras causas organicas). Existem sim medicações melhores para o tratamento de longo prazo. Mas o importante é buscar orientação médica.
Olá, boa noite. Sim, o uso do alprazolam, pode estar associado a perda de memória se usado por muito tempo. É importante que você busque um médico para trocar a medicação, se este sintoma na memória estiver atrapalhando a sua vida. Lembrando que, neste caso, o tratamento psiquiátrico precisa estar associado ao psicológico para o melhor resultado. Espero ter ajudado! Fique bem.