O ato de pensar fora os pensamentos faz bem à saúde?

33 respostas
O ato de pensar fora os pensamentos faz bem à saúde?
Olá, como vai?
Pensar é um ato importante, é tudo que trazemos à existência através da atividade intelectual. Por esse motivo, pode-se dizer que o pensamento é um produto da mente, que pode surgir mediante atividades racionais ou por abstrações da imaginação. Certamente, existem pensamentos saudáveis e não saudáveis, não conseguimos controlar tudo o que passa pela nossa mente, mas podemos aprender a organizar e selecionar o que devemos alimentar, isto é, manter em nossa mente ou não.O processo terapêutico permite que sejamos capazes de aprender a compreender e organizar nossos pensamentos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 110

Olá! Sim... a todo momento estamos pensando... é uma atividade inerente ao ser humano. Podemos questionar nossos próprios pensamentos, selecionando os que nos fazem bem e o que trazem prejuízos em nossa vida, como por exemplo os pensamentos catastróficos que podem gerar grande ansiedade.
Olá, como vai? Sim, o ato de pensar é importante, inclusive é algo natural. Pensar sobre emoções, sentimentos, fatos da vida ou outros assuntos é importante ao individuo. O que trabalhamos em terapia é a forma como estão estes pensamentos e emoções em seu cotidiano e se o conteúdo destes pensamentos estão sendo prejudiciais a sua saúde. Em resumo, basta caracterizarmos se estes pensamentos são indesejados ou não funcionais.
Fico à disposição para demais esclarecimentos.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 100
Olá, boa tarde. Sim, pensar fora dos pensamentos é uma prática que pode ser benéfica para a saúde mental e emocional. Os benefícios incluem redução do estresse, melhor controle emocional, resolução de problemas mais eficaz, autoconhecimento, diminuição da ansiedade e aumento da resiliência. No entanto, é uma habilidade que requer prática e desenvolvimento ao longo do tempo. O apoio de um psicólogo é valioso nesse processo.
O ato de pensar pode ser libertador!
A grande questão que precisa ser vista com cautela é se esse ato de pensar, nesse momento te traz saúde ou mal estar. Se te liberta realmente das prisões invisíveis que construímos ou se alimenta as crenças limitantes e consequentemente os pensamentos automáticos negativos.

Para checar isso, você precisa entender quais são as crenças que te limitam e os seus pensamentos automáticos negativos.

As crenças estão relacionadas com as regras, atitudes e suposições da pessoa ligadas as ideias rígidas sobre si e sobre os outros. São modos e opiniões mais profundos, que vão sendo formados desde a infância por meio das experiências e são cristalizadas no seu repertório como verdades incondicionais.

Os pensamentos automáticos negativos são falhas no processo de percepção e interpretação das informações e situações vivenciadas pelos sujeitos que influenciam os seus sentimentos e comportamentos diante dessas situações. Também chamados de distorções cognitivas, esses padrões de pensamento favorecem tanto o desenvolvimento de transtornos psicológicos como a manutenção destes.

No processo da psicoterapia o psicólogo avalia junto com a pessoa que está sendo acompanhada quais são as crenças de sustentação da vida da pessoa e se há distorções cognitivas, conduzindo assim o processo de restruturação cognitiva. Ou seja, de reorganização de pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Olá! O que significa para você "pensar fora do pensamento"?
É acompanhado de algum sentimento?
Tem um assuto específico? Como funciona?
O quanto o "pensar" é importante em sua vida?
Como se relaciona com seu dia a dia, com suas decisões?

Refletir sobre essas questões te possibilita ao autoconhecimento e conhecer o funcionamento dos pensamentos, as convenções e crenças que construimos ao longo da vida pode te libertar de amarras de si mesmo.

Ter um profissional para estar com você nessa jornada pode fazer a diferença!

Abraços
Todo ser humano pensa, porém nem sempre o faz de maneira reflexiva. O pensar espontâneo fixa-se no objeto pensado, ou seja, no fato em si; concluindo aí seu processo de conhecimento. Através da jornada de Autoconhecimento nos interessa “aprender a pensar”. Você pode perguntar: "Como assim aprender a pensar, Lu?" Isso significa passar de um nível espontâneo e imediato a um pensar reflexivo e ponderado.
Olá!

Na perspectiva psicanalítica, o ato de pensar sobre os próprios pensamentos e processos mentais pode ser uma ferramenta valiosa para compreender a mente e promover o bem-estar psicológico. O processo de introspecção e reflexão pode permitir que uma pessoa explore suas motivações, desejos inconscientes, ansiedades e conflitos internos. Ao se tornar mais consciente das camadas subjacentes da mente, uma pessoa pode ganhar insights sobre padrões de pensamento recorrentes, traumas não resolvidos e mecanismos de defesa que podem estar afetando sua saúde mental.

No entanto, é importante mencionar que a prática de refletir sobre os próprios pensamentos pode ser desafiadora. Às vezes, isso pode trazer à tona conteúdos emocionais difíceis de lidar, como lembranças traumáticas ou sentimentos de culpa e ansiedade. Portanto, é aconselhável que tal processo seja conduzido com o apoio de um profissional de saúde mental, como um psicanalista ou psicoterapeuta, que possa ajudar a pessoa a navegar por essas complexidades de forma segura.

A psicanálise valoriza a autoexploração como uma maneira de promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento, mas também reconhece que nem sempre é fácil ou benéfico lidar diretamente com certos conteúdos internos.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 220
Não compreendo o que você quer dizer com "pensar fora do pensamento", mas pensar pode trazer prejuízo à saúde em algumas situações como quando os pensamentos estão muito acelarados, repetitivos, são intrusivos ou ruminatórios. É importante você se observar e entender se está te trazendo sofrimento e procurar atendimento psicológico.
Oie! Tudo bem?

Então, o ato de pensar é importante, inclusive é algo natural. Pensar sobre as suas emoções, os sentimentos, ou as diversas situações da vida, é importante, é benéfico e tende a ajudar a ter mais esclarecimentos das coisas, das decisões a tomar, etc.
Porém, é preciso lembrar que nem todo pensamento é uma verdade absoluta, então aprender a questionar os pensamentos também é algo importante, ainda mais em algumas situações onde pensamentos negativos contra nos mesmos estão surgindo com bastante frequência. E o que trabalhamos em terapia é a forma como estão surgindo estes pensamentos e emoções em seu cotidiano, a frequência, e como está lidando com eles. Se o conteúdo destes pensamentos estão sendo mais prejudiciais do que benéficos a sua saúde. Enfim. Espero ter te respondido. Qualquer duvida, estarei a disposição para esclarecer. Pode entrar em contato comigo pelo psikarlapaiva.

Até mais!
Olá! Gostaria de entender melhor o que quis dizer com "pensar fora os pensamentos", mas pensar sim faz parte da nossa vida e os pensamentos podem ter uma função/consequência diferente para você. O que faz bem a sua saúde é algo muito particular, pois um pensamento que pode ser compreendido como prejudicial a uma pessoa, pode lhe fazer bem. Entendo que o mais difícil é entender quando um pensamento faz bem ou não e, o que podemos fazer para ficar bem com eles.

Muitas pessoas conseguem fazer as mudanças necessárias conforme a vida caminha, com os erros e acertos e com ajuda de atividades, pessoas e, até mesmo, profissionais como psicólogos. Se você acha que precisa de ajuda, pois não está dando conta de entender algumas coisas sozinho(a) ou apenas quer companhia nesse processo, tudo bem, não precisamos dar conta sozinhos, ok?
Espero que o que escrevi te ajude de alguma forma e fico à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Sim, pensar sobre nossos próprios pensamentos além de ser normal é importante para entendermos como estes se relacionam com nossas emoções e padrões de comportamento
Olá. Para dar-lhe uma resposta, é inevitável a pergunta: o que vc quer dizer com "O ato de pensar fora os pensamentos faz bem à saúde?". Como isso se dá pra vc? Não acho possível responder nada em relação a isso sem te ouvir mais, a não ser que você tem uma questão, que me parece importante, e que o melhor espaço pra você falar dela seria dentro de uma sessão de psicanálise. Abraço.
compactuo com os comentários de meus colegas de profissão, pensar é muito importante! Mas acrescento a importância de algumas reflexões como: Pensar demasiadamente e tudo ao mesmo tempo pode ser um sintoma de ansiedade e para algumas pessoas isso pode ser bastante complicado. Te indicaria um processo Psicoterapêutico para pensar com a ajuda de um profissional, sobre fatores importantes para sua evolução!
olá tudo bem! Pensar faz parte da vida é normal que nosso cérebro produza vários tipos de pensamentos, mas temos que estar atento quando esses pensamentos estão lhe prejudicando principalmente quando trazem medos e preocupações fora do normal, deixando a pessoa ansiosa, estressada, ou ás vezes apavorada por este pensamento, por isso é bom questioná-lo e ver se é tudo isso mesmo, se é algo a ser preocupante de verdade, se não esta conseguindo sozinho procure ajuda psicológica, lhe ajudando a verificar esses pensamentos, ter uma compreensão melhor destes e do tanto de valor colocado neles.
Olá. Sim, o pensamento e algo natural e essencial para nossa vida. Porém, em casos de muita ansiedade os pensamentos podem vir tudo de uma vez e nós causar muita ansiedade e dificuldades no dia a dia. Por este motivo eu recomendo que você procure ajuda profissional de um psicólogo para que ele possa ajudar você a lidar com estes problemas. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia online - R$ 100
Essa é uma pergunta interessante e complexa. O ato de pensar sobre nossos pensamentos, muitas vezes chamado de metacognição, pode desempenhar um papel importante na saúde mental.
A consciência e a autorreflexão são ferramentas valiosas para entender e gerenciar nossos estados mentais. No entanto, é importante notar que o impacto na saúde mental pode variar de pessoa para pessoa e depende de como esses processos são usados.
Refletir sobre nossos pensamentos pode ser benéfico quando:
1) Promove a autoconsciência: Pensar sobre nossos pensamentos pode ajudar a identificar padrões de pensamento disfuncionais, crenças negativas ou autocríticas que podem contribuir para problemas de saúde mental, como ansiedade ou depressão.
2) Facilita o autocontrole: A metacognição pode ajudar a desenvolver habilidades de regulação emocional, permitindo que as pessoas enfrentem o estresse, a ansiedade e outros desafios de maneira mais adaptativa.
3) Apoia a tomada de decisão: Pensar sobre nossos pensamentos pode melhorar a capacidade de tomar decisões ponderadas, avaliando as possíveis consequências e considerando diferentes perspectivas.
4) Fomenta o crescimento pessoal: A autorreflexão pode ser uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e o desenvolvimento de uma compreensão mais profunda de si mesmo.

No entanto, é importante observar que pensar obsessivamente sobre pensamentos de maneira negativa ou autocrítica pode ser prejudicial à saúde mental. Isso pode levar à ruminação, à ansiedade excessiva e à autocensura, que podem piorar problemas psicológicos como auto-critica excessiva ou auto-sabotagem.
Ola. Pensar é algo maravilhoso, um dom que nos torna únicos. No entanto as vezes precisamos nos psicoeducar nas capacidades cognitivas e na área socioemocional a fim de identificarmos nossos pensamentos. É preciso saber o que posso ou nao controlar em minha mente. Na psicologia a abordagem em TCC nos ajuda muito, bem como a linha humanista. Muito importante dialogar com o profissional que lhe acompanha.
Pensar é muito importante, talvez você queira dizer o pensar fora da caixa. Não pensar só naquela rotina do dia, pensar em coisas diferentes. Leitura, pensar, agir, tudo faz bem pra saúde... tudo na dose certa faz bem! Se precisar de auxilio de um profissional pode me chamar! Um abraço!
Olá, espero que esteja bem!
"Penso, logo existo" é a frase de Descartes. O ato de pensar é humano! Pensar, todos pensam, mas o que leva a pessoa a tirar proveito dos pensamentos é a reflexão.
No processo terapêutico, tentamos mostrar o poder da reflexão e pensamento, para que o indivíduo possa interiorizar o que acontece a sua volta, fazendo com que resignifique muitas coisas!
Espero ter ajudado!
Olá, como tem passado?
Não sei se entendi corretamente sua pergunta, mas pensar é um ato normal do ser humano, para tomar decisões, refletir sobre questões e eventos, reviver situações, rememorar momentos, entre outras finalidades mais. Todos os atos descritos anteriormente não necessariamente indicam algum problema a ser identificado, não necessariamente, mas pode ser que sim, vai depender do contexto da sua fala e do que tem a dizer sobre isso que te afeta.
Agora pensamentos que se repetem de maneira incessante, que te causam algum incômodo, algum sofrimento, alguma angústia, ansiedade e outras questões mais, podem ser sim analisados e solucionados em terapia também para você vir a ter mais qualidade de vida.
Espero ter ajudado.
Pensar fora dos pensamentos... é o processo de não se apegar aos pensamentos que vem na mente e simplesmente "deixar ir"... é como se pudesse se sentir livre de ter que dar conta ou de se responsabilizar pelos pensamentos que vem... não se identificando com eles... Sim, esse processo traz sensação de bem estar e calma interior... pois aos poucos você percebe que você não é seus pensamentos, mas que eles são apenas uma atividade da mente... e começa a adentrar no campo de quem você de fato é... Na Psicologia Budista e Humanista olhamos o ser humano como um todo. Uma boa jornada para você. Precisando de apoio, estamos por aqui.
Práticas de reflexão, contemplação ou mindfulness podem ser benéficas para a saúde mental, promovendo redução do estresse, melhoria da saúde mental, resiliência, foco e concentração, autoconsciência, criatividade e sono. No entanto, é crucial notar que pensamentos excessivos podem contribuir para a ansiedade. Equilíbrio e moderação são essenciais, e em casos de desafios significativos de saúde mental, é aconselhável procurar apoio profissional.
Bem vindo ao meu consultório on-line!
A sua pergunta diz que você está pronto para terapia. O espírito problematizador e de autoanálise. Deite no divã e aproveite para pensar e ressignificar a sua vida. Um forte abraço !
Ola, bom dia. Primeiramente seria importante entender melhor sobre sua colocação "pensar fora os pensamentos".
Pensar é importante e um ato inerente, sendo benéfico para a saúde mental, pois te ajuda a ter mais consciência e autorreflexão, o que traz benefícios na regulação emocional. Mas quando estes pensamentos são intrusivos ou ruminatórios, pode gerar mais ansiedade.
Oieee...tudo bem?
Complementando as respostas dos meus colegas acima, o ato de pensar e refletir sobre os acontecimentos mantem o equilíbrio biopsicoemocional, e exige muitas vezes esforço e força de vontade para treinar tal ato. É preciso, conviver com as demandas rotineiras, aceitando-as. Isso é algo que alivia os conflitos principalmente quando envolvem desequilíbrios emocionais, como explosões de irritação, ou melancolia exacerbada, que prejudicam em muito o estado de equilíbrio mental. Outro ponto é saber encarar situações de frustração, tendo em mente que nem sempre poderemos possuir tudo o que desejamos e nem mesmo ser como idealizamos. “É uma grande forma de higienização”,mental. Diante dos desafios, devemos minimizar a ansiedade a tal ponto que ela seja levada a um nível de importância muito baixo. A ansiedade desgasta a mente, que se torna, por vezes, inativa. A pessoa não reage, tornando-se sua refém e com altos prejuízos para o futuro. E quando temos o hábito de pensar, reduzimos essa ansiedade psicopatológica.
Não somos nossos pensamentos e a realidade não é o pensamento. Observar nossos pensamentos é estar consciente. A mente as vezes mente. Utilizando a observação e comparando com a realidade podemos questionar os pensamentos e deixa-los ir. Pensar sobre os pensamentos é a metacognição. Abraços.
Olá, como você está? Entendo que você está passando por um momento desafiador e quero que saiba que é muito corajoso da sua parte buscar ajuda. Pensar de maneira criativa e inovadora, ou seja, pensar além dos pensamentos e ideias convencionais, pode trazer vários benefícios para a saúde mental e física. Pensar fora da caixa é como acender a chama da criatividade e da inovação. Essa abordagem nos permite desafiar os limites do que é conhecido e explorar novos territórios do pensamento e da ação. Quando um desafio surge em nossa vida, é natural tentar solucioná-lo usando as ferramentas e conhecimentos que já possuímos. No entanto, ao pensar fora da caixa, podemos descobrir que existem outras ferramentas e métodos à nossa disposição. Em um mundo que está sempre mudando, nossa capacidade de adaptação se torna cada vez mais valiosa. Quando pensamos fora da caixa, aprendemos a ser flexíveis, a considerar diferentes perspectivas e a adaptar nossos planos conforme necessário. Pensar fora da caixa não é apenas uma habilidade valiosa, é também uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Portanto, pensar fora da caixa pode ser muito benéfico para a saúde mental e física. No entanto, se você está passando por dificuldades ou se sente sobrecarregado, é sempre importante procurar a ajuda de um profissional de saúde mental. Me coloco à disposição, abraços @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Pensar faz bem à saúde. Podem ter momentos em que pensamos mais e momentos que pensamos menos, mas de forma geral é uma boa prática, especialmente se temos algum objetivo com o pensar. Você perguntou se pensar fora os pensamentos faz bem à saúde, o que exatamente seria isso? Existem duas formas principais de pensamento, o pensamento-dirigido, aquele que colocamos nossa atenção e tentamos desenvolvê-lo de alguma forma. Esse tipo de pensamento geralmente exige esforço e acaba nos cansando. E há um outro tipo de pensamento, o pensamento-fantasia, ou associativo. Esse tipo normalmente surge em nós, são os devaneios, as fantasias, a imaginação. São muito importantes porque são expressões do psiquismo humano, é deles que vem a criatividade.

Mesmo dentro desses dois tipos de pensamentos há inúmeras maneiras de pensar. Algumas pessoas pensam com a sua própria voz em um monólogo, outras pensam em conversa, outras por meio de imagens. Outra maneira de pensamento que pode ser desenvolvida é a desassociação daquilo que pensa em nós. Podemos estar identificados com essa voz do pensamento, mas não somos necessariamente o pensamento, mas algo além, somos o que pensa, não o pensamento em si.

É importante averiguar com um profissional qual a natureza dos seus pensamentos, porque existem muitos distúrbios psiquiátricos que o pensamento e o ato de pensar, são severamente afetados. Espero que tenha conseguido esclarecer um pouco das suas dúvidas, boa sorte!
Olá!

De forma suscinta e direta é como disse Renè Descartes: "Penso logo existo". Portanto, pensar está inerente a vida humana. Porém saber se este pensamento é saudável ou não irá depender do conteúdo e da forma que este se revela a você.

Você anda tendo prejuízos em suas tomadas de decisão? Está tendo reações impulsivas devido a pensamentos rígidos? Está sendo facilmente influenciado por aquilo que absorve de conteúdo na sociedade?

Se você está tendo prejuízos com que anda passando pela sua cabeça, talvez seja o momento de consultar um especialista.
Olá, tudo bem contigo? Se eu entendi bem tua pergunta, queres saber se refletir sobre os próprios pensamentos é normal... Sim, a capacidade de reflexão a respeito dos nossos pensamentos é normal. Contudo, seria interessante entender o sentido e a função dos pensamentos e da reflexão, por exemplo, se estas vêm acompanhados de alguma sensação (agradável ou desagradável), algum sentimento, alguma imagem... Também, se estes pensamentos parecem ter sentido ou parecem vazios, se você consegue se desligar deles ou se eles "invadem" tua cabeça e você não consegue se desligar. Nos casos em que os pensamentos são sentidos como intrusivos, como obsessivos (não conseguir se desligar deles) ou acompanhados de sensações e imagens desagradáveis, gerando, por exemplo, ansiedade ou procrastinação, é importante procurar auxílio psicológico para entender os significados destes pensamentos, a função que eles desempenham na tua organização emocional e os gatilhos que os ativam. Espero ter ajudado na tua dúvida. Qualquer dúvida, fico à disposição para te ajudar.
Não entendi o significado de "pensar fora do pensamento", mas é válido ressaltar que o excesso de pensamentos pode ser prejudicial à saúde em certas circunstâncias, especialmente quando os pensamentos são acelerados, repetitivos, intrusivos ou ruminatórios. É essencial que você esteja atento se os seus pensamentos têm causado sofrimento, buscando ajuda psicológica caso necessário. Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá, tudo bem? Pensar é um comportamento (resposta) ao ambiente que você está inserido e vivendo. Porém, não podemos vê-lo, por isso o chamamos de comportamento encoberto. Temos a impressão que ser difícil identificar e acessar os pensamentos, entretanto através da terapia podemos encontrar ferramentas até para modifica-los. Você já fez terapia? O que acha de conhecer? Estou a disposição @suelensouza.psi