o diabetes tipo 2 é prejudicial a saúde dos rins? existe vacina para diabetes?

4 respostas


o diabetes tipo 2 é prejudicial a saúde dos rins? existe vacina para diabetes?
 Rodrigo Bomeny
Endocrinologista
São Paulo
O diabetes quando descompensado pode prejudicar a função dos rins. A hiperglicemia (excesso de glicose - açucar - no sangue) lesiona os vasos sanguíneos, podendo prejudicar a função dos rins e de outros órgãos, como os olhos (cegueira), coração (infarto) e cérebro (derrame).

Ainda não há vacina para prevenir o diabetes. Entretanto, é recomendado que pessoas com diabetes sejam vacinadas (além das vacinas do calendário vacinal) para pneumonia (pneumococo), gripe (influenza) e hepatite B.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Eugênio Giovanni R. Silva
Nutricionista
Águas Claras
O diabetes tipo 2, assim como os rins é prejudicial para todos os órgãos. É uma doença eminentemente de origem alimentar, portanto, não se deve usar remédios para doenças de cunho alimentar. Usa-se para remediar os sintomas e é por esta razão, que os médicos dizem que não tem cura. E não orienta os pacientes a procurar tratamento com nutricionista, deixando as pessoas dependentes de remédio pelo resto da vida. Existe uma vacina pra curar o diabetes: que se chama "carboidratos". O carboidrato é um macronutriente não essencial, ou seja, podemos viver sem ele e ou com o minimo possível. Procure um nutricionista funcional e informe-se. Boa sorte.
Dra. Carmem Braga
Nutricionista
Rio de Janeiro
Sim, o diabetes tipo 2 sem controle (com picos de hiperglicemia), prejudica os rins, devido a lesões dos vasos sanguíneos. Procure seguir um plano alimentar que mantenha seu nível de glicose sanguínea estabilizado. Não adianta fazer uso de medicação sem uma alimentação correta!
Abs.
Com o agravamento da diabetes pode sim prejudicar os rins. Como conseqüência da diabetes, os pequenos vasos sanguíneos do organismo são lesados e o rim torna-se incapaz de filtrar o sangue adequadamente quando os seus vasos sanguíneos são lesados. Neste caso a eliminação de um excesso de sal e água do organismo torna-se mais difícil e substâncias tóxicas acumulam-se no sangue. A insuficiência dos rins que resulta da diabetes é chamada nefropatia diabética. Ainda não há vacina para prevenir o diabetes. Para controle de diabetes é necessário um acompanhamento nutricional, para melhorar os hábitos alimentares.

Especialistas

Flavia Almeida

Flavia Almeida

Endocrinologista

Lavras

Camila Dias

Camila Dias

Médico de família

Brasília

Suzane Siqueira

Suzane Siqueira

Nutricionista

Parauapebas

Maria Cláudia Barbosa Oliveira

Maria Cláudia Barbosa Oliveira

Nutricionista

Lago da Pedra

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 283 perguntas sobre Diabetes Tipo 2
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.