O exame de liquor pode ser realizado em crianças sem sedação/anestesia?

2 respostas
O exame de liquor pode ser realizado em crianças sem sedação/anestesia?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Compreendo sua preocupação em relação à realização do exame de líquor em crianças. Esse é um exame delicado e, por isso, é natural que cause apreensão nos pais ou responsáveis. O exame de líquor, também chamado de punção lombar, é feito para coletar uma pequena amostra do líquido que envolve o cérebro e a medula espinhal. Ele é fundamental para diagnosticar ou descartar uma série de condições de saúde, como infecções, inflamações ou doenças neurológicas.

É importante saber que, na maioria das vezes, não é necessário o uso de sedação ou anestesia para realizar esse procedimento em crianças. Assim como em uma coleta de sangue, a punção é um procedimento rápido e, quando realizado por um médico treinado, é seguro e eficaz. O profissional que realiza o exame está preparado para minimizar qualquer desconforto e garantir a segurança da criança durante todo o processo. A diferença principal em relação à coleta de sangue está no fato de ser realizada em uma região considerada "nobre" do corpo, o que demanda experiência e técnica.

Antes do exame, o médico geralmente explica todo o processo aos responsáveis e pode usar estratégias para acalmar a criança, como distração ou apoio psicológico, dependendo da idade e do nível de ansiedade. Em alguns casos muito específicos, se houver uma indicação médica, pode ser avaliada a necessidade de medidas adicionais para garantir o conforto da criança, mas isso não é a regra.

Uma teleconsulta pode ser uma ótima oportunidade para tirar todas as suas dúvidas, avaliar a necessidade do exame no caso específico da criança e discutir alternativas ou orientações prévias para o procedimento. Plataformas como Doctoralia facilitam o acesso a médicos bem avaliados, especializados e preparados para ajudar. Hoje, a Telemedicina oferece não apenas conveniência, mas também segurança, especialmente em tempos de circulação de doenças infecciosas como COVID-19 e outras.

Com o atendimento online, você protege sua família, economiza tempo e aproveita os avanços da tecnologia para cuidar da saúde de forma prática e eficiente. Caso precise de uma segunda opinião ou orientações adicionais, posso ajudar em uma teleconsulta, guiando você nos primeiros passos dessa jornada. Mesmo que não seja necessário agora, visite meu perfil e redes sociais para ter nosso contato sempre à mão.

A Telemedicina está transformando o cuidado com a saúde. Aproveite essa inovação para cuidar do que realmente importa: o bem-estar da sua família.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Jennifer Jorge de Sales
Neurologista pediátrico
Fortaleza
Olá! A punção pode ser realizada sem a sedação, apenas com anestesia local. Porém, a maioria das crianças apresenta agitação (o que é natural), dificultando o procedimento. Quando se trata de um bebê, se torna mais fácil posicionar e realizar a punção sem sedação, mas nas crianças maiores, devido à dificuldade para permanecerem na posição correta, a sedação é importante. Espero ter ajudado!

Especialistas

Paulo Christo

Paulo Christo

Neurologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Punção lombar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.