Punção lombar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - punção lombar

Flavio Viana Aleixo

Flavio Viana Aleixo

Neurocirurgião, Neurologista, Especialista em dor

Rio Verde

Agendar uma visita
Renato Leal

Renato Leal

Neurologista

Petrolina

Agendar uma visita

Perguntas sobre Punção lombar

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Punção lombar

BOA TARDE. SIM É NORMAL. DURANTE A PUNÇÃO LOMBAR É COMUM A PONTA DA AGULHA ENCOSTAR EM UMA RAIZ NEURAL (NERVO) E PODE SER SENTIDO ESTE CHOQUE SIM.
1 respostas

Prezada senhora, a punção lombar é um procedimento médico invasivo, e a taxa de sucesso depende de muitos fatores, entre eles a colaboração do paciente, a anatomia da coluna vertebral e peso…
1 respostas

Especialistas falam sobre Punção lombar

Procedimento pelo qual retiramos uma pequena quantidade de líquido que banha o cérebro para análise laboratorial. Consiste numa punção com agulha apropriada ao nível da região lombar. O exame é de rápida execução, cerca de 15 minutos. A análise deste material é importante para diagnóstico de meningite virais e bacterianas, serve para medir a pressão no interior do cérebro e é considerado parte do tratamento em situações que a pressão cerebral está elevada. É importante lembrar que este procedimento se refere a retirada do líquido e que o liquor deverá ser encaminhado para laboratório de preferência do paciente.

Patrick Teixeira Cateringer

Neurologista

Barreiras


A punção lombar consiste na coleta do líquido cefalorraquidiano (LCR, líquor) na medula espinhal, através da utilização de uma agulha, para exame citológico e também para injeção de quimioterapia com a finalidade de impedir o aparecimento (profilaxia) de células tumorais no sistema nervoso central ou para destruí-las quando existir doença (carcinomatose meníngea) nesse local. Sua principal utilização é no diagnóstico de infecções meníngeas, bem como de outras condições neurológicas.

Gilmar De Oliveira Dornelas Junior

Neurologista

Campo Grande


Punção lombar é o procedimento médico no qual podemos retirar e analisar o liquor (líquido que reveste o cérebro e a medula). Uma agulha fina é introduzida na região lombar. Antes, porém, é realizado anestesia local para evitar desconforto. Através do liquor podemos determinar se existe infecção no sistema nervoso central, doenças inflamatórias, desmielinizantes, sangramento, dentre outras. Além disso, conseguimos medir a pressão do liquor. O procedimento quando realizado com boa técnica é seguro. No local da coluna onde se realiza a punção (parte inferior da lombar) não existe mais medula espinhal, sendo assim não há chances de lesão da medula. Pode ser realizado em crianças e adultos.

Luis Felipe Quirino Cavalcante

Neurologista

Maracaju

Quais profissionais realizam Punção lombar?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.