o exame de sangue oculto duas vezes positivo e na terceira negativa em intervalos de 5 a 10 dias o que

3 respostas
o exame de sangue oculto duas vezes positivo e na terceira negativa em intervalos de 5 a 10 dias o que significa?
As lesões intestinais, como os pólipos e os tumores, muitas vezes sangram de maneira discreta. Esse sangramento pode ser detectado no exame de sangue oculto.
Entretanto, nem sempre o sangramento ocorre o continuamente o tempo todo.
Dessa maneira, é possível que em um mesmo paciente o exame de sangue oculto seja positivo em um momento e negativo em outro.
Desse modo, assim que um exame é positivo torna se fundamental investigar o intestino, em geral através de uma colonoscopia.

O exame de sangue oculto nas fezes, ou "PSOF", é um exame de triagem para o cancer colorretal e pólipos de intestino grosso.
É um exame de fácil aplicação e barato.
O paciente deve seguir uma dieta que não "confunda" o resultado do exame (este pode ser um fator de o exame dar positivo sem ter lesões - falso positivo).
À PSOF positiva em mais de uma amostra sugere que seja realizada colonoscopia.
A colonoscopia é um exame da mucosa colônica (pele do intestino grosso), com visibilização direta e possibilidade de retirar material através de biópsias e polipectomia. É um exame que tem maior grau de confiabilidade para o diagnóstico dos pólipos e cancer colorretal.
A eliminação de sangue nas fezes, seja por pólipos, tumores ou doenças orificiais nem sempre é constante, então pode haver essa diferença nas coletas. O importante é que com um único exame positivo, você já tem indicação de colonoscopia para que seja investigada a origem desse sangramento.