O médico clínico-geral [generalista] pode realizar o diagnóstico e tratar com medicação uma pessoa

8 respostas
O médico clínico-geral [generalista] pode realizar o diagnóstico e tratar com medicação uma pessoa diagnosticada com depressão, transtorno de ansiedade generalizada ou transtorno de ansiedade social, a popular fobia social ou timidez patológica?
Resumindo, é obrigatório o tratamento com psiquiatra?
Qualquer médico pode tratar transtornos mentais, assim como qualquer médico pode tratar hipertensão, diabetes, asma, epilepsia, etc.
Existe a recomendação de o clínico geral encaminhar o paciente para avaliação com o especialista em determinadas situações como não melhora com o tratamento empregado, múltiplas comorbidades, transtornos graves, etc. Mas mesmo isso é uma recomendação e não uma obrigação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Mayra Kruse de Morais
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Olá, boa tarde. O tratamento com o psiquiatra não é obrigatório, e sim, o clínico geral pode tratar. Porém, é bem provável que o psiquiatra esteja mais atualizado em relação aos melhores e mais modernos tratamentos, bem como ações específicas de medicamentos, já que todos os seus estudos são focados nessa área, enquanto o clínico geral tem que estudar um campo muito mais amplo de doenças.
Não se esqueça que além do tratamento medicamentoso, no caso de depressão é fundamental também o acompanhamento com psicólogo e psicoterapia, que vai tratar a causa dos sintomas e prevenir novas crises!
Há indicação, não obrigação. Há algumas possibilidades de tratamento.
 Silvia Prado
Terapeuta complementar
São Paulo
O médico clinico pode indicar o medicamento, porém sempre recomendo procurar um especialista que é o Psiquiatra.
Lembrando sempre que a Psicoterapia é fundamental neste processo.
Olá. O médico graduado pode sim tratar transtornos mentais. O médico especialista em determinada temática, no entanto, terá estudos aprofundados e muito provavelmente mais experiência com pacientes que possuam a mesma demanda que você.

Para transtornos mentais e emocionais, sugiro estar com um psiquiatra sim.

Sugiro estar com um psicólogo para acompanhamento semanal .
 Yohann Eiji Mori Saracho
Psicólogo, Psicanalista
Londrina
O clínico geral não possui a obrigação de encaminhar um caso de depressão ao psiquiatra, assim como um problema do coração não precisa necessariamente ser encaminhado ao cardiologista, porém, é sempre recomendável que o paciente seja atendido pela especialidade que comporta melhor a sua demanda. Além do tratamento medicamentoso, torna-se igualmente necessário que haja o acompanhamento de um psicólogo, abordando de forma multidisciplinar a questão apresentada pelo paciente.
Embora um (médico generalista ) possa prescrever medicamentos, o mais indicado é indicá-lo a um médico psiquiatra que tem um conhecido amplificado entorno de doenças mentais e sobre medicamento adequado para cada caso.Em seguida esse poderá encaminha-lo a um psicólogo, para cuidar da causa da problemática. Visto que ansiedade, fobia social e timidez tem um execelente resultado na psicoterapia cognitiva comportamental. Abcs
 Taciane Motta Marconato
Psicólogo, Psicanalista
São José do Rio Preto
Olá, boa noite!

Obrigatório não é, qualquer médico pode prescrever medicação psiquiátrica. No entanto, o mais adequado é que se procure um psiquiatra.

Espero ter ajudado! Um abraço!!!

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1235 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.