O meu filho hoje tem 5 anos e meio, e desde que começou a falar, fala como o cebolinha! não consegue

11 respostas
O meu filho hoje tem 5 anos e meio, e desde que começou a falar, fala como o cebolinha! não consegue falar aranha, por exemplo, ele diz alanha, já no caso de arranhar, ele consegue falar perfeitamente. O que devo fazer para corrigi-lo?
Olá!
O som do /r/ de aranha é produzido diferente de arranha.
O primeiro é feito à partir de vibração de ponta de língua na papila palatina - frente do palato - e o segundo é um som mais gutural, ou seja, são articulados em locais e modos diferentes na boca. Claro que estou explicando de forma simples, mas isso quer dizer que o fato de falar o /R/ não garante a articulação do outro.
O procedimento é procurar uma Fonoaudióloga para avaliação completa e posterior terapia para aquisição do fonema em questão.
Sem avaliar a criança não tem como passar exercícios, pois o que impede de pronunciar esse som pode ser por fatores diferentes de um paciente para outro.
E, além disso, tem o fato de que os exercícios devem ser realizados com supervisão da profissional por vários outros motivos.
Quanto mais cedo procurar uma profissional, melhor para o seu filho.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você deve procurar um fonoaudiólogo para que seja feita uma avaliação. Ele pode não ter adquirido o fonema por ter baixo tônus em alguns órgãos fonoarticulatórios, ou mesmo, não saber como posicioná-los para produzir o som. Pela idade é recomendável fazer acompanhamento junto ao fonoaudiólogo, já que em breve ele entrará para o ensino fundamental.
Em primeiro lugar deve levá-lo no fonoaudióloga e talvez ela encaminhe ao psicólogo, pois há palavras faladas corretamente e outras com maior dificuldade , ele parece demonstrar facilidade.
Agora há informações que precisam ser repassadas, para complementar o diagnóstico.
Espero ter podido auxilar.

Abraço,
Cláudia
Essas trocas são normais ao longo do desenvolvimento. Entretanto, aos quatro anos já é esperado que a criança fale o R de aRanha e aRaRa.
Se isso não está acontecendo seria recomendável procurar um fonoaudiólogo para que essas trocas não ocorram.

Espero ter ajudado.
Abraço!
Ele deve ser submetido a uma avaliação fonoaudiológica, assim terá uma orientação própria e adequada.
Embora as letras sejam iguais o sons são diferentes, envolvem formas diferentes de serem produzidos. Seria muito importante a avaliação de um fonoaudiólogo para identificar onde está a dificuldade para aquisição e assim auxiliá-los de forma adequada.
Olá! como seu filho já tem 5 anos e meio sugiro que procure uma fonoaudióloga para avaliação e terapia pois nessa idade a criança já apresenta capacidade para falar corretamente todos os sons da fala. Quanto antes iniciar a fonoterapia melhor para evitar que os erros da fala apareçam também na escrita devido o processo natural de alfabetização em que a criança se apoia na fala para escrever, então, se a criança fala escreverá errado. Abs
deve levá-lo ao fonoaudiólogo para avaliação e terapia. Dependendo do diagnóstico, é um processo simples e rápido de se resolver.
O (r) produzido na palavra aranha e arranhar são produzidos de formas diferentes. Uma fonoaudióloga poderá fazer uma avaliação e encaminhar seu filho para uma terapia direcionada aos achados. Provavelmente não é nada grave, porém é importante que a terapia seja iniciada logo para que essa troca não migre para a escrita e leitura no processo de alfabetização.
É só não esperar mais, leve seu filho na Fonoaudióloga que ela irá realizar uma avaliação e iniciar a Fonoterapia voltada para aquisição deste fonema, pense nos sons como formas de articulação, veja que o /R/ e o /r/ embora sejam a mesma letra apresentam sons e movimentos orais de articulação diferentes.
Olá!! A articulação do /R/ na palavra ARANHA é diferente do /R/ na palavra ARRANHA. É importante realizar uma avaliação fonoaudiológica para se fazer um diagnóstico com relação ao desenvolvimento da fala de seu filho e , se necessário, um tratamento para adquirir todos os sons da fala

Especialistas

Jane Celeste Guberfain

Jane Celeste Guberfain

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Marcia Francklim

Marcia Francklim

Fonoaudiólogo

Bariri

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Rosângela Travassos

Rosângela Travassos

Fonoaudiólogo

Campina Grande

Ana Cristina Homem

Ana Cristina Homem

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 91 perguntas sobre Distúrbios da fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.