O meu filho hoje tem 5 anos e meio, e desde que começou a falar, fala como o cebolinha! não consegue

11 respostas
O meu filho hoje tem 5 anos e meio, e desde que começou a falar, fala como o cebolinha! não consegue falar aranha, por exemplo, ele diz alanha, já no caso de arranhar, ele consegue falar perfeitamente. O que devo fazer para corrigi-lo?
Olá!
O som do /r/ de aranha é produzido diferente de arranha.
O primeiro é feito à partir de vibração de ponta de língua na papila palatina - frente do palato - e o segundo é um som mais gutural, ou seja, são articulados em locais e modos diferentes na boca. Claro que estou explicando de forma simples, mas isso quer dizer que o fato de falar o /R/ não garante a articulação do outro.
O procedimento é procurar uma Fonoaudióloga para avaliação completa e posterior terapia para aquisição do fonema em questão.
Sem avaliar a criança não tem como passar exercícios, pois o que impede de pronunciar esse som pode ser por fatores diferentes de um paciente para outro.
E, além disso, tem o fato de que os exercícios devem ser realizados com supervisão da profissional por vários outros motivos.
Quanto mais cedo procurar uma profissional, melhor para o seu filho.

Você deve procurar um fonoaudiólogo para que seja feita uma avaliação. Ele pode não ter adquirido o fonema por ter baixo tônus em alguns órgãos fonoarticulatórios, ou mesmo, não saber como posicioná-los para produzir o som. Pela idade é recomendável fazer acompanhamento junto ao fonoaudiólogo, já que em breve ele entrará para o ensino fundamental.
Em primeiro lugar deve levá-lo no fonoaudióloga e talvez ela encaminhe ao psicólogo, pois há palavras faladas corretamente e outras com maior dificuldade , ele parece demonstrar facilidade.
Agora há informações que precisam ser repassadas, para complementar o diagnóstico.
Espero ter podido auxilar.

Abraço,
Cláudia
Essas trocas são normais ao longo do desenvolvimento. Entretanto, aos quatro anos já é esperado que a criança fale o R de aRanha e aRaRa.
Se isso não está acontecendo seria recomendável procurar um fonoaudiólogo para que essas trocas não ocorram.

Espero ter ajudado.
Abraço!
Ele deve ser submetido a uma avaliação fonoaudiológica, assim terá uma orientação própria e adequada.
Embora as letras sejam iguais o sons são diferentes, envolvem formas diferentes de serem produzidos. Seria muito importante a avaliação de um fonoaudiólogo para identificar onde está a dificuldade para aquisição e assim auxiliá-los de forma adequada.
Olá! como seu filho já tem 5 anos e meio sugiro que procure uma fonoaudióloga para avaliação e terapia pois nessa idade a criança já apresenta capacidade para falar corretamente todos os sons da fala. Quanto antes iniciar a fonoterapia melhor para evitar que os erros da fala apareçam também na escrita devido o processo natural de alfabetização em que a criança se apoia na fala para escrever, então, se a criança fala escreverá errado. Abs
deve levá-lo ao fonoaudiólogo para avaliação e terapia. Dependendo do diagnóstico, é um processo simples e rápido de se resolver.
O (r) produzido na palavra aranha e arranhar são produzidos de formas diferentes. Uma fonoaudióloga poderá fazer uma avaliação e encaminhar seu filho para uma terapia direcionada aos achados. Provavelmente não é nada grave, porém é importante que a terapia seja iniciada logo para que essa troca não migre para a escrita e leitura no processo de alfabetização.
É só não esperar mais, leve seu filho na Fonoaudióloga que ela irá realizar uma avaliação e iniciar a Fonoterapia voltada para aquisição deste fonema, pense nos sons como formas de articulação, veja que o /R/ e o /r/ embora sejam a mesma letra apresentam sons e movimentos orais de articulação diferentes.
Olá!! A articulação do /R/ na palavra ARANHA é diferente do /R/ na palavra ARRANHA. É importante realizar uma avaliação fonoaudiológica para se fazer um diagnóstico com relação ao desenvolvimento da fala de seu filho e , se necessário, um tratamento para adquirir todos os sons da fala