O meu filho tem 7 anos e autista não verbal mas descobri que ele escreve palavras até palavras difíc

3 respostas
O meu filho tem 7 anos e autista não verbal mas descobri que ele escreve palavras até palavras difíceis. Como faço para ajudar essa habilidade dele?
Incentive a escrita como forma de comunicação: ofereça materiais, use palavras para expressar desejos e sentimentos, e compartilhe com a escola e terapeutas. Valorize o interesse dele sem pressionar, mantendo o aprendizado leve e natural.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, boa tarde.

Esse aconselhamento serve para o caso de superdotação ou não. Procure profissionais capacitados para acompanhar e auxiliar no processo de aprendizagem de seu filho. Eles poderão indicar métodos de aprendizagem personalizados para as necessidades de seu filho. Lamento não estar sendo 100% exato com sua pergunta, mas acredito que desta forma você poderia surprir melhor essa demanda.
Recomendação fica para procurar serviços de pessoas com especialização na área do autismo, especialmente profissionais neuropsicólogos e psicopedagogos para desenvolver. Recomendo ainda mais que você procure clínicas multiprofissionais que atendam à demanda de pessoas autistas. Assim seu filho já terá à disposição um serviço multidisciplinar que vai suprir quase toda demanda pedagógica dele.
Muito interessante sim, e precisaria conhecê-lo para saber aproveitar essa habilidade, até para aproximar da fala. Sei que é muito difícil decidir o que a gente "só aceita" e o que a gente ainda acredita que pode melhorar, principalmente quando estamos falando de filhos com prejuízos ou deficiências. Você deve conviver muito com essa dúvida, até para aceitar o que não vai mudar e para poder afirmar isso para o mundo, e que o mundo o aceite como é. Mas não parece um cenário de se conformar que ele continue sendo não-verbal. Há intervenções para ajudá-lo a ter um mundo mais acessível, como podem propor a fonoaudiologia e a terapia ABA. Quanto mais cedo a intervenção, melhor a qualidade de vida, e aos 7 anos ele demonstra inteligência para tal. Inteligência significa a facilidade de aprender novas coisas. Imagine quanto ainda pode e vai aprender.

Especialistas

Paulo Alain de M. Querette

Paulo Alain de M. Querette

Psicólogo

Rio de Janeiro

Barbara Coutada

Barbara Coutada

Psicólogo

Rio de Janeiro

Giovanna Klüppel Strobel

Giovanna Klüppel Strobel

Psicólogo

Curitiba

Gabriela de Almeida Bessa

Gabriela de Almeida Bessa

Psicólogo

Manaus

Mateus Correa

Mateus Correa

Psicólogo

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 13 perguntas sobre Superdotação
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.