O meu tio teve infarto há 4 meses e saiu do hospital assintomático e tomando medicamento. No retorno

3 respostas
O meu tio teve infarto há 4 meses e saiu do hospital assintomático e tomando medicamento. No retorno ao médico, solicitou uma RM para verificar viabilidade miocardica. A FE estava em 47% em fevereiro e hoje caiu para 31%. Além disso, o laudo apontou perda de 32% da massa do VE. Qual a espectativa?
Trata-se de uma insuficiência cardíaca pós infarto, que acredito que tenha sido extenso. A evolução em alguns pacientes realente não é boa, necessitando a optimização máxima das medicações cardio protetoras na tentativa de evitar a dilatação progressiva do ventrículo e perda de função. Procure seu médico e verifique se as medicações estão nas dosagens máximas, incluindo inibidores endopeptidase neutra (neprisilina).

A perda de massa é consequência direta do infarto, células musculares morreram e foram substituídas por fibrose (cicatriz do infarto). 32% é uma estimativa da quantidade de músculo perdida. A fração de ejeção é uma estimativa percentual de quanto de sangue está sendo ejetado em cada batimento. Após o infarto ocorre uma remodelação do ventrículo esquerdo, quer dizer, ele muda de forma porque perdeu músculo e agora tem uma cicatriz, isso o enfraquece e diminui sua eficiência. geralmente o volume cresce (coração fica maior) e a fração de ejeção cai. O caso é de uma cardiopatia importante que necessita tratamento e acompanhamento cardiológico frequente pra toda vida, mesmo estando assintomático.
Olá.

A insuficiência cardíaca (coração grande) é uma das evoluções de alguém que teve um infarto agudo do miocardio. Será necessidade de uma avaliação com cardiologista para otimização medicamentosa e avaliar a necessidade de exames complementares. Gostaria de lembrar que esse valor percentual poderá variar de acordo com o médico que realizou o exame e poderá variar de acordo com o exame realizado (ressonância cardíaca x ecocardiograma).