O meu tio teve infarto há 4 meses e saiu do hospital assintomático e tomando medicamento. No retorno

3 respostas
O meu tio teve infarto há 4 meses e saiu do hospital assintomático e tomando medicamento. No retorno ao médico, solicitou uma RM para verificar viabilidade miocardica. A FE estava em 47% em fevereiro e hoje caiu para 31%. Além disso, o laudo apontou perda de 32% da massa do VE. Qual a espectativa?
Trata-se de uma insuficiência cardíaca pós infarto, que acredito que tenha sido extenso. A evolução em alguns pacientes realente não é boa, necessitando a optimização máxima das medicações cardio protetoras na tentativa de evitar a dilatação progressiva do ventrículo e perda de função. Procure seu médico e verifique se as medicações estão nas dosagens máximas, incluindo inibidores endopeptidase neutra (neprisilina).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A perda de massa é consequência direta do infarto, células musculares morreram e foram substituídas por fibrose (cicatriz do infarto). 32% é uma estimativa da quantidade de músculo perdida. A fração de ejeção é uma estimativa percentual de quanto de sangue está sendo ejetado em cada batimento. Após o infarto ocorre uma remodelação do ventrículo esquerdo, quer dizer, ele muda de forma porque perdeu músculo e agora tem uma cicatriz, isso o enfraquece e diminui sua eficiência. geralmente o volume cresce (coração fica maior) e a fração de ejeção cai. O caso é de uma cardiopatia importante que necessita tratamento e acompanhamento cardiológico frequente pra toda vida, mesmo estando assintomático.
Olá.

A insuficiência cardíaca (coração grande) é uma das evoluções de alguém que teve um infarto agudo do miocardio. Será necessidade de uma avaliação com cardiologista para otimização medicamentosa e avaliar a necessidade de exames complementares. Gostaria de lembrar que esse valor percentual poderá variar de acordo com o médico que realizou o exame e poderá variar de acordo com o exame realizado (ressonância cardíaca x ecocardiograma).

Especialistas

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Cardiologista

Bragança Paulista

Caio Tavares Silva

Caio Tavares Silva

Cardiologista, Médico clínico geral

Franca

Rodrigo Daghlawi Machado

Rodrigo Daghlawi Machado

Cardiologista

São Paulo

Carlos Mota

Carlos Mota

Cardiologista

Fortaleza

Roberta De Alvarenga Batista

Roberta De Alvarenga Batista

Cardiologista

Belo Horizonte

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 103 perguntas sobre Infarto Do Miocárdio
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.