O neuropediatra passou um exame de Avaliação neuropsicológica infantil para meu filho de 2 anos e 8

10 respostas
O neuropediatra passou um exame de Avaliação neuropsicológica infantil para meu filho de 2 anos e 8 meses, que ainda não fala, estamos tentando investigar o motivo da falta da fala, entre outros. Só que liguei em várias clínicas e a maioria me informou que só faz a partir dos 5 anos de idade. Será que o médico se equivocou ao pedir essa avaliação? Ou consigo fazer com essa idade?
Olá. Existem várias formas de se avaliar uma criança e há vários profissionais que o podem fazer. A falta da fala, como você diz, pode estar relacionada a fatores psíquicos que devem sim ser investigados, independentemente da idade.

Olá. O Neuropediatra do seu filho não está errado ao fazer o pedido. É possível sim realizar avaliação neuropsicológica nessa idade. Talvez vc esteja encontrando dificuldade pq não é uma faixa etária que todos os neuropsicológica atuem.
Bom dia o neuropediatra está super certo e atualizado, hj já temos testes que avaliamo-nos crianças recém-nascidas até 3 anos e meio... acabou de chegar no Brasil ano passado... o problema é o custo do material e do curso... por isso a dificuldade de encontrar profissionais atualizados ...
Como mãe faria o esforço de ter esse dado do meu filho... assim você consegue ajudar caso aja dificuldades e minimizar ao longo dos anos... esse trabalho é preventivo, mas com a possibilidade de Intervenções tbm ...
Precisamos parar de esperar os problemas acontecerem e cuidar o mais cedo possível.
O neuropediatra acertou na conduta. A Avaliação Neuropsicológica pode ser realiza até mesmo em bebês . No entanto, como já dito pelas colegas, demanda material de custo alto e curso específico (aplicação e análise dos resultados dos testes) e também de observação clínica do comportamento do paciente. Vale muito a pena procurar um profissional habilitado e, quanto mais cedo, entender e intervir (se for o caso).
Boa tarde, há sim a possibilidade de realizar a avaliação neuropsicológica de seu filho, porém é importante que você consiga fazê-la com uma neuropsicóloga especialista em Infantil. Já temos testes e escalas especificamente para crianças bem pequenas. Parabéns pelo zelo materno em buscar ajuda preventiva, quanto mais cedo cuidamos, mais possibilidades de sucesso e saúde!
Bom dia eu sou neuropsicologa e aconselho primeiro procurar um profissional de fonoaudiologia para investigar a linguagem e depois procurar a avaliação neuropsicologica .
Olá!!! A Avaliação neuropsicológica pode ser feita até mesmo em bebês. Ja temos baterias e escalas padronizadas que auxiliam com uma avaliação clínica e qualitativa.
Nobre mãe,
Geralmente o Neuropediatra e outros profissionais médicos (pediatra e psiquiatra infantil) solicitam a avaliação neuropsicológica para auxiliá-lo no diagnóstico, neste caso de criança pequena. O Neuropsicólogo tem a finalidade de investigar clinicamente a área cognitiva e comportamental identificando quais áreas estão prejudicadas ou não. Já a Avaliação Neuropsicológica (ANP), no caso de seu bebê, irá investigar as áreas: cognitiva, linguagem, Motora, Socioemocional e Comportamento, ressalta-se que a faixa etária de atendimento começar a partir de 01 mês de vida. Recomendo procurar um psicólogo especialista em Neuropsicologia infantil ou que tenha conhecimento em neurodesenvolvimento.
Procure um neuropsicólogo e pergunte se ele utiliza o teste SON-R, é uma bateria específica para esse tipo de caso, onde não há fala e a criança é muito nova. Além disso, há outras avaliações clínicas que podem ser feitas também pelo neuropsicólogo.
É possível sim realizar uma avaliação neuropsicológica infantil em crianças com a idade do seu filho (2 anos e 8 meses), embora possa ser mais difícil encontrar clínicas que realizem esse tipo de avaliação em crianças tão novas. É importante lembrar que o objetivo da avaliação é identificar possíveis dificuldades no desenvolvimento e fornecer um diagnóstico preciso e tratamento adequado, portanto, é fundamental buscar uma clínica especializada em avaliações neuropsicológicas infantis para realizar o exame. Se você não conseguiu encontrar uma clínica que aceite crianças com a idade do seu filho, pode ser interessante consultar o neuropediatra para obter mais informações e possíveis alternativas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800