O que a Terapia Sistêmica foca em relação ao Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência

2 respostas
O que a Terapia Sistêmica foca em relação ao Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) ?
A terapia sistêmica lida com o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual focando no contexto familiar e social, em vez de apenas nas limitações cognitivas do indivíduo. Ela analisa padrões de interação, comunicação e papéis dentro da família que podem influenciar o desenvolvimento e o bem-estar da pessoa. O objetivo é reorganizar essas relações, reduzir conflitos, fortalecer vínculos e criar um ambiente estruturado e acolhedor que favoreça a autonomia, a inclusão e a adaptação ao cotidiano.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Terapia Sistémica, em relação ao Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), tem um direcionamento mais inclinado para as relações, para os contextos e sistemas, do que tanto nas pessoas, nos indivíduos, uma vez que o indivíduo pertence, não só à família, como à escola, está inserido na comunidade onde habita, transita e desempenha funções, como também, uma relação com os serviços de saúde locais.
Quais os principais direcionamentos da terapia sistémica no TDI? A família é compreendida como um sistema central, um núcleo principal do contexto geral.
E, como sistema central, a família organiza-se em torno do diagnóstico, trabalhando os papéis familiares, de escuta, suporte, apoio, incentivo, cuidado, preocupando-se com a sobrecarga dos cuidadores do indivíduo com o transtorno, e, os padrões de interação, e, como se processa a interação familiar e dos cuidadores com este indivíduo com TDI, para evitarem-se danos maiores. E, evitar-se, também, a negligência involuntária, quando as ações e interações não são préviamente pensadas, e, assim, a contribuição com este paciente fica prejudicadas

A terapia sistémica contribui para evitar-se a superproteção excessiva do paciente, para que este possa desenvolver autonomia de ações e mais liberdade de comportamentos.

Quanto à comunicação e vínculos, a terapia sistémica facilita e incentiva as formas de comunicação, mais simples e claras, adaptadas às capacidades compreensivas da pessoa com TDI.
Fortalecendo, assim, vínculos afetivos e reduzindo os conflitos familiares, recorrentes. Ajuda a promover a escuta e a validação emocional de todos os seus membros, o que representa um acolhimento e aceitação, entre si, dos membros da família.
A terapia sistémica incentiva a independência, dentro dos limites reais do funcionamento intelectual.

Identifica as crenças familiares e reorganiza-as, no sentido de mudarem-se os discursos desvalorizadores do indivíduo com TDI, do tipo: "ele não consegue", "ela vai sempre depender"...)

Ajuda a família a dar apoio, sem anular o indivíduo. Fazendo perceber ao indivíduo, dentro do possível, que se acredita nas suas possibilidades e capacidades de ação.

Quanto ao manejo dos comportamentos desafiadores, a terapia sistémica entende os comportamentos-problema, como respostas relacionais e contextuais, não apenas sintomas.

E, ajuda a trabalhar mudanças no ambiente e nas interações pessoais, que originam e mantêm esses comportamentos desafiadores do paciente com TDI.
Orienta os cuidadores, munindo-os de estratégias consistentes no seu fazer profissional.
Quanto à inclusão social e rede de apoio, a terapia sistémica atua na articulação com a escola, o trabalho protegido, e, os serviços de saúde e assistência social.

Fortalecendo, assim, a rede de apoio formal, instituições de saúde, assistência social e cuidadores, e, a rede informal, das pessoas que dão apoio e suporte diário, sem serem profissionais habilitados.

Contribui para evitar-se o isolamento social da família.

Quanto ao impacto social do diagnóstico, a terapia sistémica, com as suas ferramentas terapêuticas, contribui para acolher os sentimentos de culpa, de luto, de medo e a frustração dos familiares.

Ajuda na ressignificação do diagnóstico, ao longo do desenvolvimento, ou seja, o diagnóstico não é necessáriamente uma sentença definitiva, pois, com o suporte formal e informal, há, por vezes, e muitas vezes, avanços e melhoras significativas. O diagnóstico é um ponto de partida para ações de melhoras e avanços de autonomia e comportamentais.

A terapia sistémica trabalha a compreensão e análise de diferentes momentos na vida do paciente com TDI, como seja, o que muda e é importante, na infância, na adolescência, e, na vida adulta. São estes os aspectos importantes que acredito possam ser úteis à compreensão do processo de cuidado, suporte e tratamento, ao paciente com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI).

Especialistas

Thaís Felini

Thaís Felini

Psiquiatra

Sorriso

Érica Meireles Leite

Érica Meireles Leite

Psiquiatra

Campo Grande

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

André Manzotti

André Manzotti

Psiquiatra

Maringá

Nathália Fraporti

Nathália Fraporti

Generalista

São Paulo

Marilia Joly

Marilia Joly

Médico clínico geral

Porto Feliz

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.