O que acontece com uma mulher que teve uma primeira vez traumática ao fazer sexo quando o cara não p

16 respostas
O que acontece com uma mulher que teve uma primeira vez traumática ao fazer sexo quando o cara não parou na hora que ela pediu para parar?
Compreendo que essa experiência traumática pode estar causando um impacto significativo em sua vida emocional e sexual. Primeiramente, é fundamental reconhecer a validade e a importância de suas emoções diante desse evento doloroso. O trauma pode afetar profundamente a forma como nos relacionamos com nossa sexualidade, nossa autoimagem e nossos relacionamentos em geral.

Como psicanalista, gostaria de enfatizar que você não está sozinha nesse processo. É normal sentir uma gama de emoções, como ansiedade, medo, raiva e tristeza, diante de uma experiência tão violadora. O trabalho terapêutico pode ser um espaço seguro para explorar essas emoções, compreender as possíveis repercussões em sua vida presente e, gradualmente, iniciar um processo de cura.

Explorar a relação entre essa experiência e suas percepções sobre sua própria feminilidade e sexualidade pode ser uma parte importante do processo terapêutico. É essencial reconstruir a confiança em si mesma, reafirmar seus limites e aprender a comunicar suas necessidades de maneira assertiva.
Lembre-se de que você não está sozinha nesse processo e que merece apoio e compaixão enquanto trabalha para curar as feridas desse evento traumático. Estou aqui para ajudá-la a encontrar maneiras de se sentir mais fortalecida e capacitada em sua jornada de autoconhecimento e crescimento emocional.
Um grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise

A primeira vez sempre é cercada de ansiedade, apreensão.
Se a primeira vez não foi bem e você fica receosa, se o nível de ansiedade fica elevado e causa sofrimento; sugiro que procure um atendimento psicológico e caso tenha uma pessoa de confiança procure conversar, desabafar.
No caso, se você pediu para parar e a pessoa não o fez, você sofreu uma violência sexual e poderá registrar este fato na delegacia da mulher, procure por assistência médica e psicológica.
Isso configura abuso sexual e estupro, com consequências de trauma de violência sexual. Entre as consequências estão: bloqueio sexual ou hipersexualidade, hiper vigilância, desconfiança, explosões emocionais, assexualidade, baixa auto estima, bloqueios profissionais, congelamento emocional, entre outros.
Existem abordagem própria na psicologia para tratar esses traumas, fico a disposição.
Infelizmente, sabemos o que acontece. Talvez, a pergunta mais importante seja: qual o sofrimento que esse acontecimento traz?
Olá. Sinto muito que sua primeira vez tenha sido traumática, realmente esse momento é cercado de apreensão, expectativa, mas ser traumático não é o esperado, nem que o ato configure algo criminoso, como estupro e abuso sexual. Aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para esse trauma vivido. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá! Não há uma resposta única ao seu questionamento, pois o destino dado ao evento traumático pode ser muito subjetivo, podendo ser expresso de inúmeras maneiras, inclusive sob a forma de sintoma. Contudo, acredito ser importante reforçar que relações sexuais saudáveis envolvem negociações contínuas e parcerias – passíveis de mudanças e de interrupções. Exatamente por conta disso, a falta de consentimento implica em agressão e/ou violência sexual. Desse modo, talvez seja interessante buscar um espaço seguro, onde possa compreender melhor o ocorrido e os desdobramentos singulares dele na sua história. Desejo que fique bem e espero ter ajudado!
Olá gostaria apenas de acrescentar que momentos de crise na vida das pessoas como esse, por ex, um trauma amoroso , precisa ser trabalhado em tratamento psicoterápico, para que possa ser transformado em algo bom.
Como a velha frase , tirar do q foi ruim algo bom, não e fácil mas sim e possível, em tratamento.
Estamos aqui.
Obrigada.
Fabiana Cruz Destro
Psicoterapeuta Psicanalista.
Primeiro, precisamos salientar que relação sexual sem consentimento configura estupro. Dito isto, posso imaginar o trauma de passar por isso, sobretudo na primeira experiência sexual, onde existem expectativas e desejos, que nesse caso, foram violados de muitas maneiras. Saiba que esta experiência não define sua vida afetiva e suas relações, você é muito maior que qualquer evento, por mais doloroso que tenha sido. Minha indicação é que você procure ajuda na psicoterapia, um bom profissional vai estar preparado para te amparar e te guiar no processo de reconstrução da sua autoestima, trazendo novas perspectivas e uma vida mais plena e satisfatória.
Olá, estive lendo alguns comentários aqui após sua pergunta. Gostaria de dizer que infelizmente você passou por uma experiência traumática cujos desdobramentos psíquicos podem ser variados... assim como alguns especialistas disseram, existem várias consequências, mas o mais importante no momento é que, se possível, encontre alguém com quem se sinta confortável para falar a respeito. Alguém em quem você confie. Aconselho que procure um profissional, pois sua escuta pode ser mais acolhedora e empática. Esquecer ou deixar de lado como alguns amigos ou pessoas próximas as vezes aconselham, pode não ser uma boa opção nestes casos. O que é prioritário neste momento é que você possa dar voz a essa experiencia para você, o que sentiu, como sentiu, como você está, com alguém que acompanhe esse processo com respeito e responsabilidade. Pra que haja o que chamamos de elaboração, dessa experiência. Desta forma talvez seja possível minimizar o impacto negativo que ela tenha nos seus relacionamentos e outras áreas da sua vida. Se quiser agendar um horário, fico a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
O que acontece com essa mulher, é sua pergunta.
Esta mulher não ser ouvida já é em si um desrespeito a ela como pessoa - em psicanálise dizemos, enquanto sujeito.
As relações, inclusive as afetivas, com ou sem erotismo, precisam ser mediadas pela capacidade de ouvir o outro.
Esta mulher soube dizer de um limite a ser respeitado por outra pessoa com quem estava se relacionando sexualmente. Lamentavelmente, não foi ouvida, e esse desrespeito transformou o que seria um prazer em uma agressão, e pior uma agressão contra seu corpo de mulher.
Quanto a o que acontece com essa mulher? O atendimento em psicanálise pode representar um cuidado dessa mulher consigo mesma. Um espaço para ela dizer mais de si e dessa experiência traumática. Principalmente para ela mesma se autorizar a decidir o acontecer si mesma enquanto mulher.
Olá. A situação que relatas tem no ato sexual algo de negação do pedido por parte da mulher. Infelizmente muitos homens justificam seu ato pela fantasia deturpada que um “Pare”, um “Não “, é uma artimanha feminina. Que o “não quero” é mimimi, ou provocação. Ou pior, o parceiro não considera o corpo e a vontade da parceira, somente o próprio desejo. Então o desrespeito e a violência estão explícitos. De fato, no teu relato não informas o grau de proximidade entre os envolvidos nem se havia alguma combinação sobre a relação acontecer ou não. Como a mulher vai lidar com o fato consumado vai variar, qual o lugar interno tal situação vai ocupar. Mas é importante que ela possa falar disso com alguém, que examine como se sente com relação ao fato e às questões sexuais, preferencialmente um profissional da área de saúde e caso seja necessário, iniciar um tratamento psicológico.
Olá, Você perguntou o que acontece , bem...
Todo trauma é ruim e pode acarretar problemas psíquicos diversos .
Procurar um ambiente seguro, onde possa conversar sobre o assunto é recomendado, a Terapia ajuda muito em momentos como esse, procure um profissional que possa ajudar a superar o momento traumático que vivido e a restabelecer o equilíbrio mental e emocional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 65
O que acontece é que ela foi estuprada, ou seja, ela foi objeto de um crime penalizado pela lei. Isso não é sexo, é estupro. O que vai acontecer ao nível físico, emocional e penal, vai variar muito em cada caso.
Sempre é importante falar com alguém que tenha experiência com o assunto, de forma que se entenda melhor a vivência sofrida.
Fico por aqui, se você quiser tratar o assunto. Gostarei muito de lhe acolher, seja que vc tenha passado diretamente por isso ou não.
Grande abraço.
Olá! Isso configura abuso.
O que conseguiu fazer em seguida?
Isso aconteceu recentemente?
Gostaria de conversar sobre o que está sentindo?
Muito importante se permitir falar sobre esse evento. Foi, de fato, uma experiência muito ruim, mas busque apoio profissional para lidar com esse trauma.
Entre em contato!
Te convidamos para uma consulta: Telemedicina - atendimento de urgência
Cada caso é um caso! Provavelmente, por ser a primeira vez, ela ficará muito impressionada com a situação e terá medo de se entregar sexualmente na próxima. Será importante encontrar um parceiro gentil e respeitador para que pouco a pouco, no ritmo dela, o ato sexual aconteça de forma natural, sem dor, com calma- c/alma e amor, de modo a reparar os danos fisiológicos e psicológicos que a primeira experiência causou. Será importante encontrar o parceiro que seja “antídoto” do primeiro.
Um abraço,
Lea
Uma experiência traumática como essa pode ter impactos significativos na vida de uma mulher. Ela pode desenvolver sentimentos de culpa, vergonha, ansiedade, medo e até mesmo distúrbios relacionados ao sexo, como disfunção sexual ou aversão sexual. Emocionalmente, pode afetar a autoestima e a confiança, levando a dificuldades em confiar em outras pessoas, especialmente em contextos íntimos. Pode também gerar um medo intenso de reviver a experiência traumática, o que pode dificultar ou impedir relacionamentos futuros saudáveis e satisfatórios. É fundamental que a mulher receba apoio emocional e psicológico adequado para processar e superar o trauma. Isso pode incluir terapia individual, terapia sexual, grupos de apoio ou outras formas de suporte psicológico. O objetivo é ajudá-la a reconstruir sua autoimagem, recuperar sua confiança e encontrar formas saudáveis de lidar com a experiência traumática, para que ela possa seguir em frente e desenvolver relacionamentos íntimos saudáveis e gratificantes no futuro.

Te convidamos para uma consulta: Terapia sexual - R$ 300

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!