O que define se eu tenho problema de concentração? Seria um tempo mínimo sem se desconcentrar?

14 respostas
O que define se eu tenho problema de concentração? Seria um tempo mínimo sem se desconcentrar?
Olá,

o principal elemento que você deve observar é o prejuízo que você pode estar tendo no seu dia a dia. Algumas perguntas norteadoras:

Você tem dificuldade em finalizar tarefas iniciadas?

Inicia muitas tarefas e não finaliza nenhuma?

Como fica sua concentração em tarefas que você gosta de fazer?

Muitas pessoas reclamam de sua falta de atenção e isso está interferindo nos seus relacionamentos?

Além disso, outros aspectos devem ser levados em conta como se você sempre foi distraído ou se está com maior dificuldade de concentração atualmente. Essa diferenciação pode indicar elementos de sua personalidade que tendem a ser mais estáticos e difíceis de serem mudados e de outro lado fatores estressores que podem estar impactando sua capacidade de concentração como falta de sono, problemas de memória, stress, etc.

De qualquer maneira se o que tem vivido está gerando incomodo ou sofrimento excessivo busque um profissional de saúde mental (médico, psicólogo ou terapeuta ocupacional) para uma avaliação mais acurada e se for o caso uma intervenção que ajude na redução do sofrimento e ganhos nas tarefas para as quais pode estar tendo dificuldade.

Olá! Uma questão como a concentração precisa ser avaliada diante de diversos âmbitos e os danos que isso pode estar causando nas suas vivências e dia a dia. É interessante observar também há quanto tempo a dificuldade vem se fazendo presente, se houve mudança de intensidade, observar se há ambientes e situações que fique mais complicado a concentração, se tem tido influência em memórias, entre outros fatores. Indico procurar um neuropsicólogo para uma avaliação ou uma psicoterapia para conseguir desenvolver e elaborar melhor essa questão. Se cuide!
Olá, quando você percebe que as tarefas que está disposto a realizar, são iniciadas, mas não concluídas. Ou quando para chegar ao final, você demora um tempo muito maior do que o normal, porque fica interrompendo a tarefa para fazer outras coisas menos importantes. Quando você está conversando com alguém, as de repente percebe que não está acompanhando nada daquilo que a outra pessoa está falando contigo. Ou você simplesmente sai para fazer outras coisas e deixa a pessoa falando sozinha... Estas são formas simples de observar se você é concentrado ou não! Observe suas ações, sua forma de lidar com o mundo a sua volta. Recomendo aqui que inicie a psicoterapia para ir trabalhando cada um destes cenários e, se possível, inicie também a prática meditativa. Vai0 perceber melhoras substanciais no meu poder de concentração. Qualquer coisa estou à disposição. Abs
Olá! Quem tem problemas de concentração apresenta dificuldade para se focar até mesmo nas simples tarefas do dia a dia. Algo que é feito naturalmente e rapidamente por alguém com facilidade de concentração demanda um esforço descomunal de pessoas que não se concentram tão facilmente.
Para amenizar esse sintoma, é possível adotar medidas comportamentais, como organizar a rotina por meio de agendas, checklists e aplicativos, evitar a procrastinação, se alimentar de forma saudável, ter um sono de qualidade e eliminar distrações.
As causas e a dificuldade podem acontecer por diferentes motivos incluindo depressão, estresse, tensão, fadiga, sobrecarga de trabalho, problemas emocionais e pessoais, ansiedade e déficit de atenção, um quadro bastante recorrente na infância. Para tratar a dificuldade de concentração, é essencial conhecer os motivos que levam o indivíduo a ser pouco concentrado. Por isso é fundamental que você busque ajuda de um psicólogo(a), no processo terapêutico você irá entender a origem da desatenção.

Espero ter ajudado, fico a disposição.

Com carinho,
Vanessa Masson

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
A concentração é uma habilidade cognitiva. Qualquer habilidade para virar um hábito dever ser treinada por meio da repetição. As vezes, a depender da quantidade de estimulação que a pessoa recebe, se concentrar em algo torna-se um desafio enorme. Por meio de uma terapia adequada e do seu próprio engajamento para treinar a sua concentração, você pode desenvolver esta habilidade até que ela se torne um hábito. Outros fatores também devem ser considerados como momento de vida, idade, medicação, nível de estresse, etc. Se isto estiver atrapalhando seus projetos e objetivos de vida, procure um profissional qualificado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
A concentração é um estado da mente e por isso um fenômeno super complexo. É útil e prazerosa. Se você suspeita carecer da capacidade de se concentrar e mesmo com treino tal como a leitura de livros ou a meditação não está conseguindo melhorar, pode ser útil você trabalhar a sua mente com a ajuda da psicoterapia. Desde já, recomendo deixar de assistir a televisão (salvo alguns minutos por dia e blocos bem escolhidos) e evitar, por exemplo, ambientes com vozes altas.
Olá! A melhor forma de fazer uma avaliação da sua concentração seria buscar um neuropsicólogo e solicitar que o mesmo investigue se há algo fora do esperado para a sua idade. Da mesma forma forma, ele poderá te indicar tarefas que auxiliem no desenvolvimento da concentração.
Espero que você encontre o que busca!
Fique bem!

A falta de concentração se caracteriza pela existência de problema para se focar em atividades cotidianas e pela consequente frustração por não completá-las. Quem tem problemas de concentração apresenta dificuldade para se focar até mesmo nas simples tarefas do dia a dia. Algo que é feito naturalmente e rapidamente por alguém com facilidade de concentração demanda um esforço descomunal de pessoas que não se concentram tão facilmente. Para amenizar esse sintoma, é possível adotar medidas comportamentais, como organizar a rotina por meio de agendas, checklists e aplicativos, evitar a procrastinação, se alimentar de forma saudável, ter um sono de qualidade e eliminar distrações. Além disso, é fundamental buscar auxílio profissional para entender a origem da desatenção.
A concentração é a capacidade de focar a nossa atenção em determinada atividade em contraposição a atenção dispersa, consiste em não se concentrar em determinada tarefa. As alterações da atenção podem ocorrer por diversos fatores por exemplo, qualidade da rotina, sono, alimentação e também por distúrbios neurobiológicos e neuropsicológicos como em quadros psicológicos. Para melhor compreender as dificuldades apresentadas sugiro procurar ajuda profissional.
Boa tarde amigo, tudo bem contigo? Então, essa é uma pergunta bem aberta e complexa de ser respondida, o ideal seria conhecer melhor seu contexto de vida para compreender em que áreas o prejuízo e/ou dificuldades estão sendo sentidas. De prontidão consigo te dar um retorno que depende da frequência e intensidade da dificuldade de concentração, quanto mais frequente e intenso for, maior a probabilidade de de fato existir um problema de concentração (cenários da vida diferentes, com pessoas diferentes, tanto em situações que você possa ter um interesse maior ou não, etc). Está bem? Sugiro que procure algum psicólogo de vertente cognitivo comportamental para averiguar melhor o que está acontecendo. Espero ter te ajudado, grande abraço e fica bem!
Existem muitas atividades na nossa vida que exigem atenção concentrada. Ou seja, focar a sua cognição para o trabalho que está sendo realizado. Muitas pessoas têm a dificuldade de se concentrar nas tarefas que realizam, por mais simples que sejam. Começam algo, mas deixam o trabalho inacabado, já passando para outra atividade. Uma pergunta que você deve se fazer é o quanto essa característica lhe incomoda e como tem prejudicado a sua vida profissional, intelectual e social. Esse é um bom parâmetro para avaliar essa concentração. Abraço
Olá, tudo bem? Vivemos em um mundo muito corrido, onde somo bombardeados por uma serie de informações, necessitamos fazer em diversos momentos mais de uma coisa ao mesmo tempo. Acaba sendo comum não nos concentrarmos em algo por um breve momento, sem ao menos percebemos, seria um mal dos tempos modernos por assim dizer. Contudo, quando essa falta de concentração começa a prejudicar o nosso dia-a-dia, trazer malefícios e prejuízos, entramos em um problema que merece atenção e tratamento seria uma falta de concentração já patológica.
Olá! Nesse caso teria que avaliar se essa questão é um problema na sua vida e se lhe causa algum tipo de sofrimento. Podemos pensar que se sua concentração é prejudicada e atrapalha atividades do seu cotidiano, talvez fosse melhor buscar uma ajuda profissional para avaliar.
Existem indicadores objetivos, que podem ser consultados com profissionais ou de qualquer outra forma. A questão é se o que você chama de problema de concentração está gerando um problema no seu desempenho ou na maneira como você deseja viver.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!