O que diferencia a ansiedade normal da patológica?

3 respostas
O que diferencia a ansiedade normal da patológica?
A ansiedade é um emoção que pode vir do medo ou da expectativa de algum evento mesmo que positivo. Assim temos uma ansiedade boa na criança que vê o dia das crianças chegando. Os pais prometeram aquele brinquedo tão sonhado e ela mal espera pelo dia. Temos também a ansiedade causada pelo medo de algum evento adverso. A ansiedade derivada do medo se torna patológica quando se torna uma constante na vida da pessoa e lhe causa sofrimento físico, emocional e social. Quando falo em sofrimento me refiro literalmente a um estado de insalubridade. As pessoas se adaptam ao sofrimento. Chegam a escondê-lo sob a forma "um traço de personalidade". Qualquer ansiedade que gere sofrimento deve ser investigada em consultório.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

A ansiedade normal é uma resposta natural ao estresse ou situações desafiadoras, como falar em público ou enfrentar um exame, e costuma ser temporária e proporcional ao estímulo. Ela pode até ser útil, ajudando a focar ou agir com cautela.
A ansiedade patológica, por outro lado, é mais intensa, persistente e desproporcional em relação ao que está acontecendo. Ela pode interferir na rotina diária, no trabalho, no sono e nas relações pessoais, causando sofrimento significativo. Quando a ansiedade persiste por longos períodos, sem um gatilho claro, e afeta negativamente a qualidade de vida, pode indicar um transtorno de ansiedade, que pode requerer avaliação e tratamento especializado.
Ansiedade é um sentimento humano como qualquer outro, sendo importante na perspectiva evolutiva para o planejamento de ações futuras e manejo de ameaças que podem ocorrer. Entretanto, quando esse sentimento passa a imobilizar o indivíduo, a gerar sofrimento e prejuízo funcional significativos, um transtorno ansioso deve ser investigado.

Especialistas

Ana Helena Finoti Gonçales

Ana Helena Finoti Gonçales

Psicólogo

Votorantim

Márcia Pereira da Silva

Márcia Pereira da Silva

Psicólogo

Goiânia

Livia Andrade

Livia Andrade

Psicólogo

Itu

Dayane Mendes Barbosa

Dayane Mendes Barbosa

Psicólogo

Ribeirão Preto

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Transtorno da ansiedade generalizada (TAG)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.