O que é a avaliação bioquímica e qual sua utilidade para emagrecimento?

5 respostas
O que é a avaliação bioquímica e qual sua utilidade para emagrecimento?
A avaliação bioquímica é a investigação feita por meio de amostra sanguínea para detecção de doenças associadas a carências e/ou excesso de determinados nutrientes e outras substâncias presentes no sangue.
A avaliação bioquímica é importante para o processo de emagrecimento por apresentar o perfil nutricional do paciente. E se caso estiver com excessos ou carências ocorre alterações metabólicas que consequentemente atrapalham o processo de perda ponderal.
Por exemplo, um organismo adequadamente nutrido garante a homeostase (equilíbrio orgânico de todos os sistemas corpóreos) os nutrientes são absorvidos e utilizados pelas células, cada um cumprindo a sua função. Assim, o resultado de um plano alimentar para a promoção da perda ponderal não será influenciada por excessos e nem carências nutricionais, pois de acordo com o resultado dos exames bioquímicos, traça-se um plano alimentar de acordo com as necessidades fisiológicas do paciente.

A avaliação bioquímica são exames auxiliares que permitem ao nutricionista avaliar melhor o seu paciente e assim relacionar sinais e sintomas relatados durante a anamnese e associar com possíveis carências ou excesso de nutrientes. Isto porque quando o consumo alimentar de certos nutrientes se encontra baixo, a concentração desses nutrientes também se reduzirá nos tecidos e líquidos corporais.

Além disto os exames são importantes para traçar diagnósticos, avaliar o estado nutricional, identificar carências nutricionais.

Relacionando com o emagrecimento ajuda a entender como está funcionando o metabolismo do seu paciente, facilitando na elaboração do plano alimentar de forma personalizada e individualizada.
Os exames bioquímicos são aqueles que analisam o seu sangue, por exemplo, hemograma, colesterol total, HDL, LDL, vitaminas... E a avaliação bioquímica, ou seja, a avaliação desses resultados do exame de sangue são muito importantes para avaliar se você tem alterações no colesterol sanguíneo ou deficiências de nutrientes que podem estar relacionados ao seu estado nutricional atual e que se tratados nutricionalmente ajudarão no processo de emagrecimento e cuidado com a saúde.
Avaliação bioquímica é avaliação por exames de sangue. Com ele, é possível entender como está o seu metabolismo, no caso de emagrecimento podemos avaliar se vc precisa e o quanto precisa, reduzir o consumo de proteínas ou carboidratos. Também é possível avalizar hormônios que fazem a "queima" de gordura, entender o por que vc não consegue emagrecer.
Essa avaliação com exames de sangue mostra o que é preciso fazer para vc efetivamente emagrecer.
No exame bioquímico nós avaliamos pelo o seu sangue, o metabolismo de glicose, perfil lipídico, carências nutricionais, alterações hormonais e muito mais. É de extrema importância para que temos um olhar aprofundado do paciente e uma conduta personalizada!
Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta de nutrição - R$ 400