O que é a depressão endógena?

8 respostas
O que é a depressão endógena?
Olá!
Essa expressão "depressão endógena" possivelmente está se referindo a uma tristeza que tem sua origem em uma causa orgânica, isto é, por algum desequilíbrio neuroquímico.
Entretanto, não há nenhum exame que detecte isso e o diagnóstico da depressão só pode ser feito clínicamente e deve levar em conta, além do aspecto biológico da pessoa que é mesmo muito importante, também a história de vida do paciente e o seu histórico familiar, os fatos que marcaram a sua vida, o seu modo de se relacionar para que se possa integrar todas as informações e compreender o sentido que os sintomas da depressão tem em sua vida e, assim, possa tratá-lo.
Sendo assim, esse trabalho pode ser realizado por um médico psiquiatra que propõe o tratamento medicamentoso e o psicólogo/psicanalista que propõe o tratamento psicoterápico, isto é, o tratamento por meio da fala. Ambos trabalhando juntos com o paciente que também tem a sua parte no tratamento podem alcançar bons resultados.

Míriam Félix Caruso

É um tipo de depressão causada fundamentalmente por fatores constitucionais, internos, de origem biológica e/ou hereditária, não havendo conexão com a história do sujeito ou vivências específicas.
Distúrbios do pensamento, dificuldades para manifestar o motivo do abatimento e disfunções sensoriais são alguns sintomas que podem ser apresentados.
A psicoterapia e o acompanhamento psiquiátrico são tratamentos significativos para auxiliarem a elucidar, respectivamente, causas e consequências, contribuindo para o restabelecimento do equilíbrio.
A ajuda especializada é um caminho possível.
Espero ter contribuído!
Respeitosamente,
Andrea Winning
Chama-se Depressão endógena, aquela que pode aparecer sem nenhuma causa externa ou psicológica identificável(ex: estresse).Nela há uma predisposicão genética, onde ocorre alteração neuroquímica nas secreçāo das sinapses destes neurotransmissores.
Entendendo que a genética não é determinante de qualquer doença, e sim indica uma vulnerabilidade maior. Nesse caso um estilo de vida mais preventivo seria bom, como uma alimentação saudável,um sono reparador, atividades física, água suficiente, e uma visão de si e do mundo saudável.
concordo com a Dra Maria P.R. Moreira, porém acredito que um bom tratamento com uma Psicanalista, diminuiria e muito, os sintomas internos de vazio e tristeza, dando a ela uma visão melhor de si e do mundo.
A depressão endógena refere-se àquela de origem provavelmente somática, sendo, portanto, resultante de fatores constitucionais biológicos e de predisposição hereditária.
Ao contrário da depressão exógena, não há relação palpável com a história de vida do depressivo, tampouco motivos vivenciais e ambientais para que se apresente assim.
Entende-se por Depressão endógena um tipo de depressão que envolvem fatores biológicos e/ou hereditários,mas que a princípio não se relacionaria com uma causa externa aparente. Atualmente os médicos psiquiatras não fazem mais esta diferenciação e o que vemos é uma maior orientação para os sintomas . Independente da causa da depressão o que é determinante para sua gravidade é maneira como cada um responderá ao ambiente, ou seja, a característica individual de cada pessoa. O diagnóstico deverá ser dado somente por um médico psiquiatra e é fundamental a parceria entre médico e psicólogo.
Depressão Endógena é causada por fatores internos, de origem biológica e/ou hereditária. Essa depressão surge sem uma causa aparente, mas essa causa se deve por um trauma inconsciente, esquecido racionalmente.
Seus sintomas são: indiferença, baixa auto estima, tristeza profunda, sentimentos de culpa, dificuldade de concentração, entre outras.
Se você estiver passando por isso, sugiro que procure um psicólogo para que possa te ajudar a encontrar a causa desse sintoma. Beijos
É uma estado emocional de extrema tristeza que vai além da razoável, causado fundamentalmente por fatores ambientais externos.

Abraços.