O que é a terapia de gestalt?

9 respostas
O que é a terapia de gestalt?
A Gestalt-Terapia é uma abordagem existencial fenomenológica, cuja sessão de psicoterapia é uma oportunidade de experimentação no aqui e agora dos conflitos, questões e disfunções apresentadas pelo paciente.
O objetivo da terapia é habilitar a pessoa a usar, além da cognição, suas sensações, emoções e sentimentos. A Gestalt-Terapia também conhecida como terapia do contato, tem como finalidade conhecer e trabalhar a consciência da pessoa, e com o todo que ela traz.
Essa abordagem promove novas formas de olhar para a vida, possibilidades a serem exploradas e novas escolhas a serem feitas.

Concordo com Maris, acrescentando que a mesma trabalha com a dinâmica interna do ser humano, a forma como ele vivenciou os acontecimentos e construiu sua percepção de mundo( interno e externo), levando-o a experienciá-lo de forma dinâmica, através da dramatização, para assim poder ressignificar( mudar a percepção para o momento presente).

Abraços.

A Gestalt Terapia tem como objetivo principal a busca pela awareness, (palavra sem tradução), mas que quer dizer uma ampliação ou tomada de consciência , a partir da sua experiência , isso é. o que o indivíduo sente, o que pensa e como age (ou se sabota) para atender suas necessidades. Quando essa consciência é alcançada , o permite fazer melhores escolhas , em busca do seu equilíbrio e bem-estar. Essa abordagem dá bastante importância na relação terapêutica, baseadas no sentir, pensar e agir .É essencial na relação terapeuta-cliente a empatia, o vínculo e confiança. A relação terapêutica é a sua principal ferramenta de trabalho e o trabalho do terapeuta pode partir de qualquer ponto: um relato, uma postura, um sonho, um gesto.
Quando há um sintoma, por exemplo, como ansiedade, fobia, depressão, entre outros, a Gestalt-terapia entende isso como apenas uma parte do sujeito, portanto o foco não fica nessa questão especificamente, mas em sua vida, enfim, no sujeito como um todo. E entende que essa foi a forma que conseguiu de estar nesse momento, mas que é muito mais que isso, que pode enfrentar suas dores e resinificar.
É que a Gestalt-terapia acredita no potencial humano, na mudança e no crescimento e enxerga a vida como um processo, em constante movimento, fluido, que se atualiza sempre…
A Gestalt não está preocupada com explicações, com o "por que", mas no "que" e no "como" dos comportamentos, no como fazer novas escolhas de forma mais consciente para estar no aqui e no agora, visto que o passado não pode ser modificado e o futuro ainda não existe. Isso não significa que não olha para sua história, mas sim, foca em levar a identificar as emoções e sentimentos que se produzem em uma determinada situação, e a experimenta no agora. Se existe um medo, raiva, alegria, o primeiro passo é percebê-los, para que assim possa existir a aceitação e a elaboração.
Essa vivência terapêutica visa o crescimento e desenvolvimento do cliente, que encontra sua melhor forma de estar no mundo no momento presente!
A Gestalt- terapia é uma das abordagens da psicologia (é uma das possibilidades de trabalho) é uma abordagem que busca trabalhar no presente, auxiliando o cliente a perceber e entrar em contato com as situações do seu cotidiano e o quanto essas situações o potencializam ou os travam no movimento da vida, e o prepara para escolhas mais assertivas e satisfatórias.
A Gestalt-terapia é uma abordagem da Psicologia. Ela é uma abordagem humanista fenomenológica existencial que trabalha a tomada de consciência e a responsabilidade de escolha. O objetivo da Gestalt-terapia é a ampliação da consciência, pois assim pode-se atingir a mudança.
A Gestalt-terapia é um modelo psicoterápico com ênfase na responsabilidade de si mesmo, na experiência individual do momento atual (chamado também de aqui e agora), no relacionamento terapeuta-consulente e na autorregulação e ajustamento criativos do indivíduo, levando em conta sempre o meio ambiente e o contexto social, que constituem o ser de um modo geral.
Concordo com as colocações de todas as colegas! Respostas completas e vou tentar dar uma contribuição diferente aqui!
Bom, vamos lá. Existem a Psicologia da Gestalt com foco nos estudos sobre como percebemos o mundo. Seus principais pensadores Whertheimer, Köhler e Koffka, revolucionaram os estudos da época ao afirmarem que a percepção da totalidade é mais do que a simples soma de suas partes. Também, nasce aqui o conceito de figura e fundo.
Já a Gestalt-Terapia, que também utiliza conceitos da Psicologia da Gestalt e outros, citados pelos profissionais acima, é uma abordagem que cria uma nova possibilidade de trabalho psicoterapêutico. Nessa abordagem não existe hierarquia, o terapeuta sai do lugar de suposto saber, sendo a relação mais horizontal. O trabalho é baseado nas percepções do cliente (fenômeno), o que ele sente, como ele sente no momento presente (aqui-agora) e até vivências passadas são pensadas no momento presente, no sentido de quais são as implicações no momento atual. O objetivo terapêutico é promover a autonomia e maior contato com o agora.
Gestalt é uma das muitas abordagens terapêuticas (como TCC, psicanalise...). Nela, o terapeuta busca trabalhar no aqui-e-agora, ou seja, com aquilo que esta sendo vivido naquele lugar e naquele tempo da sessão. Em geral, o terapeuta e o paciente trabalham juntos em busca da melhor forma do paciente, fazendo com que ele se de conta da sua própria maneira de funcionar . Alguns gestalt-terapeutas gostam de utilizar experimentos, que nada mais é do que uma forma mais lúdica de fazer o paciente dar-se conta de algo.
A Gestalt-Terapia é uma forma de se fazer terapia em que o terapeuta busca oferecer um clima de acolhimento ao paciente para que este se sinta livre para entrar em contato com o que sente e o que é. A partir do acolhimento que o paciente faz de si mesmo com a ajuda do acolhimento do terapeuta, fica mais fácil assumir quem se é e até experimentar novos jeitos de sentir, agir, pensar e ser. O terapeuta orientado pela Gestalt-Terapia assume esta atitude porque questiona os modelos rígidos e prontos que dizem como as pessoas devem ser e acredita no potencial do paciente de se desenvolver e crescer.