Qual é a diferença da Gestalt-terapia para a Psicanálise?

26 respostas
Qual é a diferença da Gestalt-terapia para a Psicanálise?
A Gestalt-terapia e a psicanálise são linhas teóricas dentro da psicologia. São formas diferentes de enxergar o paciente/cliente suas questões . Assim.como tem.formas diferentes de tratar estas questões. A Gestalt tem o foco no que acontece agora, na responsabilidade por si mesmo. Na relação terapeuta Cliente (na Gestalt não se usa o termo paciente)
Já a psicanálise método terapêutico criado por Freud; tem foco na história do paciente. Mais especificamente nos aspectos inconscientes dessa história. Em como o paciente vivenciou emocionalmente estes fatos.

A Gestalt-terapia trabalha com a perspectiva do todo e das partes, isto é, permite que a pessoa possa compreender o que está dentro e o que está fora dela, focando em sua responsabilidade e no momento presente.
A Psicanálise trabalha com o inconsciente, não é uma abordagem dentro da psicologia, mas sim uma linha desenvolvida por Freud que foca na estrutura do sujeito, através de associações livres da fala. Trabalha toda a história da pessoa, focando no aqui-e-agora e no passado também. Através da associação livre, o paciente fala livremente sobre o que lhe vem a mente, podendo assim deixar emergir o inconsciente para que se compreendam seus sofrimentos e ele possa compreender o quanto está implicado em seu sintoma.
As duas são abordagens dentro da ciência que é a Psicologia. Abordagens são formas diferentes de compreender o humano. O Gestaltismo irá valorizar mais o discurso das experiências atuais do cliente, enquanto a psicanálise vai valorizar a experiência passada: as lembranças e memórias da infância . A psicanálise acredita que nós temos um inconsciente enquanto que a gestalt não .
A Gestalt-terapia é um modelo psicoterápico com ênfase na responsabilidade de si mesmo, na experiência individual do momento atual (chamado também de aqui e agora), no relacionamento terapeuta-consulente e na autorregulação e ajustamento criativos do indivíduo, levando em conta sempre o meio ambiente e o contexto social, que constituem o ser de um modo geral. A Psicanálise é uma técnica que foca o inconsciente do sujeito ou seja o terapeuta vai escutando e abalizando a fala. Acredita-se que os fatos atuais da vida da pessoa pode ser por influência de algo que ele nem tem consciência e o psicanalista vai atualizando a história de vida do paciente.
A psicanálise é focada na linguagem , o que o paciente diz direcionando ao analista deve ser escutado por ele mesmo , o analista apenas da algumas direções para que o paciente fala oque ele mesmo precisa ouvir, assim gerando uma possível resignificaçao subjetiva. Já a Gestalt o psicólogo acha que domina um arcabolso de conceitos "científicos" que na verdade sao puramente filosoficos e tenta enfiar isso guella abaixo do paciente. Dependendo da relação psicologo-paciente isso pode até funcionar a curto prazo , já que as interpretaçoes são genéricas .
A Gestalt-terapia e a psicanálise abordagens teóricas da psicologia. A Gestalt trabalha de forma a atender a demanda do paciente a partir de suas queixas, com o foco no que acontece aqui e agora, na responsabilidade por si mesmo. Na relação dele consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Já a psicanálise método criado por Freud; tem foco na história do paciente, buscando acessar seu inconsciente por meio da associação livre, ou seja falando livremente sobre tudo, a fim de ajuda-lo na compreensão da origem de suas demandas.
A Psicanálise trabalha com as Formações do Inconsciente, descoberto por Sigmund Freud no final do século XIX. A Guestalt tem uma abordagem mais fenomenológica da Percepção.
A Gestalt-terapia é uma abordagem teórica que explica o aprendizado e como nós comportamos diante de cada emoção e pensamento. Ela visa promover a reflexão e o desenvolvimento de habilidades para que o paciente identifique e aprende como lidar com os problemas, com as emoções, comportamentos e pensamentos perturbadores. O objetivo da Gestalt é que a pessoa desenvolva recursos para ser seu próprio terapeuta e não fique dependente de terapeutas. Em quanto a técnica da Psicanálise foca na história do paciente tentando identificar o que aquela pessoa guardou no seu inconsciente ajudando-a a lhe dar melhor com esse passado que a perturba por algum motivo. Na abordagem psicanalitica o paciente pode levar a vida toda em análise.
É importante ressaltar que a Gestalt-terapia foca no aqui e agora, mas busca na história da infância como aquela pessoa aprendeu a enxergar a si, o mundo e o futuro, ou seja, a Gestalt considera também o passado mas diferente da Psicanálise que está apenas preocupada na história e a Gestalt preocupa em ensinar o paciente no seu presente.
A Gestalt é do hall da Psicologia humanista, surgiu em oposição à Psicanalise e à Comportamental.
Entende o ser humano como um todo, focada no aqui e agora.
Diferente da Psicanalise, que aborda os traumas passados inconscientes como foco atraves de associaçao livre. Tem como princípio que todo ser humano tende a autodestruição e é ruim por natureza (sendo controlado pelas normas e convenções sociais).
A Gestalt rejeita a idéia de que todo ser humano tem uma neurose básica e considera que toda pessoa tem capacidade de crescimento e desenvolvimento normais, tendo o homem como essencialmente bom.
Ola. Tanto a Gestalt quanto Psicanalise são abordagens teoricas como metodos de trabalho dentro do trabalho de Psicoterapia.
Cada profissional segue uma abordagem própria que lidará com o sujeito/ paciente.
O importante e a pessoa que esta buscando tratamento se identificar com o trabalho seguido do profissional.
Obrigada pela atenção.
Estamos a disposição.
A Gestalt - terapia e a Psicanálise são abordagens teóricas, dentro da Psicologia. O entendimento do ser humano é diferente, de acordo com cada uma destas abordagens. Na Psicanálise, o inconsciente dinâmico influencia o sujeito, o seu jeito de ser e estar no mundo. A atuação do psicanalista leva em conta a história de vida do paciente, assim como aspectos inconscientes. No tratamento com fundamentação psicanalítica, o paciente toma consciência de aspectos internos relevantes para resolução de conflitos. Aliviando os sintomas, há uma melhora na qualidade de vida. Na Gestalt, o foco está no "aqui e agora". O terapeuta em um movimento dinâmico entre " o todo e as partes", busca um novo olhar para o indivíduo e seu problema, buscando soluções. O indivíduo se desenvolve, melhorando sua qualidade de vida.
Ambas são linhas de abordagem psicológica. Embora, cada uma tenha seu modelo próprio de atuação. O importante num processo psicoterápico, sobretudo, é que a pessoa se sinta a vontade com seu terapeuta. Abç ????
Olá! Meus colegas já definiram bem as duas áreas de atuação, dentro da Psicologia. Eu, por exemplo, trabalho na linha Compotamental e de Bem-estar Emocional. Todas as especializações tem sua forma de tratar que não é melhor, nem pior que a outra, apenas, diferente. Se me permite uma opinião, para mim, a grande diferença é a empatia que existe entre o profissional e o/a paciente. Escolha um profissional e ele/a irá lhe conduzir no seu processo.
As duas são abordagens teóricas dentro da psicologia.

A Gestalt trabalho com o aqui agora enquanto a psicanálise tem foco no inconsciente.

Todas as abordagens teóricas auxiliam na dor do paciente.

Uma das funções do psicanalista é ajudar o paciente a relembrar, recuperar e reintegrar materiais inconscientes de forma que possa compreender o que está ocorrendo com ele no momento.a Uma das formas de trabalho é através da associação livre, em que o paciente verbaliza tudo o que pensa sem censuras e o psicanalista interpreta esses conteúdos. Já a Gestalt terapia basicamente utiliza o método fenomenológico onde não se busca por exemplo, as causas de um determinado sintoma, material recalcado, etc mas sim entendê-lo sob outros aspectos. É focada no AQUI E AGORA, no que está presente no momento para o paciente.
A Gestalt terapia surge no pós querra, num momento em que o mundo havia perdido seu rumo e buscava uma nova forma de acreditar e ter esperança no novo homem que surgia. Com isso esta abordagem surge com um método de percepção, experiência e vivência da realidade.
Boa tarde a Psicanalise e a Gestalt estudam se interessam da psique humana de angulos diferentes, uma foca mais no incosciente a outra na pessoa no seu contexto social e de grupo. A psicanalise surge no final do seculo 19 com Freud e a Gestalt a redor do final da primeira e inicio da segunda guerra mundial. Freud e P Levin por ser de origem ebrea tinham um olhar parecido da psique humana porém o tempo historico diferente fez com que os problemas humanos fossem olhados dentro do contexo no qual cada um viveu. Com a Gestalt começou a se olhar a influencia dos grupo no desenvolvimento da pessoa e não somente o seu inconsciente. As duas teoria são eficazes com suas proprias diferença o que muda é a forma de olhar a pessoas e suas realidades.
PSICANÁLISE
Tem como uma das bases principais a noção do inconsciente, entendendo que questões inconscientes possam influenciar ou gerar sintomas atuais.
O papel do psicanalista é ajudar o paciente a relembrar, recuperar e reintegrar materiais inconscientes de forma que a vida atual seja mais satisfatória. Uma das formas de trabalho é através da associação livre, em que o paciente verbaliza tudo o que pensa sem censuras e o psicanalista interpreta esses conteúdos. No curso de um tratamento psicanalítico intensivo, investiga-se a natureza das relações originárias da infância de cada indivíduo.
O processo pode ser mais longo, não é diretivo e o profissional não vai dizer o que é certo ou errado. Sonhos, atos falhos são materiais a serem investigados e entendidos, nesta perspectiva.
Não é focada no aqui e agora.

GESTALT TERAPIA
A proposta da GT é que o paciente possa experienciar, vivenciar as coisas, ao invés de ter somente um entendimento racional ou modificar seu comportamento e que, quando há esse experienciar, aí sim o paciente passa a ter um entendimento integral (pensar, sentir e agir). A GT utiliza o método fenomenológico, onde não se busca as causas para um sintoma, mas sim entendê-lo sob vários aspectos. É focada no aqui agora, no que está presente no momento para o cliente. Acredita que a mudança é quando “a pessoa passa a ser o que ela é e não aquilo que ela não é”
Assim a gestalt terapia é aberta, não direcionada, contudo pode utilizar-se de técnicas que favoreçam a vivência do paciente.

Mas, mais do que esta ou aquela abordagem, importante é, iniciar o tratamento, com e apesar das possíveis resistências a mudança, sentindo-se a vontade e acolhido pelo profissional,
O método da Gestalt-terapia é o de aplicar a noção gestáltica de figura/fundo na prática clínica, ou seja, um fator só apresenta significado quando em relação indissociável ao meio em que se insere, as coisas não tem substrato essencial, independente, mas graças ao contexto e contingências em que se vêem inseridas.
Assim, trata-se de uma terapia compreensiva que procura ao longo do mesmo proporcionar ao paciente entender seu contexto em visão ampliada, bem como sob diferentes perspectivas, ampliando o arcabouço perceptivo e, assim, as capacidades potenciais para se relacionar de diferentes e diversificadas maneiras, com melhor, mais sábia e apaziguadora visão da grande imagem.
Assim entendo, enquanto psicólogo, a Gestalt-terapia, mas, especializado em psicanálise, vejo a semelhança entre os métodos de sempre buscar a percepção de um existir não contingente, mas sempre relacional. Particularidades psicanaliticas são o interesse maior pela história do desenvolvimento do indivíduo, as relações primeiras, os afetos e representações que se constituíram a partir, bem como as complexificações ulteriores, nas novas relações e com a ampliação dos recursos culturais (portanto, novamente, sociais, inter-relacionais); também faz toda diferença a noção muito mais radical da influência de fatores inconscientes que afetam essa constituição no desenvolvimento psíquico relacional, os traumas constitutivos e destrutivos; também a ausência, ou visar pela ausência, de posições moralistas, sempre em relação, mas apoiando ao paciente encontrar suas respostas e interesses mais espontâneos e genuínos, sem quaisquer positivismos ou caminhos pré-determinados.
Embora não possamos ser levianos com a Gestalt-terapia, apesar de evidentemente, por nossas escolhas pessoais, termos o viés a favor da psicanálise, há que se ressaltar que, de forma libertária e totalmente acolhedora, a Gestalt-terapia está inserida entre as terapias humanistas, ou seja, com certo positivismo implícito, nenhum problema, questão de escolha pessoal, mas visando de certa forma "melhorar" a pessoa, diferente da psicanálise que não apresenta um caminho universal como objetivo, mas, pelo contrário, preza pelo ampliação recursiva e encontro de respostas não previamente determinada, mas desenvolvidas pelo próprio paciente, em relação, num processo sempre interpsíquico para favorecer insights também intrapsíquicos. Não que a Gestalt-terapia tenha intencionalmente um caráter diretivo, mas nessa busca positivista, de uma forma implícita, delicada, acaba tendo alguma repercussão no sentido de um conceito, em certo ponto até racional, de um homem "melhor", mais desenvolvido. Nessa perspectiva, mesmo através de tanto "compreensivismo", e inclusive por causa deste, conota maior assimetria em relação ao paciente, a função tutelar de "guia" que ressia por sobre o terapeuta.
A psicanálise, em sua premissa teórica amoral, permite maior aceitação de existires que não julgam o processo único de auto criação (em relação) de cada um - em linguagem técnica, menos recalque e repressão - e, em meu ver, mais legítimos, menos inibitórios e menos obrigatórios objetivos "maiores", que acabam por advir, de acordo não em conceitos impostos socialmente via padrões e condenações de desvios das normas ou "imperfeições" (para estes padrões tirânicos); o profissional serve de apoio, há sempre a relação social, mas a abertura sem se guiar o paciente para seus encontros, em nós, nos outros e, irremediavelmente, em si.
Ressaltando que minha visão da Gestalt-terapia não é depreciativa, as escolhas por uma ou outra modalidade depende de identificação e da busca de cada um, tive o contato com a Gestalt-terapia apenas na graduação, então com certeza tem maior complexidade do que o descrito (aliás tudo aqui foi sintético demasiado... E já ficou extenso) e, obviamente, acabo pensando mais nas potências da minha prática de eleição, jamais poderia negar esse óbvio e compreensível viés.
A Gestalt-Terapia foi criada por Frederick Perls com influência da Fenomenologia e do Existencialismo. A Psicanálise, epistemologicamente falando, tem um campo próprio, pois afirma que a psyque humana está determinada pelo inconsciente, o que foge radicalmente dos fundamentos de Perls. As abordagens trabalham com recursos diferentes, mas o acolhimento do profissional é singular e varia de acordo.
A psicanálise é a terapia baseada na fala e tem como base principal de estudo os conteúdos do inconsciente que podem gerar traumas/problemas psíquicos. Assim o terapeuta interpreta a fala livre do cliente para buscar recuperar ou reintegrar produtos inconscientes para que as vivências do indivíduo seja mais satisfatórias.
A Gestalt terapia é focada no aqui e agora e tem a visão de que o homem é o resultado do que sente e experimenta; busca através das experiências observar os sentimentos. Utiliza técnicas que facilitem as vivências do cliente.
A psicanálise é uma abordagem que valoriza as questões, inconscientes vendo o paciente como uma construção, busca através da fala a compreensão para eventos vivenciados no presente. A gestalt foca no momento presente, valores zuando as responsabilidades do cliente nos eventos vivenciados hoje, não acreditando desta forma, na construção do inconsciente.
A Gestalt-terapia e a Psicanálise são duas das principais abordagens trabalhadas pelos psicólogos na atualidade. A Gestalt-terapia teve seu início com Frederick e Laura Perls no período pós segunda guerra mundial, especialmente nos anos 70. Já a Psicanálise surge com Sigmund Freud através da publicação do livro "A interpretação dos sonhos" de 1900. Apesar de F.Perls atuar como psicanalista durante 23 anos, ele questionou o método realizado pela Psicanálise e a concepção do homem por esta teoria. Assim, percebe-se muitas diferenças entre as duas abordagens:
• O inconsciente: na Psicanálise é um conceito muito importante e que traz sentido para todas as nossas reações e atitudes diante da vida, pois é nele que se irá descobrir a origem dos conflitos recalcados. Já a GT não nega a existência do inconsciente mas o percebe de forma distinta, já que somos seres com intenção e não apenas movidos por ele, mas que podemos pensar e agir conscientemente;
•transferência: é outro conceito fundamental na Psicanálise, tratando-se de uma repetição de protótipos infantis vivida com um sentimento de atualidade acentuada. Na GT não nega-se a existência da transferência, mas afirma que ela pode favorecer mecanismos projetivos e dependência do terapeuta. Assim, há um contato mais mobilizador de pessoa para pessoa;
• interpretação: um método muito utilizado na Psicanálise, em que o terapeuta é quem irá interpretar os atos falhos e atitudes do paciente. Aqui, a GT se propõe a fazer com que a própria pessoa perceba como foi o caminho que percorreu para chegar a tal conclusão. Assim, a pessoa aprende por si só a lidar com os seus sentimentos, medos e angústias;
• Método fenomenológico: enquanto a Psicanálise trabalha com o método interpretativo, com os processos de transferência e associação livre, a GT irá trabalhar com o processo de cada pessoa, sua awareness (consciência do que se ocorre no momento), seus ajustamentos criativos (processos realizados pelo nosso organismo para que haja um equilíbrio entre ele e o meio), figura-fundo (necessidades que se encontram em primeiro plano 'figura' e que se relacionam com necessidades de importância secundária 'fundo', mas que necessitam serem satisfeitas para que o organismo entre em equilíbrio novamente;
Assim, o método fenomenológico será utilizado segundo o que o paciente traz no momento, não sendo utilizada a interpretação do terapeuta, mas segundo a percepção do paciente, sem julgamentos e ideias preconcebidas (redução fenomenológica), pois a GT entende que cada ser humano é único, com suas singularidades e vivências.
Outra técnica importante utilizada na GT diz respeito a descrição dos processos do paciente. Invés de se utilizar o porquê das situações, o que acarreta respostas prontas e automáticas, o Gestalt-terapeuta se utiliza da descrição do processo, assim o paciente traz a situação ou sintoma para o presente, em como ele está se apresentando no momento (aqui-agora)
Em relação aos termos usados, não há restrições quanto ao uso de "paciente", " cliente", "usuário", pois cada terapeuta encontra a maneira mais adequada de tratar a pessoa a quem pretende prestar os seus serviços.
Espero poder ter ajudado e estou à disposição para mais esclarecimentos!
Dentro da Psicologia temos diversas abordagens teóricas. Fazendo uma analogia, as abordagens teóricas são como caminhos que levam a um destino. Assim a Gestalt-terapia é uma abordagem teórica e a Psicanálise, outra.
A forma de compreender e tratar os processos psíquicos de cada uma é diferente, mas ao fim levam ao mesmo destino, o cuidado com o humano.
As duas são abordagens dentro da ciência que é a Psicologia. Abordagens são formas diferentes de compreender o humano. A psicanálise é a terapia baseada na fala e tem como base principal de estudo os conteúdos do inconsciente que podem gerar traumas/problemas psíquicos.
Há uma diferença na visão de mundo e entendimento dos fenômenos psíquicos, emocionais e comportamentais. Na prática da sessão, o formato pode ser bastante parecido, uma conversa, porém a postura do terapeuta difere. Abraço.