Terapia da gestalt - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - terapia da gestalt

Encontre um especialista na sua cidade:
Maristela Poubel Araujo

Maristela Poubel Araujo

Psicólogo, Sexólogo, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Juliana Cozzolino

Juliana Cozzolino

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Julio Gil

Julio Gil

Psicólogo

São José do Rio Preto

Agendar uma visita
Fernanda Montanholi

Fernanda Montanholi

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas sobre Terapia da gestalt

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Terapia da gestalt

A Gestalt-terapia e a psicanálise são linhas teóricas dentro da psicologia. São formas diferentes de enxergar o paciente/cliente suas questões . Assim.como tem.formas diferentes de tratar estas…
24 respostas


A gestalt é uma das linhas teóricas da psicologia, e funciona num contexto terapêutico, como qualquer outra abordagem. A Gestalt-terapia tem seu enfoque clínico no conceito do aqui e agora,…
20 respostas


A Gestalt-Terapia é uma abordagem existencial fenomenológica, cuja sessão de psicoterapia é uma oportunidade de experimentação no aqui e agora dos conflitos, questões e disfunções apresentadas…
11 respostas

Especialistas falam sobre Terapia da Gestalt

A Intervenção terapêutica com abordagem da Psicologia da GESTALT, surgiu em 1940/60, Frederick Perls,Judeu e de origem alemã;Implica contato consigo e o mundo na sua singularidade. ÊNFASE: Tomada de consciência da experiência atual ( o aqui e agora );Reabilita a percepção emocional e corporal;Visão holística do ser humano, integra as dimensões sensoriais, afetivas,sociais e políticas. A Psicopatologia em Gestalt-terapia: A primazia é a saúde.Quando o organismo adoece, passa a funcionar de forma não harmoniosa .Perls:“É a pessoa que funciona em seu meio, é o estudo do que acontece na fronteira de contato entre o indivíduo e seu meio. Saúde é contato e contato é ação( Ribeiro, 2006).

A Gestalt terapia é uma abordagem que trabalha as questões que se fazem presente no aqui e agora, aprofundando-as. Diversas situações que vivenciamos hoje remontam questões passadas que não foram resolvidas e continuam em aberto necessitando de um fechamento adequado. No processo terapêutico, a "GT" nos permite ir para além da fala, que é sempre racionalizada e pensada. Mergulhamos nos sentimentos e nas sensações através de experiencias no consultório que ampliam a conscientização, como psicodrama e arteterapia. É um processo criativo, do melhor possível para o cliente. A boa forma emocional.

Tainá Hauat

Psicólogo

Rio de Janeiro


A Gestalt-terapia entende que corpo, mente e emoções são uma coisa só. Sendo assim, a psicoterapia de abordagem gestáltica trabalha com a pessoa como um todo, e considera que ao tomar consciência de si, a pessoa tem a habilidade e capacidade de fazer escolhas e se relacionar de forma mais íntegra com suas reais necessidades. Essa tomada de consciência se dá levando-se atenção tanto ao conteúdo do que é trazido à terapia, quanto à forma (como se expressa isso no corpo, tom de voz, expressão facial, sentimentos, sensações, etc.).

Aline Marques

Psicólogo, Terapeuta complementar

Florianópolis


Terapia GESTALT, visa ajudar o paciente a solucionar conflitos internos decorrentes de fatos reprimidos, inacabados, não aceitos ou suportáveis, vivenciados e não elaborados, por meio da análise da base dos conflitos, propiciando uma mudança concreta no comportamento do indivíduo, de forma gradual e no seu ritmo, bem como, uma tomada de consciência de que é no “aqui” e “agora” que as mudanças podem acontecer na vida do ser humano.

A Gestalt Terapia traz um olhar para o presente, para o aqui agora, olhamos pra história da pessoa, pro passado, só que trabalhamos a partir do hoje, pra entender, quando o paciente se remete a uma história do passado, qual a função que isso tem na vida dele hoje. Outra questão, é da responsabilidade, somos livres e responsáveis pelas nossas escolhas, somos seres em processo, estamos sempre mudando e tendo a capacidade de fazermos novas escolhas. O objetivo da terapia é fazer que o paciente tome consciência da maneira dele ser, agir e se relacionar nesse mundo. Ampliando sua consciência, abrimos um leque de atuação, trazendo mais criatividade diante da vida.

A Gestalt-terapia é um modelo psicoterápico com ênfase na responsabilidade de si mesmo, na experiência individual do momento atual (chamado também de aqui-e-agora), no relacionamento do terapeuta-consulente e na autorregulação e ajustamento criativos do indivíduo, levando em conta sempre o meio ambiente e o contexto social, que constituem o ser de um modo geral.

A Gestalt-terapia é uma forma de psicoterapia que busca olhar o ser humano como um todo, o que significa que a investigação e a intervenção psicoterapêutica não se limitam ao problema que motivou a busca por tratamento. O gestalt-terapeuta acompanha o processo do cliente de compreender a forma como seu jeito de ser foi construído. É buscada, também, a compreensão da maneira como essa construção está relacionada com o problema que está presente em um dado momento. A partir dessa compreensão, o cliente se torna cada vez mais apto a resolver seus problemas. Portanto, um dos objetivos centrais dessa modalidade psicoterapêutica é a ampliação do autoconhecimento.

Ressalta o aqui e agora, trabalhando o passado e o futuro quando esses estão influenciando o presente.Engloba a totalidade do sujeito: mente, corpo, sensações, emoções, sentimentos, pensamentos, fantasias, sonhos e tudo que constituir o campo de experiência do sujeito. Entende-se o ser como um todo, integrando as partes conhecidas e desconhecidas.Dessa forma, ele se torna mais consciente a respeito de si, aceitando o todo que forma sua essência.Também, busca-se uma ampliação da consciência sobre seu funcionamento, como ele utiliza seus recursos psicológicos nas escolhas e nos acontecimentos da vida. Os objetivos principais são: auto-apoio, auto-aceitação, auto-valorização e auto-confiança.

Daniela Radspieler

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Mas , de que forma atuamos na Gestalt terapia? Atuamos na busca e na análise de suas vivências e da identificação da função de sintomas e comportamentos que você trás para o consultório, uma forma de ampliar sua consciência para que você possa tomar as rédeas de sua vida e ser protagonista de sua própria história. Não focamos nas causas, mas no processo que tudo isso causa na sua vida. É uma abordagem p/ trazer funcionalidade , criatividade diante de algo que está disfuncional. A partir disso você vai se construindo a partir da consciência, responsabilidade e da decisão sobre seu aqui e agora, assumindo de forma consciente o que acontece na sua vida de forma integrada.

Rosangela Braga

Psicólogo

São José dos Campos


Na Gestalt Terapia o cliente é convidado por seu terapeuta a desenvolver sua percepção e relacionamento com a totalidade do mundo em que vive no aqui e agora. O objetivo da terapia é ajudar o indivíduo ajustar seu desenvolvimento que, de alguma forma foi interrompido do seu fluxo natural de ajustamentos criativos ao meio ambiente, a terapia gestáltica possui métodos específicos de auxiliar o cliente descobrir seu potencial adormecido, buscando desenvolver sua percepção de si mesmo e do meio circundante, basicamente a proposta dessa abordagem é a partir do aqui e agora, trabalhar situações inacabadas no passado.

Michele Alves Silva Sacardo

Psicólogo

Gurupi

Quais profissionais realizam Terapia da gestalt?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.