o Que é agorafobia?

8 respostas
o Que é agorafobia?
A agorafobia é a evitação de lugares ou situações onde a saída, em caso de ataque de pânico ou algum mal estar, seria difícil ou embaraçosa. É a mais incapacitante das fobias. Manifesta-se de diversas formas, como medo de andar de ônibus, de ir ao shopping ou ficar no meio de multidões. Geralmente se acompanha de transtorno de pânico.

Complementando as explições dos colegas, quem sofre de agorafobia tem duas grandes preocupações, caso passe mal: 1) estar em um lugar onde não possa ser socorrida a tempo; 2) ficar em uma situação constrangedora perante outras pessoas.
Desta forma o doente passa a evitar certos lugares, principalmente aglomerações.
Muito se fala das fobias , sem antes considerarmos a estrutura de personalidade ansiogênica do sujeito/paciente .Da mesma forma , sem se considerar o seu vir-a-ser neste nosso mundo , pleno de demandas , cobranças , expectativas e normatizações daquilo que é correto , normal , psicopatológico.

Entendo que nossos medos expressam não só temores , contudo , igualmente , desejos que tememos realizar .Logo , os sintomas não são necessariamente aquilo que se deve trabalhar/terapeutizar primeiramente . Temos que ouvir esse sujeito no seu desejar e ajudá-lo a tal ... e não arregimentá-lo com dúvidas outras e ou respostas padrões como proceder e vencer os sintomas .
Agorafobia é um medo de estar em situações onde a fuga pode ser difícil ou que a ajuda não estaria disponível se as coisas derem errado.
Muitas pessoas assumem que agorafobia é simplesmente um medo de espaços abertos, mas na verdade é uma condição mais complexa. Alguém com agorafobia pode ter medo de:

viajando em transporte público
visitando um shopping center
deixando o lar
Se alguém com agorafobia se encontra em uma situação estressante, eles geralmente experimentam os sintomas de um ataque de pânico, como:
batimento cardíaco acelerado
respiração rápida (hiperventilando)
sentindo-se quente e suado
sentindo doente
Eles evitam situações que causam ansiedade e só podem sair de casa com um amigo ou parceiro. Eles vão encomendar mantimentos on-line ao invés de ir ao supermercado. Essa mudança de comportamento é conhecida como evitação.
Agorafobia é o medo de lugares abertos.
Não é um medo simples, para se considerar o transtorno de ansiedade agorafobia é preciso acontecer vários prejuízos na vida do indivíduo em sociedade.
Como já disseram os colegas, agorafobia é o medo de determinados lugares onde uma possível fuga no caso de um ataque de pânico seria difícil. Como num show muito cheio, sentar numa cadeira de cinema ou avião no meio da fileira onde teriam outras pessoas atrapalhando a sua passagem na hora de fugir. Caso você se identifique com as explicações dadas, não deixe de buscar ajuda pois pânico com agorafobia é muito incapacitante a longo prazo!
Temos relato de pacientes que sentem grande desconforto, necessitando sair de locais onde a aglomeração de pessoas é grande, como cultos e shows e, evitando de sair sozinhas pois passam mal.
Agorafobia é um dos transtornos de ansiedade mais comuns. Uma pessoa com Agarofobia (medo) teme uma situação real ou antecipada, como usar o transporte público, estar em espaços abertos ou fechados, enfrentar uma fila ou estar no meio de uma multidão. Ou ainda, limitar severamente a capacidade de se socializar, trabalhar, participar de eventos importantes e até mesmo gerenciar os detalhes da vida diária, como deixar um recado. O importante é não deixar que o (medo) - agorafobia limite seu mundo. A melhor forma de melhorar a qualidade de vida é livrar-se dos sintomas através de atividades físicas, e com assistência de um psicólogo de sua confiança, no processo de psicoterapia.