O que é o mecanismo de defesa identificação projetiva?
3
respostas
O que é o mecanismo de defesa identificação projetiva?
Na psicanálise, a identificação projetiva é um mecanismo de defesa descrito por Melanie Klein. Diferente da simples projeção, em que partes do eu são atribuídas ao outro, na identificação projetiva o sujeito “coloca” aspectos seus no objeto, de modo inconsciente, e passa a controlá-lo, atacá-lo ou até habitá-lo psiquicamente.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O mecanismo de identificação projetiva, é um conceito que vem dos processos de projeção e de identificação. Na projeção, jogamos para fora, conteúdos internos que não suportamos simbolicamente como - desejos, fantasias - e passamos a reconhecer eles no outro. É como proteger o Eu, de coisas desagradáveis, nos conteúdos inconscientes (ser desse jeito, fere minha imagem que tenho de mim). Quando essa projeção, trabalha junto com o processo de identificação, no caso da identificação projetiva, o que acontece é que o sujeito se identifica com aquilo que foi projetado. Como por exemplo as pessoas que são facinadas por seus inimigos, e não obstante, não conseguem se desvincular deles. Então, primeiro eu reecontro fora, aquilo que não suporto dentro, e essa operação, em vez de expulsar para longe aquilo que não é suportável, volta em um trabalho de compensação, curiosidade, reaproximação, fascinação, processos estes que fazem parte da identificação.
A identificação projetiva é um mecanismo de defesa no qual a pessoa projeta em outra sentimentos, desejos ou partes de si que considera difíceis de lidar, influenciando o outro a sentir ou agir de forma semelhante ao que foi projetado. Esse processo acontece de maneira inconsciente e é comum em relações com forte carga emocional.
A psicoterapia pode ajudar a reconhecer esse padrão e desenvolver formas mais saudáveis de lidar com emoções e relacionamentos. Se isso tem trazido dificuldades na sua vida, é indicado procurar um psicólogo para avaliação e acompanhamento.
A psicoterapia pode ajudar a reconhecer esse padrão e desenvolver formas mais saudáveis de lidar com emoções e relacionamentos. Se isso tem trazido dificuldades na sua vida, é indicado procurar um psicólogo para avaliação e acompanhamento.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como a psicoterapia pode ajudar os paciente com doenças crônicas mentais ?
- Como a neuroplasticidade se relaciona com pensamentos negativos?
- Quais são os sinais de uma crise de raiva? .
- Como posso fortalecer os vínculos com as pessoa por meio da valorização ?
- Qual a diferença entre uma pessoa emotiva e uma pessoa sentimental?
- Qual é o papel dos educadores no uso seguro das redes sociais por adolescentes?
- Como o modelo transdiagnóstico se relaciona com a psicopatologia?
- Qual a vantagem de uma abordagem transdiagnóstica na psicoterapia?
- Quais são os protocolos do Modelo Transdiagnóstico?
- De4sejaria de saber como o modelo transdiagnóstico pode ajudar a entender a comorbidade em psicologia ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.