O que é o transtorno conversivo?

3 respostas
O que é o transtorno conversivo?
Bem exposto pelos colegas acima.
Resumindo...ideia de anormalidade motora ou sensória.
De acordo com o Modelo Cognitivo, diferentes eventos geram diferentes formas de agir . Não em função do evento em si, mas pela interpretação que é feita do evento.

É o que antigamente se chamava histeria de conversão. É uma disfunção na área motora ou dos sentidos que não é explicada por uma causa física. Pode ser uma paralisia num membro do corpo, cegueira temporária, perda da audição, perda da fala, sensação de nó na garganta etc. Sintomas que sugerem um problema neurológico, mas não são explicados fisiologicamente. Outro aspecto é que, ao contrário do que o público leigo acredita, tais sintomas não são simulados pela pessoa, mas se manifestam contra sua vontade. Caso necessite, sugiro consultar um psicólogo para tratamento.

Att,
Transtorno conversivo ou dissociativo é uma condição médica em saúde mental em que sintomas de ordem neurológica surgem, como paralisias, cegueira temporária entre outros, porém sem ter uma causa neurológica ! Os conflitos internos são convertidos em um sintomas físico. Os tratamentos psicoterápico e psiquiátrico são imprescindíveis.
Qualquer dúvida estou à disposição.

Olga