O que é sinusite? Como pode ser tratada? Após o tratamento existem proibições?

2 respostas
O que é sinusite? Como pode ser tratada? Após o tratamento existem proibições?
Sinusite é uma inflamação ou infecção nos seios da face. Os seios da face são cavidades nos ossos da cabeça (nas bochechas, entre os olhos e na testa, entre outros) que servem para ajudar no aquecimento e filtragem do ar, além de tornar nosso crânio mais leve. Caprichosamente, estes seios da face tem que desembocar suas secreções dentro do nariz por orifícios muito pequenos. Quando o nariz fica entupido (por gripe ou alergias), o catarro fica preso e sentimos pressão na face ou testa e até dor forte. Se este entupimento persistir, pode ocorrer uma infecção por crescimento de bactérias nas secreções acumuladas dentro destas cavidades. Daí temos a sinusite. O tratamento da sinusite depende de sua causa MAS PODE SIM SER CURADA! Geralmente envolve tomar remédios e raramente necessita de cirurgia. Infelizmente, nem sempre a causa da sinusite é estabelecida e o tratamento é ineficaz ou insuficiente. Assim sugiro que procure um médico otorrinolaringologista que poderá estabelecer se de fato tem sinusite, que tipo e como fazer para curá-la.

A sinusite, atualmente chamada de rinossinusite (RS)
É a inflamação da mucosa do nariz e dos seios da face (cavidade ocas dentro do rosto que são revestidas por mucosa). Mucosa produz muco, e como estamos falando de nariz e seios da face, o quadro clínico principal da rinossinusite apresenta-se com: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✅ Obstrução nasal (nariz entupido)
✅ Secreção nasal (catarro)
✅ Alteração do olfato ( sentir menos cheiro ou mal cheiro).
✅ Dor em face (dor no rosto)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Classificação temporal para classificar as rinossinusites em: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⏰ Agudas (tempo menor que 12 semanas) ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀???? Crônicas (tempo maior que 12 semanas)

Podem ser originaras por:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1️⃣ Vírus
2️⃣ Bactérias
3️⃣ Fungos⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 4️⃣ Alergia ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀
5️⃣ doenças genéticas⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 6️⃣ Autoimune ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀
7️⃣ Polipose ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Devemos estabelecer um diagnóstico preciso e definir o tratamento, que pode ser clínico, cirúrgico ou ambos. Sugiro ver os vídeos do meu perfil. Um abraço!