O que é "splitting" (divisão) e como afeta os relacionamentos no Transtorno de Personalidade Borderl

2 respostas
O que é "splitting" (divisão) e como afeta os relacionamentos no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
 Larissa Zani
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Pessoas com TPB frequentemente veem as pessoas de forma dicotômica, em "preto e branco". Primeiro, vem a Idealização (Amor Intenso): o parceiro é visto como perfeito e capaz de "salvar" a pessoa. Esse é o momento do amor intenso, apaixonado e rápido, onde a conexão é avassaladora. O amor é real, mas a idealização não é realista.
Depois, vem a Desvalorização (Raiva e Crítica): quando o parceiro inevitavelmente falha em atender às expectativas irrealistas, ele é rapidamente desvalorizado e visto como "mau" ou "ameaçador". A raiva e a crítica intensa surgem como mecanismo de defesa contra a decepção e o abandono.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O “splitting”, ou divisão, é um mecanismo de defesa muito comum no Transtorno de Personalidade Borderline. Ele faz com que a pessoa veja o outro ou a si mesma de forma extremada — como totalmente boa ou totalmente má, sem conseguir integrar aspectos positivos e negativos ao mesmo tempo. Essa visão polarizada surge, geralmente, em situações de frustração, rejeição ou medo de abandono, levando a mudanças bruscas na forma como a pessoa percebe e se relaciona com quem ama. Nos relacionamentos, o splitting provoca uma montanha-russa emocional: em um momento, o outro é idealizado, visto como alguém essencial e perfeito; no seguinte, pode ser desvalorizado e tratado com raiva ou indiferença. Esse movimento causa dor tanto para quem vivencia quanto para quem está ao redor, pois mina a estabilidade do vínculo. Reconhecer o splitting e compreendê-lo como um reflexo da dificuldade de integrar emoções contraditórias é o primeiro passo para lidar com ele de forma mais saudável, ajudando a construir relações menos impulsivas e mais conscientes.

Especialistas

Tatiana de Faria Guaratini

Tatiana de Faria Guaratini

Psicólogo

Ribeirão Preto

Lilian Gonçalves

Lilian Gonçalves

Psicólogo

São Paulo

Camila Goularte

Camila Goularte

Psicólogo

Criciúma

Renata Henriques Frujuelle

Renata Henriques Frujuelle

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.