O que é transtorno ciclotimico?

8 respostas
O que é transtorno ciclotimico?
A ciclotimia acontece quando a pessoa apresenta ao longo da sua vida muitos e frequentes períodos de poucos e leves sintomas depressivos seguidos de certa altivez e discreta elevação do humor. Não se tratando de um episódio completo de depressão ou de mania. Os episódios depressivos são parecidos com a distimia, enquanto as fases hipomaníacas são marcadas pela sensação de autoconfiança e aumento da sociabilidade, criatividade, capacidade de trabalhar e etc. Tais pessoas são vistas pela sociedade ainda dentro da normalidade devido a baixa intensidade desses sintomas.

O TRANSTORNO CICLOTIMICO é uma perturbação crônica e flutuante do humor, envolvendo períodos de sintomas hipomania com os períodos de sintomas depressivos, é uma forma leve do transtorno bipolar, há alterações de humor ao longo de um período dos anos que vão de depressão leve as altas posições emocionais.
Não existe causa conhecida.
Espero que tenha ajudado.
Abraço
Vera Pelizzari
è um transtorno de humor no qual se alterna periodos de poucos e leves sintomas depressivos seguidos de certa elação e discreta elevação de humor; não chega a ser um episodio de completo de mania ou depressão. no caso dos episodios leves de depressão pode ter diminuição da auto estima, fadiga aumentada, dificuldade na tomada de decisões e de concentração, mau humor, irritabilidade e sentimento de falta de esperança, já no espisodios de mania, pode ser que acorde mais disposto do que o normal, apresente uma maior sociabilidade, aumento da criatividade, não se sente cansado após várias atividades, diminuição do sono, lembrando que as duas fases são prejudiciais a saúde por mais que não pareça no momento
O Transtorno Ciclotímico é caracterizado como uma forma leve do transtorno Bipolar, levando o individuo a momentos de depressão ou euforia, estes alternam entre si. Assim o paciente passa por constantes alteração no humor, podendo acontecer até várias vezes durante o dia. Muitas vezes atribuídos a personalidade do paciente, em vez de uma doença.
É de grande importância uma avaliação minuciosa com profissionais especializados, para a validade do diagnostico e tratamento adequado.
Os sintomas podem ser controlados através de remédios e psicoterapia.
O transtorno ciclotímico é caracterizada pela instabilidade persistente do humor, ou seja, alterna episódios depressivos com episódios de euforia ou elevação do humor. Tal instabilidades usualmente tem curso crônico e seus episódios são menos graves que os ocorridos no transtorno bipolar.
Uma boa avaliação é importante para definir o tratamento, que pode incluir uso de medicamentos que ajudem a estabilizar o humor e combater os sintomas, além da psicoterapia, promovendo melhora na qualidade de vida e adesão ao tratamento.
É um transtorno de humor marcado pela oscilação entre fases de depressão leve e fases de hipomania (uma mania leve)
São mudanças de humor mais leves, alterando entre hipomania (muita energia, euforia, extroversão e desinibição) e sintomas depressivos (tristeza, desesperança, desânimo, desmotivação), com possibilidade de irritabilidade dentro de um período de semanas. O diagnóstico requer maior investigação e avaliação dos sintomas, que incluem altos e baixos intermitentes e podem se tornar mais pronunciados com o tempo. Causa prejuízo nas áreas da vida, como relacionamentos, trabalho, estudo, lazer.
O tratamento geralmente envolve psicoterapia, a terapia cognitivo-comportamental é muito indicada. Pode ser necessário medicação mediante avaliação psiquiátrica.

O Transtorno Ciclotímico tem característica crônica com oscilação de humor onde ocorre vários períodos de sintomas hipomaníacos (estado de euforia, aumento da energia, tagarelice, impaciência, entre outros), com períodos de sintomas depressivos. Pode ser confundido com Transtorno Bipolar ou Transtorno Depressivo Maior. É importante ressaltar que o diagnóstico desses transtornos requer uma avaliação psiquiátrica e posteriormente intervenções psicoterápicas com a Terapia Cognitiva Comportamental e em alguns casos, com psicofármacos.