O que é transtorno ciclotimico?

8 respostas
O que é transtorno ciclotimico?
O transtorno ciclotímico é caracterizada pela instabilidade persistente do humor, ou seja, alterna episódios depressivos com episódios de euforia ou elevação do humor. Tal instabilidades usualmente tem curso crônico e seus episódios são menos graves que os ocorridos no transtorno bipolar.
Uma boa avaliação é importante para definir o tratamento, que pode incluir uso de medicamentos que ajudem a estabilizar o humor e combater os sintomas, além da psicoterapia, promovendo melhora na qualidade de vida e adesão ao tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Transtorno Ciclotímico é caracterizado como uma forma leve do transtorno Bipolar, levando o individuo a momentos de depressão ou euforia, estes alternam entre si. Assim o paciente passa por constantes alteração no humor, podendo acontecer até várias vezes durante o dia. Muitas vezes atribuídos a personalidade do paciente, em vez de uma doença.
É de grande importância uma avaliação minuciosa com profissionais especializados, para a validade do diagnostico e tratamento adequado.
Os sintomas podem ser controlados através de remédios e psicoterapia.

è um transtorno de humor no qual se alterna periodos de poucos e leves sintomas depressivos seguidos de certa elação e discreta elevação de humor; não chega a ser um episodio de completo de mania ou depressão. no caso dos episodios leves de depressão pode ter diminuição da auto estima, fadiga aumentada, dificuldade na tomada de decisões e de concentração, mau humor, irritabilidade e sentimento de falta de esperança, já no espisodios de mania, pode ser que acorde mais disposto do que o normal, apresente uma maior sociabilidade, aumento da criatividade, não se sente cansado após várias atividades, diminuição do sono, lembrando que as duas fases são prejudiciais a saúde por mais que não pareça no momento

A ciclotimia acontece quando a pessoa apresenta ao longo da sua vida muitos e frequentes períodos de poucos e leves sintomas depressivos seguidos de certa altivez e discreta elevação do humor. Não se tratando de um episódio completo de depressão ou de mania. Os episódios depressivos são parecidos com a distimia, enquanto as fases hipomaníacas são marcadas pela sensação de autoconfiança e aumento da sociabilidade, criatividade, capacidade de trabalhar e etc. Tais pessoas são vistas pela sociedade ainda dentro da normalidade devido a baixa intensidade desses sintomas.

O TRANSTORNO CICLOTIMICO é uma perturbação crônica e flutuante do humor, envolvendo períodos de sintomas hipomania com os períodos de sintomas depressivos, é uma forma leve do transtorno bipolar, há alterações de humor ao longo de um período dos anos que vão de depressão leve as altas posições emocionais.
Não existe causa conhecida.
Espero que tenha ajudado.
Abraço
Vera Pelizzari

É um transtorno de humor marcado pela oscilação entre fases de depressão leve e fases de hipomania (uma mania leve)

São mudanças de humor mais leves, alterando entre hipomania (muita energia, euforia, extroversão e desinibição) e sintomas depressivos (tristeza, desesperança, desânimo, desmotivação), com possibilidade de irritabilidade dentro de um período de semanas. O diagnóstico requer maior investigação e avaliação dos sintomas, que incluem altos e baixos intermitentes e podem se tornar mais pronunciados com o tempo. Causa prejuízo nas áreas da vida, como relacionamentos, trabalho, estudo, lazer.
O tratamento geralmente envolve psicoterapia, a terapia cognitivo-comportamental é muito indicada. Pode ser necessário medicação mediante avaliação psiquiátrica.


O Transtorno Ciclotímico tem característica crônica com oscilação de humor onde ocorre vários períodos de sintomas hipomaníacos (estado de euforia, aumento da energia, tagarelice, impaciência, entre outros), com períodos de sintomas depressivos. Pode ser confundido com Transtorno Bipolar ou Transtorno Depressivo Maior. É importante ressaltar que o diagnóstico desses transtornos requer uma avaliação psiquiátrica e posteriormente intervenções psicoterápicas com a Terapia Cognitiva Comportamental e em alguns casos, com psicofármacos.

Especialistas

Nathalia Barp

Nathalia Barp

Psicólogo

Goiânia

Lisiane Holdefer

Lisiane Holdefer

Fonoaudiólogo, Psicólogo

Brasília

Lívia Mathias Netto Marques

Lívia Mathias Netto Marques

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Renato Mota

Renato Mota

Psicólogo

Montes Claros

Maiara Corrêa Zanette

Maiara Corrêa Zanette

Terapeuta complementar

Criciúma

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 9 perguntas sobre Transtorno Ciclotímico

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.