O que é vaginismo não orgânico?

6 respostas
O que é vaginismo não orgânico?
Olá! Vaginismo é uma afecção, uma alteração patológica, caracterizada por contrações espasmódicas e involuntárias dos músculos da parede vaginal no momento da penetração do pênis, o que torna o ato sexual doloroso ou o impossibilita. Normalmente é de origem Psicológica. Mutas vezes após uma afecção de origem fisiológica decorre a de origem psicológica. Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental, sexólogo, hipnoterapeuta. Paz e bem!

Se você tem o diagnóstico médico e está em tratamento, agora é preciso buscar a ajuda da psicoterapia. A psicossomática embasa o atendimento psicológico onde as causas orgânicas são descartadas, mas os sintomas persistem. É sinal de que precisa cuidar do emocional e descobrir o que permeia toda essa situação, quais as questões emocionais estão envolvidas. Um psicólogo te conduz nesse processo.
Como já comentaram, vaginismo não orgânico é aquele que tem suas causas localizadas no campo do psicológico. Procure um psicólogo de sua confiança, de uma abordagem que esteja afinada com sua visão de mundo e de si mesma. O vaginismo de origem psicológica pode sim ser tratado e apresentar remissão total dos sintomas.
Não há corpo sem mente nem mente sem corpo. Embora essa indicação entre "orgânico e não orgânico" seja meramente didática, entendo que o quadro de vaginismo se manifeste como um tipo de atrofia vaginal que se relaciona a pluricausas. Se não está na ordem patológica somática como você já revela, está na ordem psicológica e isso precisa ser avaliado com muita atenção. Uma investigação psicológica detalhada pode ajudar quanto ao que se refere a comportamento sexual. Indicaria a prática clínica cognitivo-comportamental. Boa sorte.
Imagine que não existe uma divisão entre o funcionamento do seu corpo e da sua mente. Eles estão trabalhando juntos. Assim, quando se fala de um vaginismo não orgânico quer dizer que a causa é psicológica, tendo a ver com suas emoções e pensamentos. Seu corpo expressa aquilo que você sente e pensa. Procure uma psicoterapia especializada nesta área.
Ôrgânico é do organismo, ou seja é algo que não está funcionando bem no seu corpo físico(fisiológico).... Quando descartamos o orgânico, partimos para o psicológico/emocional. Na maioria dos casos, o vaginismo é psicológico. O vaginismo é o ato de ter dor ao ter relação ou de a musculatura vaginal contrair não deixando o pênis entrar. Isso pode se dar diante de traumas sexuais como abuso sexual na infância e/ou adolescência, casos de estupro... e até em casos de traição, pois ao sofrer a traiçào emocionalmente se rejeita o parceiro e ai o corpo acompanha esse desejo! Também pode ser fruto de brigas e conflitos constantes que esfriam a relação! É fundamental procurar um psicólogo(a).... pois sozinho é muito difícil se resolver, pelo contrário, a tendência é piorar, porque a cada falha na relação sexual, isso prejudica ainda mais a relação do casal!! Ja atendi casos de vaginismo e sim, tiveram sucesso!!!