O que fazer para amenizar a dor da intolerância?

3 respostas
O que fazer para amenizar a dor da intolerância?
Olá,
A dieta para intolerantes à lactose baseia-se na diminuição ou exclusão de alimentos que contém lactose como os leites e seus derivados com lactose e alimentos que contém leite (lactose) em sua receita. Ao seguir uma dieta sem lactose os sintomas da doença desaparecem . Hoje no mercado encontramos versões alimentares de lácteos sem lactose e a enzima lactase para o tratamento da doença.

A intolerância à lactose é um estado patológico que permite que grandes fragmentos de proteínas do leite passem do estômago para o intestino rapidamente.
Isso pode causar dor por vários mecanismos:

- pode haver dor retroesternal, algo como uma azia ou uma queimação que sobe do estômago até a garganta. Esse é um sintoma de refluxo, que pode estar associado à intolerância.

- pode ser uma cólica, algo como uma "torção" dentro do abdome. Uma dor intensa, súbita, que pode ser intermitente (ela vai e volta) e normalmente está associada a gases e/ou diarréia.

O tratamento vai depender do mecanismo da dor e o tratamento mais eficaz para a "intolerância à lactose" é evitar o leite e os derivados como: manteiga, creme de leite, queijo, coalhada, iogurte.

Se a tolerância for parcial esta medida pode ser suficiente para resolver o problema.

Para o refluxo são várias medidas; para a cólica um antiespasmódico pode ajudar, mas é melhor consultar um médico pessoalmente.
Olá. Em primeiro lugar evite leite e derivados e/ou faça uso dos alimentos sem lactose ou associar a enzima (lactase). Se a dor for leve/modera e esporádica, poderá fazer uso de analgésico comum e/ou anti-espasmódico. Caso a dor perista, procure um Gastro clínico pra melhor avaliação do quadro.