O que fazer para lidar com o hiperfoco disfuncional? .

3 respostas
O que fazer para lidar com o hiperfoco disfuncional? .
Lidar com o hiperfoco disfuncional envolve reconhecer quando a concentração deixa de ser produtiva e começa a causar prejuízos. Estabelecer pausas regulares, definir horários para cada atividade e usar lembretes pode ajudar a retomar o equilíbrio. Práticas como meditação, respiração consciente e exercícios físicos também favorecem o controle da atenção. Se o hiperfoco estiver associado à ansiedade ou a outros transtornos, o acompanhamento terapêutico é fundamental para desenvolver estratégias personalizadas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para lidar com o hiperfoco disfuncional, é importante desenvolver autoconsciência para perceber quando o foco está se tornando excessivo e interferindo em outras áreas da vida. Estabelecer rotinas com pausas programadas, usar alarmas ou lembretes para mudar de atividade e praticar técnicas de mindfulness ajuda a retomar o controle da atenção. Também é útil definir prioridades, alternar tarefas e reservar tempo para autocuidado. Quando o hiperfoco causa prejuízos significativos, buscar apoio terapêutico pode ajudar a compreender os gatilhos e criar estratégias personalizadas para equilibrar concentração e bem-estar.
Dr. Leonardo Mello
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Para lidar com o hiperfoco disfuncional, é importante estabelecer limites de tempo, fazer pausas conscientes, redirecionar a atenção para outras atividades e, se necessário, buscar orientação profissional para aprender estratégias de regulação da atenção.

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1268 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.