O que fazer para passar a dor da fissura anal? Como tratar fissura anal?

1 respostas
O que fazer para passar a dor da fissura anal?
Como tratar fissura anal?
Continuo no Reino Unido, em Aperfeiçoamento numa Universidade a 100 km de Londres. Tenho pouco tempo para responder.
Mas por ter mais de 2,8 milhoes de leitores aqui, sempre dou um jeitinho. Especialmente quando eu posso EXPLICAR sobre alguma doença.
Hoje a pergunta é sobre FISSURA ANAL.
A fissura muitas vezes está associada ao INTESTINO PRESO

Claro que nada posso falar sobre seu caso á distância. Só seu médico(a) pode orienta-lo(a) de modo PERSONALIZADO.
Mas, vou EXPLICAR sobre esses 2 problemas. Sempre de modo GENERICO.
Só pode lhe dar uma orientação personalizada e segura quem conhece seu caso. Sugiro que não procure na net uma resposta que não está na net. Só seu médico(a) conhece seu caso em detalhes.

Para os que me leem aqui, que já passam de 2,8 milhao, falarei sobre Intestino Preso(obstipação).INTESTINO PRESO (Obstipação). Claro que é uma explicação genérica.
Falo um tantinho sobre fissuras e hemorróidas, que muitas vezes acontecem em quem tem intestino preso.

Como sempre, nada falo sobre casos individuais. Prefiro EXPLICAR as doenças, exames e tratamentos. Acho que a dúvida de muitos pode começar a ser esclarecida. Digo COMEÇAR, pois cada assunto pode ser estudado por uma vida toda...
...de fato, os bons Médicos estudam estes assuntos pela vida inteira, e não completam seu conhecimento. Não é incrível?

Hipócrates falava: "a ARTE(da Medicina) é longa e a vida é breve(para aprender tudo)"

QUEM NÃO CONHECE PELO MENOS UMA PESSOA QUE TEM INTESTINO PRESO???

Milhões de pessoas tem intestino preso, em particular mulheres, idosos, pessoas em uso de certas medicações(como alguns antidepressivos , antiácidos e ferro, medicações cardiológicas, calcio, entre muitas outras), pessoas no leito e durante ou após a gravidez. Claro que não se resume a isso. De fato na prática clínica vemos pessoas em várias idades e situações com o intestino preso.

=============Para o diagnóstico adequado é preciso uma História Clinica bem detalhada. É lógico que problemas de saúde anteriores e uso de medicações devem ser vistos detalhadamente. O tempo em que existe a obstipação também é fundamental. É claro que para isso é preciso atenção ao paciente. É muito importante saber se há situações como
-sangramento,
-dor para evacuar
- histórico pessoal e familiar, incluindo história familiar de câncer de intestino.
A situação nutricional, emocional e as cirurgias anteriores, incluindo partos, também são importantes. Deve-se conhecer tratamentos anteriores, já que é comum o uso de laxantes, com ou sem orientação médica.
Para fazer uma Avaliação detalhada é preciso um Médico atencioso e que conheça bem Semiologia (arte de descobrir a causa dos problemas apresentados por seus pacientes)

===há pessoas com intestino preso (especialmente de longo prazo) que desenvolvem problemas ano-retais, como hemorróidas ou fissuras.
No caso das hemorróidas raramente há dor, mas pode haver sangramentos ou saída das hemorróidas pelo ânus. Quando as hemorróidas tem inflamação (trombose hemorroidária) há a saída de uma tumoração dolorosa pelo ânus.
Se há fissura, pode haver sangramento, e muitos pacientes referem dor, algumas vezes intensa. Geralmente a dor é durante ou após as evacuações.
Em ambos os casos, o diagnóstico é feito pelo exame Proctológico( que inclui anuscopia e retosigmóidoscopia).
Sou sempre muito cauteloso e procuro verificar em maior detalhes os pacientes que tem dor, sangramento ou desconforto ao evacuar.

==============Para um diagnóstico preciso é necessário um Médico qualificado e que faça (ou interprete) desde exames simples até os mais sofisticados. Por isso que sempre insisto na qualificação e experiência do Médico.

MINHA EXPERIÊNCIA
===Há quem ache que é um problema fácil e banal, mas o Médico que conhece as inúmeras causas da obstipação avalia seu paciente com cuidado.
Por exemplo, se a obstipação acontece pela presença de uma obstrução, por exemplo um câncer de intestino, o uso de fibras pouco irá ajudar.
Vejo também muitos casos de mulheres que começaram a ter o intestino preso após a gravidez. E tentam usar muitos métodos para melhorar, sem conseguir. Na verdade, há casos que merecem avaliação e tratamento especial. Há pessoas que nos contam:
"doutor, parece que as fezes estão lá em baixo. Mas não há força para sair" E isso acontece por que pode haver um tipo especifico de intestino preso onde a dificuldade está no ato da evacuação.
Dou mais um exemplo: se um paciente refere que o intestino está preso após o início de um medicamento, por exemplo um anti-hipertensivo ou anti-depressivo, deverei verificar junto ao médico que prescreveu se é possível a troca por outro medicamento. Não adiantará nada tentar tratar o intestino preso sem achar a CAUSA do mesmo. E para isso é preciso bastante atenção. Tenho que saber TODOS os medicamentos que meu paciente usa.

E sou bastante cauteloso quando há sangramentos.
Tenho por principio avaliar meus pacientes mais detalhadamente sempre que tenham os chamados "red flags" que são sinais de alerta.
Por exemplo, o emagrecimento associado ao intestino preso poderá ser um sinal de alerta. Sempre sou bastante cauteloso ao avaliar isso.
Nunca perdemos nada ao ser cautelosos na avaliação. Só temos a ganhar, pois ajudaremos nosso paciente.

=================O tratamento, como tudo em Medicina, deve ser personalizado. Não se deve usar laxantes sem indicação ou acompanhamento médico, e não são todas as pessoas que melhoram apenas com medicamentos. Tampouco todas as pessoas melhoram só comendo fibras. Cada caso deve ser visto individualmente. Como dizia o grande William Osler, brilhante Professor e ícone da Medicina:

“O BOM MÉDICO TRATA A DOENÇA, MAS O GRANDE MÉDICO TRATA O DOENTE”.

Para os que me procuram, deixo um recadinho:

1)
Nas proximas semanas a Clínica não funcionará. Não haverá nem mesmo atendimento telefônico

Por favor, não tente contato por fone. Não queremos que fique frustrado. Temos grande respeito a nossos pacientes.

Mas, tão logo eu volte ao Brasil, queremos reformular a Agenda.

Mas, me atrevo a falar algo pessoal:

Sei que as consultas comigo nem sempre tem grande celeridade. A procura é grande, e tenho muitas atividades.
Além disso minhas Consultas são bem demoradas, por que verifico diversos dados. As vezes meus pacientes ficam até espantados ao perceber que quero saber se pessoas de sua família tiveram doenças como câncer de intestino ou estômago. Ou que verifico que medicamentos tomam.
Para mim isso faz parte de um atendimento de qualidade.
Mas é claro que isso faz com que a consulta demore mais. E assim, consigo ver MENOS pacientes em um dia.

Sei que passar comigo nem sempre é muito célere.
E assim, me atrevo a pedir algo pessoal:

Peço a meus (futuros) pacientes : se acharem que alguma demora irá prejudicar sua saúde, recomendo que procurem outro médico.
NAO me esperem, caso achem que sua saúde possa ser prejudicada por isso.

Sua Saúde é IMENSAMENTE mais importante do que eu ter a Clínica lotada.