O que fazer quando a dor do luto se torna insuportável?

4 respostas
O que fazer quando a dor do luto se torna insuportável?
Dr. Fábio Nogueira Pereira
Psicólogo
Vitória
É importante avaliar como você se sente em relação a seu luto e buscar ajuda na sua rede de apoio e com um profissional capacitado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante buscar apoio psicoterapêutico para identificar pensamentos disfuncionais, aprender estratégias de enfrentamento, validar emoções e retomar gradualmente atividades significativas, evitando o isolamento e promovendo adaptação saudável à perda.
Quando a dor do luto se torna insuportável, é importante não enfrentar isso sozinho. Buscar acolhimento emocional em pessoas de confiança, familiares ou amigos pode ajudar a aliviar o peso da perda.

O acompanhamento psicológico é fundamental nesses casos, pois oferece um espaço seguro para elaborar sentimentos de tristeza, ansiedade e até culpa. Em situações de sofrimento muito intenso, também pode ser indicado o apoio psiquiátrico.

Permitir-se sentir, pedir ajuda e cuidar da saúde mental são passos essenciais para atravessar o luto e transformar a dor em um processo de elaboração, sem que ela se torne paralisante.
O luto é uma fase bem delicada para as pessoas, é um momento de olhar para si e entender as suas dores. Nesse momento, é importantíssimo combinar acolhimento emocional, estratégias de regulação e buscar um apoio de um profissional qualificado.
A busca de um apoio psicológico ou psiquiátrico não se refere a fraqueza, mas sim, a UM CUIDADO! Ninguém precisa passar pelo luto sozinho, a companhia de outra pessoa pode ajudar o cérebro a diminuir a ativação de ameaça e sofrimento.

Especialistas

Marta Viviane Wodonos

Marta Viviane Wodonos

Psicólogo

Curitiba

Patrícia Penrabel

Patrícia Penrabel

Psicólogo

Campo Grande

João Crivoi

João Crivoi

Psicanalista

Vinhedo

Maria Alice Lazzarotto de Freitas

Maria Alice Lazzarotto de Freitas

Psicólogo

São Carlos

Diane Barranco

Diane Barranco

Psicólogo

Brasília

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 80 perguntas sobre Processos de luto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.