O que pode a presença das cores "branca, azul bebe e azul turquesa" (policromia) pode indicar em uma

2 respostas
O que pode a presença das cores "branca, azul bebe e azul turquesa" (policromia) pode indicar em uma pirâmide no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
Oi, é um prazer te ter por aqui.
A presença de branco, azul bebê e azul turquesa em uma pirâmide do Pfister tende a refletir um funcionamento emocional voltado à busca de calma, proteção, organização interna e alívio de tensões, com nuances de sensibilidade e possível vulnerabilidade afetiva. A policromia sugere complexidade emocional, com tentativa de integrar diferentes estados internos de forma adaptativa.

Atenciosamente,
Psicólogo Fernando Segundo
@psifernandosegundo
Fernadosegundo.com
Atendimento em psicoterapia e neuropsicologia On-line e em Vitória-ES
Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Juliana  da Cruz Barros Neves
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? No Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister, a interpretação das cores não deve ser feita de forma isolada ou automática, como se cada combinação indicasse um traço específico ou um diagnóstico. O mais importante é sempre observar o conjunto da produção, a organização da pirâmide, a repetição de padrões, o contraste entre cores e o contexto clínico da pessoa avaliada.

De maneira geral, cores claras como o branco e os tons de azul costumam estar associadas a conteúdos ligados à busca de tranquilidade, sensibilidade emocional, necessidade de proteção ou de ambientes mais seguros e previsíveis. O azul, especialmente, é frequentemente relacionado a estados afetivos mais introspectivos, necessidade de vínculo, calma ou contenção emocional. Quando aparece em policromia com outras cores suaves, pode sugerir uma tentativa de manter equilíbrio interno ou de evitar tensões mais intensas.

O branco, por sua vez, pode estar ligado a aspectos de controle, inibição ou tentativa de neutralizar emoções mais fortes, dependendo de como aparece na pirâmide. Já o azul turquesa e o azul bebê podem indicar sensibilidade afetiva, busca por acolhimento, delicadeza emocional ou necessidade de relações mais seguras. No entanto, essas leituras são apenas indicativas e só fazem sentido quando analisadas junto com o restante do protocolo e com a história da pessoa.

Talvez seja interessante se perguntar: essa combinação apareceu de forma isolada ou se repetiu em outras pirâmides? O laudo trouxe alguma interpretação sobre a organização geral das cores? Esses possíveis significados fazem sentido quando comparados com a história emocional e relacional da pessoa? Conversar sobre isso com o profissional responsável pela avaliação costuma trazer uma compreensão mais precisa e útil. Caso precise, estou à disposição.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1754 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.