O que pode estar por trás de um surto psicótico?

23 respostas
O que pode estar por trás de um surto psicótico?
Olá amigo (a)!

Todos os nossos contatos ao longo da vida, mas principalmente o da infância, devem ser por nós assimilados de forma satisfatória e prazerosa para uma vida saudável. Na medida em que acontece contatos, os quais não conseguimos assimilar positivamente, surgem dessas dificuldades frustrações, traumas, medos, etc que por sua vez desenvolvem as neuroses e psicose. Coloco- me à disposição! Um abraço!

No surto psicótico a pessoa apresenta sintomas de delírio e alucinações . Esquizofrenia, transtorno psicótico breve , transtorno bipolar, depressão grave são exemplos de doenças mentais em que o surto psicótico está presente. Porém, o surto pode acometer pessoas que ate então não tenham sido diagnosticadas com essas doenças, mas possuem uma predisposição genetica. Nesse caso, basta um acontecimento importante ou o uso de substâncias psicotrópicas como maconha, cocaina e até mesmo o uso de corticoide pode desencadear um surto psicótico.
O surto psicótico constitui uma alteração grave no juízo da realidade exige um tratamento e uma compreensão adequados para melhorar a qualidade de vida da pessoa afetada.
A psicose é uma fantasia, da qual internaliza o indivíduo em seu mundo, fazendo-o perder o juízo de realidade. A psicose pode dizer muito sobre traumas da infância, ou de alguma etapa da vida do sujeito. As psicoses são baseadas em delírios e alucinações. A primeira está ligada a pensamentos absurdos que desconectam o sujeito do próprio mundo que vive, enquanto que a segunda a pessoa pode ver, ouvir, sentir objetos que não existem, ou pessoas que nunca existiram. Logo, a psicose diz sobre o mundo interno do sujeito e sobre suas dificuldades de trabalhar com a realidade. Por isso, a psicoterapia é muito importante para que o psicótico aprenda a lidar com suas fantasias e que possa ao mesmo tempo trabalhar com os conteúdos do meio externo. Abraços e tenha uma ótima semana!
Para a Psicanálise, existem três estruturas psíquicas: a neurose, a psicose e a perversão. Cada estrutura tem suas particularidades e nem sempre é simples diagnosticar a qual estrutura pertence o sujeito. O chamado surto psicótico pode ser ocasionado por algo que ocorre na vida da pessoa e que para ela é insuportável. Freud estuda detalhadamente o caso de um promotor, que ao ser promovido a diretor, "surta". A assunção de tal responsabilidade é impossível para ele. Falta-lhe algo na sua estrutura psicótica. Assim, os fenômenos conhecidos como delírios tem início.
Ola! Os surtos podem estar vinculados com fatores como: vulnerabilidade biológica, traumas, stress agudo entre outros fatores. Lidar e suportar a realidade é um desafio constante e algumas pessoas podem apresentar uma fragilidade maior. Eh importante realizar um acompanhamento psiquiátrico e psicoterapeutico na prevenção e cuidar diário. Abraço
A pergunta foi bem formulada, pois questionando o que tem por trás do surto não está fechando questão sobre um diagnóstico.

O surto trata-se de uma desordem que acomete a cognição, o comportamento e as emoções, assim a pessoa apresenta: perda de contato com a realidade, tem delírios e alucinações, a fala fica desorganizada, o comportamento pode ir do agressivo ao catatônico, humor pode ficar deprimido ou eufórico.

Estas reações podem estar relacionados em conjunto a uma doença maior - psiquiátricas (Esquizofrenia, Transtorno de personalidade Borderline) ou não (Insuficiência Hepática, sífilis).

Ou podem estar relacionadas a uma episódica: consumo de drogas, síndrome do confinamento (uma má reação a internação hospitalar)

O fato de algumas reagirem com um surto dessa ordem nestas diversas situações deve ser avaliado, a fim de detectar predisposição a recorrência.
Com certeza está existindo uma grande dificuldade em lidar com as situações do seu dia a dia, e ao mesmo tempo, conseguir manter seu equilíbrio e seu bem estar. Como o surto traz questões muito complexas e profundas da estrutura interna da pessoa é muito importante e necessário o acompanhamento de um profissional qualificado para o tratamento e acompanhamento neste momento.
A pessoa quando tem um surto psicótico apresenta sintomas de delírios e alucinações.
Exige tratamento adequado com profissionais
especializados em transtornos psíquicos.
Vários fatores. Um deles é o stress. Os demais, apenas podem ser avaliados diretamente com o clínico. Procure um psicólogo especialista em saúde mental
Um surto psicótico isolado pode não ter repercussões para estabelecer um quadro clínico decisivo, mas convém procurar um psiquiatra para avaliá-lo.
Se existiu recorrências no surto psicótico a definição fica estabelecida.
De qualquer forma algo de diferente está ocorrendo nas funções neurológicas e ou emocionais com seu filho. Procure um especialista confiável que possa realizar exames e estudos aprofundados para enfim tratá-lo e medica-lo.
Mesmo uma pessoa psicologicamente saudável pode entrar em surto psicótico uma vez na vida, se estiver enfrentando uma situação muito difícil emocionalmente e não vê saída, solução ou apaziguamento. Devemos ter paciência com esta pessoa, conversar com ela sem julgá-la ou querer interná-la, pois ela, com a ajuda de um psicólogo que lhe dará suporte, sairá desta situação de crise e voltará ao normal.
Podemos pensar em uma junção de vários fatores para poder desencadear um surto psicótico. Cada um de nós tem uma carga genética única e uma história também única que foi sendo constituída, principalmente ao longo da infância. Assim, cada um vai lidar de forma diferente com o que for apresentado durante a vida. Alguns vão passar pelas maiores dificuldades que possam ser apresentadas sem nunca terem se aproximado de um surto. Outros, em alguma situação anormal e estressante, podem desencadear um surto. O uso de substâncias como drogas, alguns medicamentos, etc, também podem ser gatilhos para o surto, normalmente em quem já tenha tal disposição. O surto psicótico é uma descompensação grave, na qual a pessoa pode se colocar em risco. Existe uma perda do contato com a realidade, na qual alucinações e/ou delírios podem estar presentes. Logo, um tratamento adequado é de suma importância para estabilizar o quadro. O uso de psicoterapia e medicamentos, concomitantemente, deve ser considerado.
Olá, minha sugestão é que procure um psicanalista. Alguém que possa te escutar e falar sobre esse surto. Não podemos generalizar e responder o que está por trás de um surto, pois isso é muito individual.
Espero ter ajudado
Olá,
Um surto psicótico pode ser desencadeado por diversas psicopatologias ou até mesmo pelo uso de algumas substâncias. Cada crise necessita de uma avaliação para sabermos do que se trata e entender o quadro. Procure um psicólogo de saúde mental ou de avaliação psicológica, pois estes profissionais já conhecem diversas manifestações do quadro psicótico e podem te auxiliar imenso nesse processo de diagnóstico, tratamento e prognóstico.
Importante receber atendimento nesse momento para saber qual passo tomar e evitar novas crises agudas.
Att.
Boa noite! São vários fatores que podem ocasionar um surto psicótico, pode estar associado a um transtorno mental, uso de drogas, acontecimento traumático ao longo da vida, que chamamos de gatilhos, entre outros. Para que você tenha uma melhor compreensão do termo, sugiro uma consulta com um profissional. Estou á sua disposição.
São vários fatores. Pode ocorrer devido à transtornos, como no caso da esquizofrenia, da psicose pós parto, ou até mesmo devido ao uso de substâncias entorpecentes. O tratamento é essencial para o bem estar da pessoa e da família. Um grande abraço!
Olá! A definição de Psicose é bastante vasta e varia a depender do referencial teórico assumido por cada profissional. Já quanto ao surto psicótico existe um maior consenso com relação às suas manifestações: alucinações, delírios, prejuízos cognitivos e de linguagem, dentre outros sintomas. Estudos mostram que variáveis genéticas e o uso de algumas substâncias podem favorecer esses episódios, além de episódios traumáticos ou de stress elevado. Trata-se, portanto, de uma confluência de fatores que precisam ser avaliados e que demandam cuidado multiprofissional.
Ola!!!!!!!A predisposição genética é uma coisa muito importante boa parte dessas doenças tem componentes hereditários muito forte.Lembrando que genética não é destino é probabilidade.
Espero ter contribuído.
Abraços!!!!!
Olá! Um surto se caracteriza por alterações repentinas de comportamento, alucinações, delírios e reações desproporcionais à realidade são os principais sintomas de um surto psicótico, é um episódio de dissociação psíquica no qual a pessoa perde a noção da realidade e se torna incapaz de pensar racionalmente. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá.
Os gatilhos de um surto psicótico são vários, e pode variar de pessoa para pessoa. Assim, cada caso é um caso. O surto pode ser resultado de traumas, transtornos, abuso de álcool, abuso de drogas lícitas e ilícitas.
Novamente, fica complicado dizer qual é gatinho para um surto de alguém que temos nenhuma informação. Durante um tratamento psicológico e psiquiátrico, pode ser mais fácil mapear quais são os gatinhos e isso pode ser de grande ajuda para a pessoa, para a família e pessoas ao redor.
Abs
Uma serie de fatores que devem ser considerados com cuidado. Um caso isolado, pode ser por decorrencia de uma ansiedade ou depressão muito elevadas, abuso de alguma substancia, e o ambiente com suas relações também são de relevancia para compreender a causa. Os gatilhos dependem do individuo.
Não se pode enfatizar um ou outro ponto "por trás" do surto psicótico. Mas sim um conjunto de fatores: vivenciais; afetivos; quiçá, genéticos. Tudo isso, junto com o estilo de vida conduzido pela pessoa podem auxiliar no agravamento dos conflitos psíquicos e podem conduzir ao surto psicótico. Certamente haverão dúvidas, pois é uma certeza da qual não podemos contar. Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150