Um psicopata ou um sociopata pode ter alguém para desabafar ou contar o que se passa pela sua cabeça

24 respostas
Um psicopata ou um sociopata pode ter alguém para desabafar ou contar o que se passa pela sua cabeça? Como uma lixeira onde ele pode descartar seus lixos. Alguém que,talvez, seja fácil de convencer a se juntar a planos ou ideias, que podem ser até ruins.
Importante que tenha ajuda para organizar os pensamentos e fantasias, que muitas vezes vem desorganizados.
Att.
Eduardo

Parece que você já sabe a resposta né? A saúde está justamente na percepção de que alguém com essas características possa estar lhe trazendo problemas ao invés de soluções.
Procure ajuda e fale sobre essa sua percepção. Boa sorte!
Lidar com uma personalidade psicopata é bem complicado, fique atento ao que está acontecendo em seu "relacionamento" com essa pessoa. Procure ajuda de um psicólogo.
Olá! Se isso estiver acontecendo contigo cuide-se, avalie o quanto essa relação pode ser prejudicial para você. Procure ajuda psicológica para te ajudar à entender o que está acontecendo. Um abraço
Se essa pessoa é você, procure um psicólogo e um psiquiatra na sua região. O Psiquiatra vai entrar com a medicação e identificar se o quadro é mesmo de psicopatia ou sociopatia e te orientar, juntamente com o Psicólogo, pois com a medicação você estará mais aberto ao tratamento, podendo “clarear” seus pensamentos.

Procure ajuda real!
Grande abraço
Todo ser humano, não importa sua patologia, pode sim se beneficiar quando tem alguém que a escute com respeito e atenção
Olá! No caso de psicopatia ou sociopatia, o outro tende a ser utilizado enquanto meio de alcance dos objetivos. Assim, pensando em um psicopata ideal, entendo que não há uma lógica de desabafo com o outro, até mesmo porque o vínculo com o outro não comporta afetividade, mas apenas utilitarismo.
Boa noite!
A partir do momento que o desabafo do outro está te causando um certo incómodo, o ideal é você se afastar, independente de qual seja a personalidade do sujeito. Quanto ao diagnóstico, cuidado com esse fechamento de que essa pessoa "É" um psicopata ou sociopata, se ele realmente o for, se afaste aos poucos, a reação de um psicopata/sociopata pode ser imprevisível em alguns casos.
Fique bem.
Att,
Mauricio Cardoso
Não entendi se a pergunta é no geral ou se você está vivendo essa situação ou com alguém assim!! Se for você, procure ajude! Se for no geral devo lhe dizer que muitos psiquiatras e psicólogos se interessam por essas pessoas e prestam uma grande ajuda a eles a ir granizarem seus pensamentos e idéias, mesmo que internados ou em detenção!
Importante frisar que não existe um perfil único de psicopatia. Os sinais e sintomas são variados de pessoa para pessoa. Alguns estudos inclusive reconhecem certo grau de psicopatia na maioria da população pelo simples fato de perderem sensibilidade com suas rotinas e ou não viverem a afetividade em suas famílias. Casos extremos não possuem uma cura específica, mas sim acompanhamento e tratamento em diferentes momentos da vida do sujeito. Independente de se tratar de um caso de psicopatia, ideias absurdas, intenções ruins, todo ser humano é passível de escuta ativa e orientação. A suportabilidade da pressão psicológica e ou transtorno mental que pensamentos antagônicos e antisociais podem gerar no sujeito é diferente em cada um, mas sempre possível de reflexão e confronto de ideias para maior qualidade de vida e menor risco de condutas ilícitas. As consultas realizadas online atualmente colaboram com este perfil por manterem um maior sigilo e distância muitas vezes desejadas pela própria pessoa. Fico a disposição.
Olá! Um psicopata ou sociopata, assim categorizados, como qualquer ser humano se comunica. Saber se falam o que lhes vêem "à cabeça" ou "desabafam" é outra questão. Minha sugestão: procure um profissional de saúde mental (psicólogo, psiquiatra, analista) para discutir suas dúvidas - sobre as falas da pessoa que você informa que é psicopata e sociopata; quanto para você, que se atenta para tal fato.
Relacionamentos chamados tóxicos, onde pode existir jogo perverso , manipulação, agressividade e vingança , são perigosos e deterioram a autoestima, podem provocar depressão, perder qualidade de vida. Relacionamentos saudáveis ,promovem crescimento, amadurecimento emocional de ambos os parceiros , aumento da autoestima , autoconfiança e uma vida de qualidade. Para esclarecer duvidas e escolhas , procure uma profissional da área para ajuda-la. Abraços
Sim. E possívelmente faz e sente poder ao fazer isso. Principalmente quando o parceiro ouvinte sente e esboça medo, curiosidade ou interesse.
As relações são estabelecidas por pessoas e pensando nisso qualquer coisa pode acontecer, inclusive uma relação tóxica. Da mesma forma, uma relação é composta por pelo menos duas pessoas, e cada uma das partes tem um tipo de responsabilidade nessa relação. Um profissional, como um psicólogo ou psicanalista, pode ajudar a olhar para esses “papéis” que vão sendo incorporados(por cada um de nós) de uma forma um pouco mais clara.
sim. Muito possível.
Sim, ele pode eleger alguém para isso.Agora, se a sua intenção é desabafar,não é possível saber. Diante disso, acredito ser muito válido também se perguntar porque alguém está se colocando no lugar de ouvinte de um psicopata cujo "desabafo" deve gerar angústia. Um psicopata não desabafa, só desabafa quem consegue ter consciência das consequências dos seus atos.Fica a dica!
Em qualquer situação sendo você o sociopata ou aquele que escuta os lixos do outro, sugiro que busque ajuda. Grande abraço!
A antiga nomenclatura: psicopata, atualmente expandida para Transtorno de Personalidade Anti-Social, no atual nome nomenclatura, já deixa claro. Anti-Social. Acredito ter respondido a primeira pergunta. A psicopatia, por ser um transtorno de personalidade é uma construção ao longo da vida. Logo, o único indicado para ajudá-lo é um psicólogo especializado em tratamento para transtornos de personalidade. Indico aqueles que trabalham com terapia comportamental dialética, por ser obter os melhores resultados no tratamento clínico
A palavra "psicopata" é um termo genérico que pode se referir a uma infinidade de quadros. Inclusive também é possível desabafar com outras pessoas usando-as como "lixeiras" sem ser psicopata. O importante é que você busque ou indique a tal pessoa buscar ajuda profissional, já que pelo seu relato você reconhece que essa pessoa faz "planos ou ideias que podem ser ruins".
Sim, é válido procurar ajuda profissional, de alguém "de fora" que pode te auxiliar a organizar as suas ideias e pensamentos. A analisar o que pode estar por trás desses sentimentos. Procure apoio. Espero ter te ajudado, fique bem!
Olá, sugiro você investigar se essa relação está saudável para si e tomar a decisão certa contra isso, mas talvez precise de ajuda psicológica para entender e abordar suas questões. É importante nesse momento refletir sobre suas questões independente da possível personalidade do outro. Espero ter lhe ajudado.
Sim, a forma como você descreveu poderia ser relacionada com a forma de um psicopata pensar ou ver a relação com essa pessoa com a qual está desabafando ou contando o que se passa na sua cabeça, já que na maioria das vezes apresentam dificuldade de ter empatia com os demais.

Ele precisa de um psiquiatra para medica-lo e um psicologo para que ele possa falar tudo o que esta em sua mente de 2 a 3x sessoes por semana.
Pessoas com traços psicopáticos podem, ocasionalmente, procurar alguém como uma espécie de "lixeira emocional" para desabafar ou manipular, aproveitando-se da vulnerabilidade dessa pessoa. Esse comportamento é característico de sua falta de empatia e manipulação de outros para alcançar seus próprios objetivos. No entanto, é importante que qualquer pessoa que se sinta envolvida nesse tipo de relacionamento busque apoio profissional para entender e lidar com essa dinâmica de forma saudável e segura.